Hotéis de Lisboa, Madeira e Açores com expetativas mais elevadas para feriado da Páscoa

Da Redação
Com Lusa

ILHADAMADEIRALisboa, Madeira e Açores são as regiões do país onde as expectativas dos hoteleiros são “mais elevadas” em relação ao comportamento do setor durante as semanas da Páscoa, indicou o presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

De acordo com Luís Veiga, os empresários da hotelaria estão em geral “otimistas” em relação à época da Páscoa, face ao mesmo período em 2014. Este ano, a época pascal iniciou-se no passado sábado, 21 de março, e vai-se prolongar até dia 05 de abril.

Para a região madeirense, o principal mercado deverá ser o alemão, “com um comportamento acima da média”, enquanto em Lisboa se destacam “os turistas espanhóis”, detalhou Luís Veiga, em declarações à Lusa.

Quanto aos Açores, “as expectativas muito elevadas” dos hoteleiros açorianos, especialmente em relação ao fim de semana da Páscoa, parecem estar ligadas ao início dos voos da Ryanair e da easyJet para a ilha de São Miguel, no próximo domingo.

Lembrando os resultados de um inquérito que foi recentemente realizado pela AHP junto das empresas do setor quanto às previsões para a Páscoa, Luís Veiga indicou também que os hoteleiros portugueses esperam “algum aumento das receitas totais e de alojamento”, face ao ano passado.

No entanto, quanto à taxa de ocupação prevista para as unidades hoteleiras durante este período, “não vai ser substancialmente maior” do que na Páscoa de 2014, quando andou “entre os 40 e os 50%”. “É claro que a nível nacional há hotéis diferenciados, que conseguem bons resultados nesta época, com taxas de ocupação de 80%”, referiu também o mesmo responsável.

Questionado sobre a evolução dos preços no setor, Luís Veiga considerou que o rendimento por quarto disponível (RevPar), um dos indicadores mais importantes, “ainda não está ao nível de 2007”, até porque entretanto houve um aumento importante de camas disponíveis nos hotéis e no alojamento local (‘hostels’, apartamentos e moradias).

De acordo com os números do inquérito realizado pela AHP entre os dias 05 e 12 de março, na Madeira e em Lisboa, 63% e 62% dos empresários que responderam antecipam melhores resultados nas receitas totais desta Páscoa, face à de 2014, enquanto relativamente à taxa de ocupação os hoteleiros mais otimistas são os dos Açores (50%) e os do Centro (49%).

Portugueses
36% dos portugueses vão gozar férias na Páscoa, sendo que 28% escolheram o território nacional para o efeito, de acordo com um estudo divulgado pelo IPDT – Turismo de Portugal.

Segundo o inquérito, 35,5% dos 220 inquiridos respondeu que tinha intenção de gozar férias no período pascal, enquanto 64,5% frisaram que não tinha objetivos de o fazer.

Relativamente a 2014, os resultados apresentam um decréscimo de 3,4% no número de portugueses que tenciona fazer férias naquele período.

A esmagadora maioria daqueles que responderam que não pretendem gozar férias durante a Pascoa (40,5%) justificou que não o faz porque não o tem por hábito, enquanto 18,2% afirmou não ter capacidade financeira para o fazer.

Dos 36% que assumiram que vão fazer férias na Páscoa, 28% escolheram o território nacional, enquanto que 8% optaram pelo estrangeiro. Dos que ficam em Portugal, 20% disse que vai passar uma ou mais noites em lazer, enquanto 16% afirmaram farão uma visita a familiares ou amigos.

O inquérito sobre a “Intenção de férias no período da Páscoa em 2015”, a que a agência Lusa teve acesso, foi realizado entre os dias 10 e 20 de março deste ano.

As temperaturas vão subir mais de dez graus Celsius de máxima até à próxima quarta-feira, prevendo-se uma Páscoa com “muito sol” e sem precipitação. A partir de sexta-feira, prevê-se uma subida mais significativa, sendo que os dias 31 de março e 01 de abril serão os mais quentes com 29/30 graus, em Lisboa. A partir de 02 de abril, com uma ligeira descida da temperatura, mas ainda com temperaturas elevadas, a tendência para as miniférias da Páscoa será de sol, com temperaturas entre os 28/29 graus.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: