José Luís Carneiro é o novo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

JoseCarneiro_AntonioCosta

Da Redação
Com PORT.COM

José Luís Pereira Carneiro, vice-presidente do grupo parlamentar do PS, e líder da distrital do Porto, é o novo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Na nota biográfica de José Luís Carneiro, disponibilizada no site da Assembleia da República, não consta nenhum cargo relacionado com as Comunidades Portuguesas, mas são referidas algumas ligações às comunidades, nomeadamente uma condecoração como “Grand Marshall” nas Comemorações do Dia de Portugal em New Jersey, Estados Unidos da América no dia 10 de junho do ano de 2009.

Natural de Campelo, na região norte do país, José Luís Carneiro presidiu durante dez anos à Câmara Municipal de Baião, no Porto. Tem 44 anos feitos a 4 de outubro, dia das eleições que deram a vitória ao PSD/CDS sem maioria absoluta. Desde 2002 que é professor do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), em Aveiro, onde coordena o curso de “Comércio Internacional”. É licenciado em Relações Internacionais, pela Universidade Lusíada, onde também é professor.

Segundo o Jornal de Negócios, José Luís Carneiro veio recentemente a público puxar as orelhas ao deputado Tiago Barbosa Ribeiro. Na rede social Twitter, o deputado chamou “gansgter” ao Presidente da República, numa alusão ao facto de Cavaco ainda não ter decidido convidar António Costa a formar governo. O líder da distrital do Porto condenou a linguagem, e disse que se tratava de uma “linguagem imprópria e sinônimo de imaturidade política”.

Agora faz parte do XXI Governo Constitucional, que tomou hoje posse e, como secretário de Estado das Comunidades, dependerá do Ministério dos Negócios Estrangeiros liderado por Augusto Santos Silva, eleito ministro pela quinta vez.

José Cesário
Depois de vários anos à frente da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário encerrou seu mandato com um último ato público em 25 de novembro como Secretário da pasta, uma homenagem fúnebre à Precilia Correia, uma das vítimas do atentado do Bataclan, em Paris, no passado dia 13.

“Esta jovem luso-descendente é mais uma prova da integração dos portugueses em França, esperando que a sua memória seja recordada para todo o sempre na luta pelos valores da fraternidade e da liberdade e pelo amor a Portugal” declarou o ex-secretário na sua rede social, sendo cumprimentado por diversas figuras ao redor do mundo que acompanhou o seu trabalho.

Nas últimas eleições, Cesário foi eleito pelo PSD pelo círculo fora da Europa, juntamente com o deputado Carlos Páscoa, tendo tomado posse como Secretário no último dia 30 de outubro. E reinicia agora suas funções como Deputado na Assembleia da República.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: