Ex-presidente Cavaco Silva lança obra ‘Quinta-feira e outros dias’

MarceloRebelo_MariaCavacoSilva

Da Redação
Com Lusa

‘Quinta-feira e outros dias’ é o livro que o ex-Presidente da República Aníbal Cavaco Silva vai lançar este mês, uma obra para “completar a prestação de contas aos portugueses” e revelar fatos “desconhecidos dos cidadãos”.

Segundo relatou a Rádio Renascença, o lançamento do livro está marcado para dia 16 de fevereiro, precisamente uma quinta-feira, no Centro Cultural de Belém, pelas 18:30.

No ‘site’ da Fnac já está disponível uma apresentação do livro, feita na primeira pessoa, pelo próprio antigo chefe de Estado, que tradicionalmente se reunia às quintas-feiras com o primeiro-ministro.

“Tendo mantido até agora reservada parte importante da minha ação como Presidente da República, convicto de que essa era a melhor forma de defender o superior interesse nacional — e nunca tendo ocorrido fugas de informação para a comunicação social sobre o que se passou nos meus encontros com o primeiro-ministro e outros membros do Governo –, entendo que é altura de completar a prestação de contas aos Portugueses dando público testemunho de componentes relevantes da minha magistratura que são, em larga medida, desconhecidos dos cidadãos”, pode ler-se no ‘site’ da Fnac, embora o livro ainda não esteja disponível para compra.

De acordo com a descrição do livro, também disponível no ‘site’ da Fnac, a obra tem 592 páginas e será publicada pela Porto Editora.

Na capa pode ver-se uma fotografia de Cavaco Silva tirada na varanda do Palácio de Belém, com vista para os jardins.

Cavaco Silva deixou a Presidência da República a 09 de março de 2016, ao fim de dez anos na chefia do Estado. Dez meses antes de completar o segundo mandato em Belém, Cavaco Silva tinha prometido que as suas “memórias” só seriam escritas depois de 09 de março de 2016.

“Só escreverei as minhas memórias depois de 09 de março de 2016”, afirmou no início de maio de 2015, numa conversa com jornalistas em Bergen, na Noruega.

O novo livro de Cavaco Silva, que depois de deixar o cargo de primeiro-ministro, que também exerceu durante dez anos, entre 1985 e 1995, publicou duas obras com a sua “autobiografia política” chegará às bancas três semanas antes de se completar um ano que saiu da Presidência da República.

Contributo de Maria Cavaco Silva
Ainda nesta terça-feira, o atual Presidente português sublinhou o contributo dado a várias instituições pela antiga primeira-dama Maria Cavaco Silva e considerou que o país lhe está reconhecido.

Na entrega das medalhas de honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu o mérito e o contributo de Maria Cavaco Silva, Maria de Belém Roseira e da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo.

O Presidente começou por falar da mulher do seu antecessor no Palácio de Belém, a madrinha da iniciativa Mulheres na Ciência, que o chefe de Estado considerou já ser uma “instituição nacional” e “um símbolo da importância do papel da mulher na ciência e o seu reconhecimento pela sociedade portuguesa”, mas que “deve muito ao apoio” de Maria Cavaco Silva.

“Eu queria aproveitar para, a propósito deste exemplo, sublinhar o contributo que deu, durante 10 anos, – e continua a dar — permanentemente, relativamente a várias instituições da nossa comunidade no domínio da educação, da ciência, da solidariedade social, da saúde. Bem-haja, o país está-lhe reconhecido, como sabe, e continua reconhecido e a contar com Maria Cavaco Silva nestas e noutras iniciativas ao serviço da comunidade”, enalteceu.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: