Vinhos e azeites alentejanos na 5ª Grande Prova Mediterrânica em Lisboa

Da Redação
Com Lusa

Produtos da região. Foto: Marca Extremadura

Quatrocentos vinhos e 40 azeites alentejanos vão estar disponíveis, sexta-feira e sábado, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, na 5.ª Grande Prova Mediterrânica, segundo a organização, a cargo da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e Casa do Azeite.

Esta iniciativa pretende “aproximar o consumidor do que é a produção do vinho, novas marcas e novos conceitos”, disse à Lusa Dora Simões, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Além das provas de vinhos e azeite, irão realizar-se também conferências e pequenos concertos do grupo Alentejo Cantado (sábado) e dos Azeitonas (domingo). A entrada é livre, tendo o visitante apenas de pagar o copo (três euros) se pretender fazer provas de vinhos.

Segundo Dora Simões, vão estar presentes vinhos de “muitíssima boa qualidade”, sendo esta uma “oportunidade única de se provar o portfólio inteiro de um produtor”.

Questionada sobre a situação dos vinhos alentejanos, a responsável admite que tenha ocorrido um “decréscimo na colheita”, mas ressalvou que a “uva é de muito boa qualidade este ano”.

Referiu, ainda, que os vinhos alentejanos representam 45% da quota do mercado nacional, o que é um “indicador claro da preferência dos consumidores”.

Quanto ao mercado internacional, disse que as exportações aumentaram cinco por cento até julho de 2015.

“As exportações aumentaram para o Brasil, Angola, Suíça e Estados Unidos”, acrescentou Dora Simões, admitindo que os vinhos alentejanos são mais procurados fora da União Europeia (UE) que no espaço comunitário.

Segundo dados da CVRA, dos mais de 20 milhões de litros de vinho engarrafado para a exportação, 29% foram para o mercado europeu e 71% para fora da UE.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: