Eleições: BE defende reforma consular para prestar mais apoio aos emigrantes

Da Redação
Com Lusa

Apoiantes do Partido Nacional Renovador (PNR), exibem bandeiras e cartazes durante um desfile para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Lisboa, 10 de junho de 2012. MIGUEL A.LOPES/LUSAA porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu hoje que é necessária uma reforma nos consulados para prestar mais apoio aos emigrantes, no dia em que o partido apresentou os cabeças de lista dos círculos da emigração.

Catarina Martins afirmou à agência Lusa que, depois de ouvir “exigências dos emigrantes um pouco por todo o mundo”, o BE considera necessária a “abertura de novos postos consulares e o reforço das estruturas que existem para os apoiar, porque este Governo ao mesmo tempo que convidava as pessoas a emigrar, cortou também na rede consular e portanto os emigrantes ficaram com muito pouco apoio, mais desprotegidos”.

O Bloco apresentou também os cabeças de lista pelos círculos da emigração, nomeadamente Cristina Semblano, economista e emigrada em França, pelo círculo da Europa, e Ana Bárbara Pedrosa, doutorada em ciências humanas e residente no Brasil, pelo círculo eleitoral Fora da Europa.

No manifesto do BE para a emigração constam ainda medidas como “o acompanhamento dos lesados do BES”, o apoio ao setor associativo, e a “reposição das emissões da RDP internacional em onda curta nos sítios onde os emigrantes estão mais isolados”.

Quanto à transportadora aérea nacional, a deputada Catarina Martins reafirmou que “é fundamental que a TAP permaneça pública porque só a TAP pública pode manter a ligação com os emigrantes”.

Também a “reposição dos horários e dos professores de português e o fim das propinas que discriminam os emigrantes no acesso à aprendizagem da sua língua” foi defendida pela dirigente, que acrescentou que é uma “exigência básica que os emigrantes tenham acesso a aulas de língua portuguesa, nomeadamente para os seus filhos”.

As transferências de remessas dos emigrantes são uma preocupação do BE, que na opinião de Catarina Martins “devem ser acauteladas e não têm sido acauteladas”.

A deputada bloquista referiu que “muitos portugueses querem voltar a Portugal e para isso é preciso aqui uma política que crie emprego, que tenha salários dignos, porque um país sem gente é um país que não tem futuro”.

Ainda essa semana, o candidato eleitoral do Livre/Tempo de Avançar pelo círculo da Europa, Jorge Pinto, alertou para várias queixas que tem recebido de emigrantes impedidos de se recensearem, referindo que vai pedir esclarecimentos às autoridades.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: