Governo espera “subida muito elevada” de pedidos de nacionalidade de netos de portugueses

Da Redação
Com Lusa

O Governo espera uma “subida muito elevada” dos pedidos de nacionalidade de netos de cidadãos portugueses, após a regulamentação da lei da nacionalidade, que está a aguardar promulgação, segundo anunciou a ministra da Justiça no parlamento.

“Havendo uma lei que os considera portugueses originários e que reduz os passos do processo que os leva ao reconhecimento da nacionalidade, será de prever que haja uma subida muito elevada de pedidos de inscrição nos registos de cidadãos portugueses [que são] netos de portugueses”, afirmou Francisca Van Dunem, durante uma audição, a pedido do PSD, na comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

Em causa está a regulamentação da lei da nacionalidade, o último passo para fazer entrar em vigor a legislação aprovada em 2015, e que passa pela explicitação dos critérios que devem ser tidos em conta para a atribuição da nacionalidade a netos de portugueses, nomeadamente sobre o que significa a “ligação efetiva à comunidade nacional”.

A governante adiantou que, nos últimos anos, os pedidos de naturalização aumentaram: em 2014, houve 103.799; em 2015, 117.374, e, no ano passado, 117.629. Quanto à naturalização de netos de portugueses – e quando a nova lei da nacionalidade ainda não entrou em vigor -, houve “um crescimento muito grande”, de 172%, nos últimos dois anos, acrescentou a ministra, que justificou com circunstâncias dos próprios países de residência.

Em 2015, 2013 descendentes de segunda geração adquiriram nacionalidade portuguesa, enquanto no ano passado, foram 3001. Já este ano, só até março, houve 880 atribuições de naturalidade a netos de portugueses.

Atrasos

A ministra da Justiça reconheceu ainda atrasos, superiores a sete meses, na atribuição da nacionalidade, apontando Rio de Janeiro, São Paulo, Caracas, Macau e Luanda como os consulados com casos mais críticos.

Francisca Van Dunem disse aos deputados da comissão parlamentar que estes são os cinco consulados “mais críticos”, em termos de origem de pedidos de naturalização e cuja resposta está mais demorada, na ordem dos 7,3 meses.

A ministra da Justiça anunciou que em março, um conservador reforçou a equipe a trabalhar estes processos (eram quatro funcionários). De acordo com a governante, um conservador faz, em média, entre 10 a 11 mil registros por ano, pelo que “a introdução de mais um elemento vai permitir reequilibrar os tempos médios de espera”.

O deputado do PSD José Cesário considerou que “é dificilmente aceitável que haja milhares e milhares de processos de integração de nascimentos na Conservatória de Registos Centrais, sem que se veja a luz ao fundo do túnel”, acrescentando que há casos que “chegam a um ano”. A ministra esclareceu que o bloqueio ocorre, principalmente, na oposição aos processos, que corre nos tribunais.

O deputado social-democrata e secretário de Estado das Comunidades Portuguesas do anterior Governo, José Cesário, questionou se “será razoável” ter apenas cinco conservadores a tratar destes processos, e perguntou se seria possível constituir uma equipe para “pôr o serviço em dia e depois, a partir daí, fazer com que ele funcionasse com regularidade”.

A ministra respondeu que seria “difícil deslocar mais pessoas” para estas funções, mas insistiu que com o quinto conservador, vai ser possível “recuperar com rapidez” dos atrasos.

1 Comment

  1. A regulamentação está sendo usada para alavancar a economia de Portugal nos setores turístico e imobiliário (os imóveis já começaram a aumentar de valor).

    A legislação será extremamente excludente no que cerne a direitos. Os já naturalizados poderão passar a nacionalidade portuguesa aos cônjuges (após alguns anos de casamento) mas não poderá passar aos seus filhos se eles não tiverem ligações efetivas (digo econômicas) com Portugal.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: