Portugal criou 120 mil empregos no último semestre

Da Redação
Com agencias

logo_bandeira-Portugal“Nos últimos dois trimestres, Portugal apresentou um crescimento de 120 mil postos de trabalho”, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), referiu o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social em comunicado, sublinhando que “o INE registrou pelo segundo trimestre consecutivo a tendência de crescimento do emprego”.

O Ministério refere também que no 3º trimestre o crescimento foi de 48 mil postos de trabalho, mais 1,1% que no trimestre anterior, que acumulam ao aumento de 1,6% (mais 72,4 mil postos de trabalho) registrado no 2º trimestre. “Nunca em toda a série do INE, remontando ao 1º trimestre de 1998, se registrou um aumento acumulado desta dimensão”.

Referindo que face ao 1.º trimestre de 2013 houve 120 mil postos de trabalho criados, representando criação líquida de postos de trabalho, ou seja, “a população empregada conta hoje com mais 120 mil e 400 pessoas: mais 69 mil homens e 50 mil mulheres estão empregados”, do que há seis meses, garante.

Relativamente ao efeito da emigração e da sazonalidade sobre o emprego, “importa ter presente que estes dados vão na mesma linha do Eurostat [organismo de estatística da União Europeia] – sendo este último corrigido do efeito da sazonalidade – e que a população ativa aumentou no 3.º trimestre (0,13%), assim como a geração líquida de postos de trabalho também (2,7%), pelo que estes efeitos têm a sua expressão relativa”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: