Consulado Geral de Portugal em São Paulo inaugura Espaço do Cidadão na quinta-feira

Da Redação

ConsuladoPortugalSPO Consulado Geral de Portugal em São Paulo inaugura nesta quinta-feira, dia 30, o Espaço do Cidadão, um novo balcão de atendimento único de serviços, criado para simplificar e modernizar procedimentos administrativos, sem que o cidadão precise ir a Portugal.

A inauguração é de grande representatividade, já que trata-se do primeiro Espaço do Cidadão fora da Europa, o segundo fora do país, o primeiro foi aberto em Paris. O secretário das Comunidades já tinha confirmado ao Mundo Lusíada a abertura do Espaço Cidadão em SP no ano passado.

O lançamento contará com a presença de Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, além de José Luis Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e do Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, em evento fechado para convidados.

O Espaço do Cidadão disponibiliza variados serviços de diversas entidades públicas portuguesas num único balcão, como alteração ou segunda via da Carta de Condução (documento de habilitação para condutores), pedido de registro criminal ou registro de propriedade intelectual, por exemplo. O cidadão também se beneficia de um atendimento digital assistido, que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online.

Segundo informou o Consulado, o novo Espaço do Cidadão vem complementar as funcionalidades já existentes neste que é um dos Consulados mais modernos, tendo sido aliás sido o primeiro no mundo a ter um aplicativo próprio para smartphones.

“O Consulado Geral de São Paulo prima pela modernização, simplificação e maior proximidade com os utentes, e a instalação de um Espaço do Cidadão é mais um importante passo neste sentido. É apenas a segunda unidade fora de Portugal, a primeira fora da Europa, o que mostra a importância desta jurisdição para a comunidade portuguesa no exterior e para as relações entre os dois países”, diz Paulo Lourenço, Cônsul Geral de Portugal em São Paulo.

A escolha de São Paulo por ser a segunda cidade fora de Portugal a receber o novo balcão reflete também a alta demanda de serviços consulares que a capital paulista recebe, sendo o Consulado português o que mais atribui cidadanias portuguesas em todo o mundo.

Autoridades em SP

Também a diretoria da Casa de Portugal de São Paulo receberá uma comitiva de Portugal, durante o tradicional “Almoço das Quintas” em sua sede.

Neste dia 30, estarão presentes Augusto Santos Silva (Ministro dos Negócios Estrangeiros); Jorge Cabral (Embaixador de Portugal em Brasília); Paulo Lourenço (Cônsul Geral); Rita Laranjinha (Chefe de Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros); José Luís Carneiro (Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas); Carla Freire (Assessora do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas); Júlio Vilela (Diretor Geral Assuntos Consulares Comunidade Portuguesa); Maria Eugenia (Diretora da Agencia de Modernização Administrativa); Hugo Gravanita (Cônsul Geral Adjunto); Gonçalo Capitão (Adido Social), além do Deputado José Cesário.

Um espaço de convívio já tradicional de São Paulo, o Almoço das Quintas funciona com adesão de R$ 120,00 por pessoa. Saiba mais no telefone (11) 3273-5555.

1 Comment

  1. Por favor, qual o endereço deste Poupa Tempo, Espaço Cidadão em São Paulo ? e o numero de telefone ou email, para que possamos agendar e utilizar esta maravilha anunciada ! Muito grata !

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: