Solenidade de 461 anos de Santo André homenageia fundador português

Por Odair Sene

SantoAndre_461AnosEm 08 de abril, a prefeitura de Santo André promoveu a sua comemoração anual de aniversário da cidade, em frente à estátua do fundador, o português João Ramalho. Os hinos de Portugal, Brasil e Santo André foram executados pela Banda Lira na abertura do evento ao ar livre, no Paço Municipal da cidade.
“O mês de abril é um mês muito pródigo de eventos em nossa comunidade. Mês em que se comemora 514 anos do Descobrimento do Brasil, e o Dia da Comunidade Luso-Brasileira” disse o presidente da Casa de Portugal ao público.
“Celebrar o dia de Santo André, a vinda de João Ramalho, é celebrar a nossa origem. Nossos irmãos portugueses que muito trabalham e desbravaram a nossa terra para que hoje pudéssemos estar aqui celebrando e comemorando esse dia. Santo André é uma cidade que cresce com muita esperança econômica e social” declarou a vice-prefeita e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Oswana Fameli.
O prefeito Carlos Grana, entre outros temas, se referiu a recente greve do serviço de recolhimento de lixo na cidade, também paralisado por greve em outras cidades do ABC Paulista, declarando ter normalizado o serviço após negociação neste mesmo dia.
“Santo André ficou por três séculos praticamente adormecido, só se retomou o seu desenvolvimento com a chegada da ferrovia São Paulo RailWay” disse o prefeito passando pela história da região e citando a primeira ferrovia do Estado no Século XIX.
Segundo Grana, a imensa maioria dos habitantes que nasceram e que escolheram a cidade para morar, inclusive os imigrantes portugueses e filhos dessa comunidade portuguesa, “o que nos engrandece muito pela satisfação de tê-los ao nosso lado, bem como as demais comunidades que aqui se instalaram” disse o prefeito lembrando não só dos imigrantes mas também dos migrantes, brasileiros que vieram do norte, nordeste, centro este, e sul do país.
“Hoje estamos no rumo certo, avançando, progredindo, desenvolvendo. Sem receio de enfrentar os problemas de frente, com muito diálogo, este é o nosso compromisso com a cidade de Santo André. Parabéns pelos 461 anos” encerrou.
Ao final, as autoridades presentes fizeram uma homenagem à cidade e ao seu fundador depositando uma corbelha de flores na estátua de João Ramalho.
Ao Mundo Lusíada, o prefeito declarou ser este um dos momentos simbólicos da cidade. “É uma homenagem ao nosso fundador, e essa parceria do município e da prefeitura com a Casa de Portugal e toda comunidade portuguesa nos orgulha, é um dos melhores eventos realizados todos os anos. Vamos manter essa tradição por muitos anos e séculos” disse Carlos Grana que ainda recebeu a cantora Zizi Possi e Orquestra Sinfônica de Santo André para a festa de aniversário nesta mesma noite.
A prefeitura ainda informou aos presentes sobre um estudo da Prefeitura para que a estátua de João Ramalho fique em destaque frente à Avenida Portugal, assunto o qual estará sendo estudado juntamente com o projeto de estacionamento subterrâneo no Paço Municipal. E também sobre a exposição luso-brasileira que vai divulgar Braga como cidade co-irmã de Santo André.
Confira mais em breve aqui no Mundo Lusíada Online>>

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: