Portugal pede às empresas no Brasil que ajudem na reconstrução do Museu da Língua Portuguesa

O secretário das Comunidades, no Consulado de Portugal SP.
O secretário das Comunidades, no Consulado de Portugal SP.

Mundo Lusíada
Com agencias
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, pediu às empresas nacionais no Brasil que apoiem os trabalhos de reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Em São Paulo, na visita ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo e à fachada das obras no Museu da Língua Portuguesa, que ficou parcialmente destruído num incêndio no final de 2015, o governante português sublinhou “o apelo que está sendo feito por autoridades brasileiras para que empresas portuguesas que atuam no Brasil possam se associar a este projeto”.
Nesse sentido, as “nossas unidades consulares têm falado à iniciativa privada sobre a importância de projetos que promovem a valorização da língua portuguesa no mundo”, explicou José Luís Carneiro, que não se quis comprometer com apoios diretos do estado português.
A contribuição financeira “é uma das questões que está sendo avaliada. O que nós oferecemos de imediato é o apoio técnico na reconstrução e requalificação de conteúdos multimídia que foram destruídos por força do incêndio”, disse.
Sobre as parcerias para arrecadar o dinheiro necessário, entre 40 e 50 milhões de reais (dez milhões de euros), José Luís Carneiro citou uma possível parceria da EDP com o governo estadual de São Paulo, que ainda não foi formalizada.
Na visita, esteve presente o secretário da Cultura de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo, explicou que as obras de reparação estão a ser avaliadas mas adiantou que o projeto deve ser refeito nos mesmos parâmetros do prédio anterior, restaurado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
Mattos Araújo também salientou que já houve a remoção dos entulhos e o reforço da estrutura danificada pelas chamas, estando previsto que o espaço seja reaberto ao público em 2018.

Visita oficial
Na primeira visita oficial fora da Europa o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas esteve, durante sete dias, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O governo português divulgou nota sobre a visita em São Paulo com o primeiro gesto simbólico, a passagem pelo Museu da Língua Portuguesa.
No Rio de Janeiro a visita às obras das novas instalações do Consulado-geral, um investimento de 2,5 milhões de euros, foi um dos pontos altos da deslocação que o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas efetuou ao Brasil. José Luís Carneiro tomou conhecimento do projeto que prevê a implantação de um edifício no terreno do Palácio de S. Clemente, obra que deverá ficar concluída até ao final do ano, inserida no plano de modernização consular.
A par deste investimento em infraestruturas, da ordem dos 2,5 milhões de euros, o Secretário de Estado reiterou o salto qualitativo que se pretende atingir com a modernização informática em curso que vai representar uma subida de nível na prestação dos serviços consulares.
Na área de jurisdição de S. Paulo, José Luís Carneiro preconizou um reforço das competências dos Consulados Honorários, de molde a implementar ou aumentar a frequência das permanências consulares, recenseamento e abertura de mesas eleitorais, dando corpo ao incremento de participação cívica nas comunidades portugueses, um dos objetivos do programa de governo. Em S. Paulo, a experiência piloto engloba Mato Grosso, Campo Grande e Montes Claros. No Rio de Janeiro os pioneiros serão Niterói e Vitória do Espírito Santo.
Outro momento de grande simbolismo aconteceu em Santos onde José Luís Carneiro participou na cerimônia de homenagem a José Augusto Martins Ogando dos Santos, com inauguração de um busto em honra do antigo cônsul de Portugal, na Praça dos Expedicionários.
O Secretário de Estado fez visitas aos diversos consulados e teve reuniões com autoridades políticas locais, encontrou-se com representantes das comunidades, casas regionais, grupos de emigrantes luso-descendentes e associações de referência.
José Luís Carneiro visitou algumas obras sociais, designadamente o Lar D. Pedro V, no Rio de Janeiro, onde realçou o apoio total de mais de 750 mil euros anuais que o Estado vem mantendo para financiamento de projetos de requalificação de respostas e iniciativas. No Brasil há mais de 160 instituições portuguesas ou luso-brasileiras de cariz social em funcionamento.
O número atual de inscrições consulares de nacionais portugueses no Brasil é de 772.602, dos quais mais de metade são nascidos em Portugal. Confira em destaque a passagem do secretário por São Paulo e Rio na próxima edição do Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: