Voo da TAP entre Recife-Lisboa faz pouso de emergência em Cabo Verde

Mundo Lusíada
Com agencias

TAP-AirPortugal_logoUm avião da TAP que fazia Recife-Lisboa fez um pouso forçado em Cabo Verde, depois da Cabine emitir alerta de fumaça na aeronave.

O avião aterrou neste domingo, 31 de agosto, preventivamente em Cabo Verde, esteve previsto para retomar a viagem com destino a Lisboa às 07h05 desta segunda-feira, 1 de setembro.

Depois de ser sujeito a manutenção durante a noite, fonte da TAP disse à agência Lusa que a empresa enviou uma equipe de técnicos de manutenção para a ilha do Sal, para resolver a situação.

O voo da TAP que saiu do Recife às 03h25 (hora de Lisboa), com chegada prevista a Lisboa às 11h00, “divergiu para o aeroporto do Sal, em Cabo Verde, hoje às 07h00 (hora de Lisboa)”, informou a companhia aérea. De acordo com a mesma fonte, o comandante do voo “recebeu um sinal de aviso do sistema indicador de fumos na cabina e, ainda que o problema não se tenha efetivamente verificado, decidiu por precaução tomar os procedimentos mais adequados nestas circunstâncias, aterrando no aeroporto mais próximo”.

A aterragem decorreu sem incidentes e os 262 passageiros do Airbus A330 desembarcaram e foram encaminhados para hotéis na ilha do Sal para descansarem até poderem retomar o seu voo.

Tap critica mídia

Um porta-voz da TAP defendeu que os incidentes com aviões da empresa que têm sido noticiados nos últimos dias são produto de uma atenção excessiva da comunicação social, já que o nível de problemas técnicos se mantém normal. “O que se passa é um excesso de atenção mediática aos problemas que têm acontecido na TAP”, afirmou André Soares à Lusa, sublinhando que a situação relativa aos problemas técnicos é a normal.

Nos últimos cinco dias, a TAP registrou pelo menos quatro incidentes com aviões devido a problemas técnicos. Além do que pousou em Cabo Verde, na sexta-feira, um problema no sistema hidráulico de um avião obrigou um voo de Lisboa para Angola a regressar ao aeroporto da Portela uma hora depois de ter descolado. Na segunda-feira, o terceiro incidente levou a TAP a cancelar uma ligação Milão/Porto, e em 02 de setembro o voo Porto/Bruxelas foi atrasado por causa de um problema no radar de identificação do avião.

“Isto passa-se com todas as companhias aéreas, em todo o mundo, e existem centenas de casos destes diariamente com todas as companhias. A TAP não é obviamente exceção”, sublinhou. Garantindo que a TAP tem “uma cultura de segurança absolutamente enraizada” e que a empresa “continua no ‘ranking’ das 10 companhias mais seguras do mundo”, André Soares considerou que agir por precaução é uma prova dessa cultura de segurança.

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