Com balanço positivo, Festival Internacional de Balões de Ar Quente quer ser melhor da Europa

festivalbaloesarquente

Da Redação
Com Lusa

A organização do maior festival de balões de ar quente realizado em Portugal, que termina no sábado no Alto Alentejo, fez um “balanço positivo” da iniciativa, que este ano assinala a 20ª edição.

“A edição deste ano é muito positiva, apesar de terem sido cancelados alguns voos devido às condições atmosféricas adversas”, disse à agência Lusa Andreia Soares, relações públicas do Festival Internacional de Balões de Ar Quente.

Promovido pela empresa Publibalão, com a colaboração do Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, o festival, a decorrer desde o último domingo nos concelhos de Alter do Chão, Elvas, Fronteira e Monforte, termina no sábado em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre.

De acordo com Andreia Soares, este ano, o festival previa a participação de 35 equipes, de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Holanda e Luxemburgo, mas, à última hora, a organização teve que acolher mais cinco equipes, “graças à qualidade” que o evento apresenta.

“Apareceram pilotos à última hora e de 35 passamos para 40 equipes. Tivemos que fazer um esforço, uma vez que temos sempre o interesse de equipas europeias em participar no festival”, relatou.

A responsável do serviço de relações públicas do festival adiantou que a organização “já pensa e trabalha” na edição do próximo ano, “sonhando” em transformar este evento no “melhor” festival de balões de ar quente da Europa.

“Se nós conseguirmos alcançar maior abrangência de patrocinadores e também dos alojamentos locais, queremos tornar este evento como o melhor da Europa. Nós temos todas as condições para o fazer, só nos falta passar os obstáculos dos alojamentos, que são escassos na região”, disse.

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente, o mais antigo do gênero em Portugal, conta com raízes no distrito de Portalegre, tendo servido de base para a abertura, em 2012, da primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente, em Fronteira.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: