Turismo de Portugal prevê aumentar em 20% investimento no Brasil em 2016

Da Redação
Com Lusa

logo-turismo-portugalO Turismo de Portugal prevê aumentar o investimento no Brasil em 20% em 2016, apesar da crise econômica que atinge o país, com uma estratégia de reforço da presença no mercado para manter o fluxo de turistas.

“O Brasil é um mercado importante, então a atitude será a de reforçar o investimento para não sofrer tanto com a desvalorização do real [moeda brasileira] e para atrair o turista com destinos competitivos e adequados”, afirmou à Lusa Luis Matoso, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, durante a 43ª edição da ABAV – Expo Internacional de Turismo, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, que acontece em São Paulo.

Em 2015, a entidade investiu um milhão de euros com promoção, distribuição, comunicação, presença em feiras e outros assuntos relacionados com Brasil. Para o próximo ano, a expectativa é, portanto, de um investimento de 1,2 milhão de euros, segundo Matoso.

O Brasil é atualmente o quinto país emissor de turistas para Portugal, e o número de turistas brasileiros no mercado português tem registrado um crescimento anual de 6%, com um aumento de cerca de um milhão de dormidas no ano passado. Em 2014, 581 mil turistas brasileiros estiveram em Portugal, e 266 mil visitaram o país entre janeiro e junho. Neste ano, no primeiro semestre registou-se a entrada de 274 mil turistas brasileiros, segundo o Turismo de Portugal.

Luis Matoso afirmou que a intenção para os próximos semestres é manter o volume de turistas brasileiros no mercado português, mas admitiu que “há a possibilidade de haver um decréscimo”, devido à conjuntura econômica brasileira. A “nossa proximidade com o Brasil é para os bons e maus momentos, a situação atual é cíclica, passageira”, disse.

O país ainda se apresenta como uma oportunidade, segundo o vogal do Conselho Diretivo, porque o seu território é grande, e há turistas de Estados distantes dos grandes centros, além de ter em comum com Portugal a cultura e a língua, o que pode atrair viajantes que não falam outros idiomas.

Portugal está presente na 43ª edição da ABAV, que ocorre até sábado, com um stand de 300 metros quadrados, e representantes de cinco entidades do turismo regional e de mais de 20 empresas do ramo, incluindo da TAP.

Os empresários afirmaram que desenvolvem estratégias para contornar a desvalorização do real e atrair turistas. “Montamos produtos adaptados à conjuntura, com sítios menos conhecidos e preços mais competitivos”, afirmou o gestor de negócios da Osíris Travel, Ricardo Ferreira.

Luís Santos, diretor comercial da Turim Hotels, afirmou que é importante que o agente de viagens cada vez mais seja um consultor de ideias, que conheça o destino, e realçou que os voos diretos da TAP para o norte do Brasil ajudam a atrair turistas.

Já para o Grupo Vila Galé, que possui sete ‘resorts’ no Brasil e um oitavo que será construído, a desvalorização do real pode ser vantajosa, por atrair o turista estrangeiro e o brasileiro que decida cancelar uma viagem para o exterior, segundo o administrador Gonçalo Rebelo de Almeida. O grupo informou ter registado 15% de crescimento no número de dormidas no Brasil no primeiro semestre.

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