Cônsul Geral de SP quer ativar rede de contato empresarial para ajudar Portugal

A revelação foi feita ao Mundo Lusíada pelo cônsul Paulo Lourenço, que abriu as portas do Consulado em São Paulopara a comemoração ao Dia de Portugal, Camões e Comunidades.
Por Odair Sene
Mundo Lusíada

Rodrigo Tavares (assessor do Governador Geraldo Alckmin), Antonio de Almeida e Silva (presidente do Conselho da Comunidade), Paulo Pisco (deputado do PS), Manuel Tavares (presidente da Câmara Portuguesa SP), Paulo Lopes Lourenço (cônsul geral de Portugal em SP) e Urbino Amaro (da Ass. Portuguesa de Desportos).

O Cônsul Geral de Portugalem São Paulo, Paulo Lopes Lourenço abriu as portas do Consulado na noite de 12 de junho quando recebeu muitos convidados e autoridades do Brasil e de Portugal para uma recepção comemorativa ao Dia de Portugal, Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Ao Mundo Lusíada o cônsul Paulo Lourenço disse que não poderia deixar de realizar essa comemoração por ser uma data fundamental tanto para portugueses que estão em Portugal como para os portugueses que vivem no exterior.

Numa breve solenidade assistida por cerca de 300 convidados, o cônsul Paulo Lopes disse que a importância de Portugal também se mede pela importância de suas comunidades no exterior; e a força das comunidades no exterior depende da força de Portugal.

Apesar de estar há pouco tempoem São Paulo, o diplomata disse já ter uma boa noção do “tamanho” da comunidade lusa no estado. “Julgo que não seja muito diferente do que outras comunidades que eu conheci por esse mundo a fora. É bem integrada, com uma relação muito natural ao país de acolhimento e ao mesmo tempo conserva uma relação muito especial com Portugal e é isso que torna bonito as comunidades portuguesas, essa relação de afeto que nunca deixa de existir com Portugal”, referiu o cônsul.

Sobre um possível estreitamento nas relações econômicas entre Portugal e empresários lusos do Brasil, Paulo Lourenço acha difícil dimensionar o número de empresas portuguesas e ou de capital português atualmente em atividade no Brasil. “Isso depende da forma como se vê”, referiu dando como exemplo o português que vive no Brasil há 50 anos, que tem sua empresa(s) e já não é mais sequer tratado como um português. “Por isso acho difícil saber mas eu julgo que o número é maior do que podemos imaginar”, disse ele que fez durante uma reunião com o prefeito de São Bernardo do Campo, uma estimativa de 600 empresas.

O apelo do diplomata pela aproximação do órgão com empresários, líderes associativos e comunidade em geral, tem sido justamente no sentido de ativar essa “rede de contatos” de forma a lhe permitir construir uma “nova parceria” para ajudar Portugal a sair da crise que se encontra. “E eu não tenho nenhuma dúvida de que vai conseguir sair”, disse.

Figuras da política lusa marcaram presença esta noite. Paulo Pisco, deputado pelo Partido Socialista (PS) esteve com o secretário nacional António Galamba. O deputado Carlos Páscoa, do Partido Social Democrata (PSD), que esteve visitando a comunidade do Sul do país, Pelotas, Rio Grande depois Rio de Janeiro e São Paulo.

Entre autoridades do Brasil, esteve nesta noite o Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Marcelo Araújo, empossado no governo paulista no último dia 23 de abril, no Palácio dos Bandeirantes.

Também quem marcou presença foi o português Rodrigo Tavares, que é assessor especial para assuntos internacionais, do Governador do Estado de São Paulo. Ao Mundo Lusíada, Rodrigo disse que a visita foi de cortesia pela relação “muito próxima” que o Governo tem com a comunidade portuguesa de São Paulo.

Segundo o assessor de Alckmin, tanto sua presença como do secretário de Cultura, simboliza o empenho do Governo em fomentar essa relação que tem, de certa forma, a ver com o Plano de Governo apresentado pelo Governo de São Paulo no dia 2 de abril, para a área internacional e tornou-se um dos primeiros estados a nível mundial a ter um Plano de Governo autônomo em relação a este assunto.

Rodrigo Tavares comentou que uma das metas é justamente fomentar as relações com as várias comunidades no Estado de São Paulo. São 155 nacionalidades representadas em todo o estado, sendo que, atualmente, o Governo tem 30% das metas atingidas e garante que até 2014 todas serão alcançadas.

2 Comments

  1. Há um equívoco nesta iniciativa. Dão como exemplo a compra da EDP pelos chineses, estes não compraram a EDP portuguesa, mas a EDP que atua em 26 países. Compraram o mercado conquistado pela EDP portuguesa internacional e não o mercado português como muitos querem pensar. Assim se passa com outras empresas “nacionais”.

  2. Espero muito que Portugal saia da crise e que o Consul Paulo Lopes Lourenço consiga exercer seu mandato com eficiência. Solicitei há seis meses para o Consulado de Portugal de São Paulo duas autenticações de documentos e até o presente momento não consegui nenhuma informações sobre a minha solicitação, mas s serviço, que não foi realizado, foi cobrado e pago.
    O trabalho é árduo, rogo ao Consul que comece pelo Consulado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: