10 Junho: Marcelo elogia homenagem de “portugueses de todas as idades” às Forças Armadas

Marcelo Rebelo de Sousa (2-E) participa nas comemorações do 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – na Avenida dos Aliados, Porto, 9 de junho de 2017 JOSÉ COELHO/LUSA

Mundo Lusíada
Com Lusa

No início das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no Porto, o Presidente português elogiou a homenagem que “portugueses de todas as idades” fizeram às Forças Armadas (FA), marcando presença na Avenida dos Aliados, para conhecer os meios do Exército, Marinha e Força Aérea.

Centenas de pessoas acompanharam esta manhã a visita do chefe de Estado às Atividades Militares Complementares em exposição na avenida portuense, na qual Marcelo Rebelo de Sousa participou no arranque das Comemorações.

“Esse é o objetivo destas atividades complementares: ser uma ponte entre as FA e o povo. As Forças Armadas são o povo em armas, preparado para permanentemente servir Portugal. O povo percebe isso e acorre em massa”, justificou o chefe de Estado e comandante supremo das Forças Armadas, em declarações aos jornalistas, depois de uma visita à mostra que permanece na avenida dos Aliados até domingo, no âmbito das celebrações oficiais do 10 de Junho.

Durante um percurso em que foi constantemente abordado por populares que o queriam cumprimentar, beijar e tirar fotografias, o Presidente da República considerou a exposição “muito bem organizada” e “espetacular”.

Marcelo visitou todos os postos expositivos das atividades militares complementares, passando pela tenda hospital da Força Aérea, onde brindou com o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, um cálice de vinho do Porto, ou por uma embarcação de assalto anfíbio dos fuzileiros, onde era esperado por crianças da Escola Básica das Campinas.

Marcelo Rebelo de Sousa entrou ainda na tenda dos Rangers, num bote da Polícia Marítima, no centro de recrutamento do Exército e num avião F-16, que se comprometeu a voar, numa outra ocasião.

O Presidente cumprimentou crianças e populares e no final da visita, após ter assinado um livro de honra, deslocou-se a pé pela Rua Sampaio Bruno, onde foi sempre interpelado pela população até chegar à Praça D. João I, onde estão expostos mais meios das Forças Armadas, nomeadamente uma piscina e uma escalada ‘rappel’.

Marcelo Rebelo de Sousa estava ao meio-dia a percorrer a pé ruas do Porto, uma iniciativa que não prevista no programa divulgado pela Presidência.

O chefe de Estado recebeu ainda honras militares pela Guarda de Honra, composta por cadetes da Academia da Força Aérea, e ouviu o Hino Nacional executado pela Banda da Força Aérea, enquanto a Bandeira Nacional foi içada.

Na agenda, Marcelo inaugura a exposição que assinala os 500 anos do Foral Manuelino do Porto, visita a associação Somos Nós, participa na cerimônia de cumprimentos ao corpo diplomático e assistir ao concerto de órgão comemorativo do Dia de Portugal.

Para levar ao Brasil
Durante a visita a Associação “Somos Nós”, dedicada a jovens com deficiência, o presidente jogou matraquilhos (futebol de mesa), plantou uma árvore, tirou ‘selfies’ e provou bolinhos de laranja. Foi ao som de “Marcelo, Marcelo, Marcelo” que o chefe de Estado foi recebido pelos jovens que, rapidamente, o abraçaram, deram beijos e o apelidaram de “maior”.

Depois de uma visita de cerca de uma hora, Marcelo Rebelo de Sousa, que teve a oportunidade de assistir a aulas de teatro, culinária e euro, foi perentório em dizer que a “Somos Nós” é uma “grande instituição, uma instituição de excelência”. Criada em 2006, esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) foi fundada por pais e amigos de jovens adultos portadores de deficiência mental para lhe proporcionar alternativas profissionais no final do período de vida escolar.

Já sobre as iguarias que prepararam para o chefe de Estado, bolinhos de laranja e laranjada, Marcelo Rebelo de Sousa disse estarem “muito bons” e ainda pediu para levar alguns para comer no avião a caminho de Brasil no sábado. Já sobre a laranjada, o Presidente da República disse estar “boa”, acrescentando que as laranjas são fundamentais para uma alimentação equilibrada.

Condecorações
O Presidente vai condecorar no 10 de Junho um sargento-chefe da Força Aérea recuperador salvador, um capitão-tenente da Marinha envolvido no planejamento de operações no Mediterrâneo e um primeiro-cabo do Exército recém-chegado do Kosovo.

Estas três condecorações militares – uma com a Medalha de Serviços Distintos e duas com a Medalha de Mérito Militar – vão ser atribuídas por Marcelo Rebelo de Sousa no dia 10 na Cerimônia Militar do Dia de Portugal.

António Ribeiro Barreiros, sargento-chefe da Polícia Aérea, recuperador salvador em missões de helicóptero EH-101, com mais de trinta anos de serviço, será condecorado com a Medalha de Serviços Distintos, grau prata, “pela sua carreira e pelas missões de salvamento de vidas humanas”, de acordo com uma nota da Presidência da República enviada à agência Lusa.

O capitão-tenente Mário Cortes Sanches, oficial imediato da fragata “Vasco da Gama”, receberá a Medalha de Mérito Militar, 2,ª classe, pelo seu contributo “para o sucesso do planeamento das operações correntes da atividade das forças e unidades navais, de fuzileiros e de mergulhadores, muito em concreto para as operações Indalo e Triton, para controlo do fluxo de migrantes na bacia do Mediterrâneo”, da agência europeia Frontex.

O terceiro condecorado, o jovem primeiro-cabo Tiago Silva Portela, do Primeiro Batalhão de Infantaria Mecanizada Rodas, recém-chegado de uma missão da NATO no Kosovo, receberá a Medalha de Mérito Militar, de 4.ª classe, pela “forma cuidada e atenta, especialmente nas condições difíceis” como desempenhou a sua função de condutor de viatura blindada de rodas Pandur.

Este ano, as cerimônias decorrem no Porto, nos dias 09 e 10 de junho, e depois continuarão em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre 10 e 11 de junho, junto dos portugueses emigrantes e luso-descendentes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: