Ex-presidente Lula da Silva condenado a 9 anos e meio de prisão por Sergio Moro

Mundo Lusíada
Com agencias

O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi condenado hoje a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, num dos processos da operação Lava Jato.

A sentença foi dada pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos julgamentos da operação Lava Jato na primeira instância. “Entre os crimes de corrupção e lavagem, há concurso material, pelo qual as penas somadas chegam a nove anos e seis meses de reclusão, que reputo definitivas para o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva” traz a sentença.

Lula da Silva foi condenado por ter recebido vantagens ilícitas da construtora OAS num processo que investigava a propriedade de um apartamento de luxo no Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo a denúncia, Lula recebeu R$ 3,7 milhões em vantagens indevidas pagas pela OAS.

“Após assumir o cargo de presidente da República, Lula comandou a formação de um esquema delituoso de desvio de recursos públicos destinados a enriquecer ilicitamente, bem como, visando à perpetuação criminosa no poder, comprar apoio parlamentar e financiar caras campanhas eleitorais”, declararam os procuradores.

Presidente do Brasil entre 2003 e 2011, Lula é ainda réu em outras quatro ações envolvendo a operação Lava Jato, acusado também de receber um terreno da construtora Odebrecht como forma de suborno para, em troca, favorecer os interesses da empresa no Governo.

Essa é a primeira vez que um ex-Presidente brasileiro é condenado por corrupção. Em sua defesa, o ex-Presidente sempre negou todas as acusações. Lula está impedido de exercer cargo público.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: