Cavaco Silva recebe o Presidente eleito no Palácio de Belém

CavacoSilva_MarceloRebelo

Da Redação
Com agencias

O Presidente Cavaco Silva recebeu, em audiência, o Presidente da República eleito, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, a quem ofereceu um almoço nesta quinta-feira, no Palácio de Belém.

Aníbal Cavaco Silva deu as boas-vindas ao Presidente eleito. Às 12:30 em ponto, Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa entraram na sala dos embaixadores por portas opostas, atravessando até ao meio, onde deram o primeiro aperto de mão.

“Senhor Presidente eleito, bem-vindo a esta casa que em breve será sua”, disse Cavaco Silva dirigindo-se a Marcelo Rebelo de Sousa.

Depois, o chefe de Estado e o Presidente eleito colocaram-se lado a lado de frente para as dezenas de fotógrafos e operadores de câmara presentes na sala, numa “ditadura dos fotógrafos”, conforme gracejou Cavaco Silva.

“Os fotógrafos são como Deus, estão em todo lado”, respondeu Marcelo Rebelo de Sousa.

Depois da fotografia de ‘praxe’, visivelmente bem-dispostos, Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa dirigiram-se para o gabinete do Presidente da República, ao lado da sala dos embaixadores.

O encontro, segundo disse quarta-feira Marcelo Rebelo de Sousa, “faz parte da lógica das transições” para o Presidente cessante passar as pastas ao seguinte.

“Faz parte da lógica das transições o Presidente cessante passar – digamos assim – pastas ao Presidente seguinte e, por outro lado e desde já também, ficar a saber onde é que vou funcionar durante as próximas semanas”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que ainda formou equipe e que vai “ouvir o que é que o senhor Presidente tem a dizer”.

Marcelo Rebelo de Sousa tomará posse como Presidente da República no dia 09 de março. Nos termos da Constituição, o Presidente eleito toma posse perante a Assembleia da República no último dia do mandato do Presidente cessante.

Eleito no domingo como Presidente da República com 52% dos votos, uma porcentagem acima dos 50,5% conseguidos na primeira eleição pelo seu antecessor, Cavaco Silva, em 2006.

O ex-líder do PSD e comentador político tornou-se no quinto Presidente da República portuguesa desde o 25 de Abril de 1974, numas eleições em que se registrou uma abstenção de 51%.

Primeiro-Ministro

Na mesma noite, o primeiro-ministro, António Costa, recebeu na residência oficial em São Bento, Marcelo Rebelo para um jantar a sós, antes do qual não foram prestadas declarações aos jornalistas.

“Olá senhor Presidente da República eleito”, disse António Costa ao cumprimentar Marcelo Rebelo de Sousa à chegada a São Bento, às 21h, tal como estava previsto no programa oficial do encontro.

Diante dos jornalistas, António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa cumprimentaram-se por duas vezes: primeiro, logo que o Presidente da República eleito saiu do automóvel; depois, já no cimo da escadaria que dá acesso à porta principal da residência oficial do primeiro-ministro.

Fonte do executivo disse à agência Lusa que não serão divulgados pormenores sobre este encontro, o jantar seguiu a portas fechadas.

Antes, o eleito Presidente da República foi hoje recebido ainda durante cerca de 50 minutos no parlamento pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

Nenhum dos dois prestou declarações aos jornalistas no início nem no final do encontro. Marcelo Rebelo de Sousa entrou nos Passos Perdidos da Assembleia da República às 16h30 em ponto, onde o esperava Ferro Rodrigues.

Perante os repórteres de imagem, cumprimentaram-se e posaram para a fotografia, junto a uma bandeira nacional e a uma bandeira do parlamento colocadas no local para a ocasião.

Depois, seguiram para a sala de visitas do presidente da Assembleia da República, onde decorreu o encontro, que terminou pelas 17h20.

No início da reunião, ainda perante a presença da comunicação social, Ferro Rodrigues ofereceu ao Presidente da República eleito edições de bolso do Regimento da Assembleia da República e da Constituição da República Portuguesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: