Campanhas começam a definir estratégias do segundo turno para Presidência do Brasil

Segundo turno entre Dilma Roussef e Aécio Neves. Foto Agencia Brasil
Segundo turno entre Dilma Roussef e Aécio Neves. Foto Agencia Brasil

Mundo Lusíada
Com agencias

Os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), confirmados no segundo turno das eleições, começaram nesta segunda, 6 de outubro, nova fase da campanha. Eles se reúnem com assessores com o objetivo de definir agendas e estratégias para os próximos 20 dias.

Dilma – que terminou o primeiro turno na frente, com 41,59% dos votos – esteve reunida com integrantes da coordenação de campanha no Palácio da Alvorada. Além de encontro com assessores ao longo do dia, a candidata à reeleição pode ir à Bahia, estado em que o candidato petista Rui Costa surpreendeu e foi eleito governador no primeiro turno.

No domingo, após a confirmação do segundo turno, Dilma agradeceu os votos recebidos, criticou o PSDB, pediu votos de eleitores de Marina Silva – terceira colocada – e reforçou promessas de campanha para um eventual segundo mandato.

Aécio Neves, que teve 33,55% dos votos no primeiro turno, viajou para São Paulo, onde faz reuniões fechadas ao longo do dia. O presidenciável não deve ter compromissos públicos nesta segunda e deve trabalhar na definição do calendário de viagens de campanha até as eleições do segundo turno, marcadas para 26 de outubro.

O candidato do PSDB acompanhou a apuração em Belo Horizonte, onde deu entrevistas após a confirmação do segundo turno. Aécio disse que os resultados do primeiro turno superaram suas expectativas e fez um discurso agregador, lembrando o ex-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, e pedindo união da oposição em torno das propostas de mudança.

Apuração
Dilma foi a mais votada em 15 e Aécio, em dez estados brasileiros. A candidata Marina Silva venceu no Acre, seu estado de origem, e em Pernambuco, com 48% dos votos válidos.

Candidata à reeleição, Dilma venceu em Alagoas, no Amapá, Amazonas, na Bahia, no Ceará, Maranhão, em Minas Gerais, no Pará, na Paraíba, no Piauí, onde obteve 70,5% dos válidos. Ela também venceu no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, em Sergipe e no Tocantins.

Candidato da oposição, Aécio venceu no Distrito Federal, Espírito Santo, em Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no Paraná, em Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo, estado com o maior número de eleitores, onde obteve 44,2% dos votos válidos.

No dia 26 de outubro, os eleitores voltam às urnas para escolher Dilma ou Aécio para a Presidência da República. Neste primeiro turno, cerca de 19% dos brasileiros aptos a votar não compareceram às urnas. E cerca de 11 milhões votaram em branco ou nulo para presidente. O número representa um aumento em relação a última eleição, votos brancos de 2,56% para 3,84%, e os nulos passaram de 4,51% para 5,79%.

Exterior
Ao todo, 141.501 brasileiros votaram para presidente da República em 89 países nesse domingo. O número é 63% maior do que o registrado no primeiro turno das eleições presidenciais de 2010. A abstenção (número de eleitores aptos que não compareceram) também aumentou: de 55,5% para 59,9%.

Apurados os votos das 954 urnas instaladas em 135 cidades de todos os continentes, os resultados gerais ficaram assim: o candidato do PSDB, Aécio Neves, teve 49,51% dos votos, contra 26,01% da candidata do PSB, Marina Silva. A petista Dilma Rousseff ficou em terceiro em território estrangeiro, com 18,35% dos votos.

Na Dinamarca, por causa da diferença de fuso horário, a votação terminou mais cedo, ao meio-dia do Brasil. Pouca gente participou: cerca de 400 pessoas. A abstenção foi quase 52%. Dos que votaram, 32,39% escolheram Aécio, 31,55% optaram por Marina e 25,63% votaram em Dilma.

A colocação dos candidatos foi a mesma em países como a Inglaterra, Itália e Alemanha. Já em Portugal, nação europeia com o maior número de eleitores brasileiros, Dilma ficou em segundo. No Porto, a petista alcançou 31% dos votos, contra 40,32% de Aécio Neves. Marina Silva teve 24,41%. Na capital, Lisboa, o candidato do PSDB manteve a liderança, com 38,43%. Dilma e Marina praticamente empataram, com 28,20% contra 28,06%, respectivamente.

Na Guiné-Bissau, na África, Marina Silva foi a mais votada no primeiro turno, com 46,34% dos votos válidos, seguida da candidata do PT, que obteve 36,59%. O presidenciável do PSDB ficou em terceiro, com 9,76% O mesmo ocorreu em Moçambique, onde a candidata do PSB chegou a 37,23% – 4 pontos à frente de Dilma Rousseff, que teve 33,33%. Aécio Neves alcançou 23,40% dos votos dos moçambicanos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: