Sábado, 16 de Dezembro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Governador reafirma compromisso de um Centro Cultural de Portugal em São Luís

Por | 5 dezembro, 2017 as 10:58 am | Nenhum comentário

Foto: Handson Chagas

Mundo Lusíada
Com agencias

No Maranhão, o governador Flávio Dino recebeu no dia 04 o cônsul de Portugal, o secretário das Comunidades e o embaixador de Portugal, para discutir ações de estreitamento dos laços comerciais, educacionais e culturais entre Maranhão e o país lusitano. “Nós temos muita alegria em receber aqui a delegação liderada pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, pelo seu Embaixador e pelo Vice-Cônsul em Belém, que nos apresentam uma agenda de eventos culturais, de promoção comercial e de diálogo entre os segmentos empresariais do nosso estado com Portugal”, destacou o governador Flávio Dino durante a visita, que faz parte de uma deslocação oficial do Secretário por capitais brasileiras.

“Naturalmente, nós temos muitas afinidades e identidades históricas seculares que fazem com que esse diálogo flua com muita velocidade, com muita produtividade e com muitos resultados”, afirmou o governador.

Além do estreitamento de relações, o chefe do estado maranhense ainda reafirmou o compromisso para a constituição de um Centro Cultural de Portugal sediado em São Luís. ”O Centro Cultural será um espaço que vai garantir a presença permanente de professores, cientistas, artistas e empresários portugueses que venham ao Maranhão e, do mesmo modo, que nós tenhamos a nossa presença lá”, afirmou o governador.

“É com muita alegria que saímos daqui com a proposta de estreitar nossos laços culturais, de turismo e na área empresarial e econômica por meio da possibilidade de constituirmos um espaço destinado a promoção da cultura e das atividades comerciais e empresariais dos dois países aqui no Maranhão”, destacou o secretário das Comunidades, José Carneiro.

O embaixador de Portugal no Brasil também destacou que a reunião marca o início do diálogo entre Portugal e Maranhão. ‘É uma oportunidade muito útil porque podemos explorar projetos de cooperação futura. A partir desde momento nós passamos a caminhar para a concretização dessas possibilidades de criar o Centro de promoção cultural e econômico e de outras ações em benefício de ambas as partes”, destacou Jorge Dias Cabral.

Ainda durante a reunião, o governador aceitou o convite para realizar, no próximo ano, uma missão mista a Portugal. “Já no mês de abril é nosso desejo fazer a primeira missão mista, que seja governamental e empresarial, à cidade de Lisboa e outras cidades portuguesas para que nós possamos apresentar também nossos projetos, os nossos programas e o nosso desejo de estreitar cada vez mais e permanentemente essa parceria com Portugal”, finalizou o governador.

Na Prefeitura

Estreitar as relações diplomáticas, trocar experiências e conhecer as potencialidades locais foram os objetivos da visita também na capital maranhense. A comitiva esteve com o prefeito Edivaldo, na tarde 4 de dezembro, no Palácio La Ravardière para fortalecer as tratativas comerciais e turísticas do país europeu com São Luís. Na ocasião, o secretário de Estado das Comunidades, José Carneiro, e o embaixador português Jorge Cabral pontuou as semelhanças entre as duas regiões coirmãs.

“É sempre uma satisfação consolidar os laços e estreitar as relações com um país que tem muita semelhança conosco, sobretudo linguística e histórica. Nos interessa reforçar este convívio e formalizar parcerias com as trocas de experiências, para que conheçam um pouco mais da nossa cultura, arquitetura e turismo”, enfatizou o prefeito Edivaldo.

O vice-prefeito Julio Pinheiro lembrou a forte presença de Portugal em São Luís e seu legado para a população maranhense. “A capital tem muito deste grande país em sua arquitetura, a língua comum, assim como os interesses comerciais e turísticos favorecem a aproximação. É um país que diz muito sobre e nós e sobre o qual temos muito a aprender e também a mostrar”, avaliou o vice-prefeito.

“Somos nações com forte ligação histórica. A língua portuguesa nos une e temos todo o interesse em fortalecer esses laços com esta cidade. Esperamos poder firmar importantes parcerias e nos colocamos à disposição para fazer desta visita um começo de uma grande união”, reforçou o embaixador.

Durante a visita, a secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo, lembrou das ações da Prefeitura para manter relações com cidades estrangeiras e possibilitar a consolidação de parcerias comerciais. A Prefeitura tem feito parcerias e tratativas com diversos países, por meio do projeto Cidades-Irmãs, coordenado pela Secretaria Municipal de Articulação Institucional (Semai). Com a iniciativa, comitivas locais já trocaram experiências com cidades da China, Vietnã, França e Itália.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Osmar Filho, apresentou lei de sua autoria e sancionada este ano pelo prefeito Edivaldo, que institui o dia 10 de junho como o Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas em São Luís, no mês de abril. “É a maneira que encontramos para homenagear os luso-brasileiros e o que eles fizeram e fazem pela nossa região”, destacou o vereador.

Na data serão promovidas ações em homenagem e reconhecimento à influência da cultura portuguesa e a contribuição deste povo à capital maranhense em diversas áreas. No encontro estavam presentes ainda o secretário municipal de Planejamento (Seplan), José Cursino; o vice-cônsul de Portugal em Belém do Pará, Francisco Neto Brandão; e o vice-cônsul honorário de Portugal em São Luís, Abraão Freitas Valinhas.

 



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade