Turismo internacional cresceu 5% até agosto de 2014

Turismo_AlbufeiraAlgarve

Da Redação
Com Rádio ONU

A Organização Mundial do Turismo, OMT, afirmou que o turismo internacional aumentou 5% entre janeiro e agosto de 2014. Segundo relatório da organização divulgado neste 06 de novembro, 781 milhões de pessoas viajaram para fora do país de origem nos primeiros oito meses deste ano. Foram 36 milhões a mais do que o registrado no mesmo período de 2013.

A OMT declarou que apesar dos desafios geopolíticos e da lenta recuperação econômica, a demanda pelo turismo foi grande durante a alta temporada no hemisfério norte, entre junho e agosto.

O relatório mostra que a região das Américas foi a que registrou o maior aumento, 8% de visitantes, seguida da Ásia-Pacífico com 5%. No caso das Américas, todas as sub-regiões dobraram os índices em relação a 2013. Na América do Sul, a copa do mundo de futebol no Brasil serviu para empurrar a alta que passou de 2,7% para 6,6%.

A Europa, que é o continente mais visitado no mundo, teve um aumento de 4% do número de turistas internacionais. Na África, o crescimento foi de 3%, mesmo índice alcançado no Oriente Médio.

O Brasil ficou em 5º lugar entre os turistas que mais gastam no exterior. Na liderança estão os chineses, seguidos dos franceses, italianos e americanos.

A organização calcula que até o final do ano, o índice de turistas internacionais deve aumentar entre 4% e 4,5%, um pouco acima da previsão da OMT que foi de 3,8% para o período entre 2010-2020.

O secretário-geral da agência, Taleb Rafai, comentou sobre o possível impacto do surto de ebola nas viagens. Rafai disse que “apesar de ser muito cedo para se avaliar o impacto geral da crise no turismo”, neste momento ele não espera que o problema tenha um grande efeito sobre o setor.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: