PS desafia Primeiro-Ministro a aumentar salários e defende votação de candidatos a deputados

Mundo Lusíada
Com Lusa

Secretário Geral do Partido Socialista, Antonio José Seguro.
Secretário Geral do Partido Socialista, Antonio José Seguro.

O secretário-geral do PS desafiou o primeiro-ministro a que “cumpra a sua palavra e aumente o salário mínimo nacional”, uma medida que o dirigente socialista considera que já devia ter sido aplicada.

De acordo com o jornal Expresso, a proposta para aumentar o salário mínimo vai ser levada pelo Governo à concertação social no próximo mês, com o intuito de entrar em vigor de imediato.

“O que é fundamental é que o Governo, de uma vez por todas, inicie um processo que tem um grande consenso na sociedade portuguesa, quer por parte dos representantes dos empresários, quer por parte dos representantes dos trabalhadores, no sentido do aumento do salário mínimo nacional. É esse desafio que eu deixo ao primeiro-ministro: cumpra a sua palavra e aumente o salário mínimo nacional”, afirmou o dirigente socialista, António José Seguro.

“Deve haver uma política de rendimentos e esse aumento do salário mínimo nacional deve estar previsto e indexado ao crescimento da nossa economia, à produtividade do país, mais inflação para os anos futuros. Porque é muito importante que as famílias e os trabalhadores saibam com aquilo que podem contar e não apenas ficar dependentes dos humores e das opções de um primeiro-ministro”, declarou o secretário-geral do PS.

António José Seguro também desafiou o primeiro-ministro a subscrever a iniciativa do Presidente francês com vista á realização de “uma cimeira europeia em que a prioridade seja o crescimento” econômico.

“Deixo aqui um desafio ao primeiro-ministro: Para que ele, como não tomou a iniciativa, pelo menos subscreva a iniciativa do Presidente da República de França [François Hollande], no sentido de a Europa realizar uma cimeira em que a prioridade seja o crescimento”.

Segundo Seguro, o presidente do Banco Central Europeu, Mário Draghi, disse, recentemente, “que a austeridade tinha falhado e que era necessário dar-se prioridade à economia”, mas é necessário passar das palavras aos atos.

Sistema eleitoral
Para o secretário-geral do PS, a alteração do atual sistema eleitoral vai permitir que os portugueses escolham os candidatos a deputados. Seguro defende a alteração à atual lei eleitoral por reconhecer que os portugueses sentem alguma “desilusão” em relação ao sistema político em vigor.

“Nós temos de abrir o sistema político em Portugal. E uma das propostas que vamos apresentar brevemente na Assembleia da República (AR) é de permitir que os portugueses possam escolher o seu deputado à AR”, afirmou António José Seguro.

“Como sabem, desde o 25 de Abril de 1975, altura em que, pela primeira vez, houve eleições democráticas em Portugal, os partidos escolhem os candidatos e os eleitores resumem-se apenas a ratificarem a decisão dos partidos. Ora, nós queremos mais, queremos mais abertura e queremos dar a possibilidade a que os eleitores portugueses possam escolher também quem é o seu deputado”, afirmou.

A alteração, no entender do dirigente do PS, poderá ser feita “através da criação de círculos de um só deputado ou através da possibilidade de se apresentarem listas abertas onde cada eleitor pode, além de votar no partido da sua opção, também escolher o candidato ou a candidata no interior dessa mesma lista”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: