Governo: 33 secretários de Estado do XIX Governo Constitucional tomam posse em Lisboa

Mundo Lusíada
Com Lusa

O primeiro ministro, Pedro Passos Coelho, na cerimônia de posse dos Secretários de Estado do XIX Governo Constitucional, no Palácio de Belem em Lisboa, 28 de junho. Foto: MARIO CRUZ/LUSA

Trinta e três secretários de Estado do XIX Governo Constitucional tomaram posse no Palácio de Belém, dia 28 de junho, numa cerimônia sem discursos e que demorou pouco menos de meia hora.

Um a um, os secretários de Estado leram a declaração de compromisso de honra, prometendo cumprir com “lealdade” as funções que lhe são confiadas, e assinaram o auto de posse, numa cerimônia que demorou 25 minutos e decorreu na Sala das Bicas do Palácio de Belém.

Na mesa, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, assistiam ao juramento dos novos secretários de Estado do Governo de maioria PSD/CDS-PP.

No final, o chefe de Estado assinou também o “auto de posse” dos secretários de Estado.

Depois, o secretário-geral da Presidência da República, Arnaldo Pereira Coutinho, deu por encerrada a cerimônia e o chefe de Estado, acompanhado pela presidente da Assembleia da República e pelo primeiro-ministro cumprimentaram um a um os novos secretários de Estado.

Como é habitual na tomada de posse dos secretários de Estado, nem o Presidente da República nem o primeiro-ministro discursaram.

A assistir à cerimônia estavam dez dos onze ministro do XIX Governo Constitucional, com a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, a ser a única ausente, por estar no Luxemburgo, onde fará a sua ‘estreia’ numa reunião com os seus homólogos da União Europeia.

Entre os poucos convidados que assistiram a cerimónia estavam ainda, entre outros, o candidato a líder parlamentart do PSD Luís Montenegro, o líder parlamentar do CDS-PP Nuno Magalhães, a líder parlamentar interina do PS Maria de Belém Roseira e o vice-presidente da Assembleia da República Guilherme Silva, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, o presidente do Tribunal de Contas, Guilherme de Oliveira Martins, o presidente do Tribunal Constitucional, Rui Moura Ramos, e o presidente do Supremo Tribunal da Justiça, Noronha Nascimento.

Assistiram ainda a cerimónia os secretários de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes, e Adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, que tomaram posse na semana passada.

Ao todo, a equipa de secretários de Estado do Governo liderado por Pedro passos Coelho integra 35 personalidades, sendo que quase metade são independentes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: