Receita da Semana: Pastel de Nata

Por Renata Goulart

Pastéis de nata perfilados para apreciação no concurso organizado pela "Confraria do Pastel de Nata" hoje 22 de Abril de 2009 na iniciativa "O peixe em Lisboa", no Pavilhão de Portugal, Lisboa. TIAGO PETINGA/LUSAEu arriscaria dizer que o Pastel de Nata ou Pastel de Belém é a mais popular especialidade da doçaria portuguesa. Inclusive, o Pastel de Belém foi eleito, em 2011, uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

Na maioria dos cafés de Portugal (e mesmo aqui no Brasil) é possível saborear pastéis de nata, mas a receita original é guardada a sete chaves pela Fábrica Pastéis de Belém, em Lisboa.

 

A Receita

Olha esse me deu trabalho! Foram 4 tentativas até que meu pastel de nata saísse realmente bom! Tentei algumas receitas de portugueses e de brasileiros, até que cheguei a minha própria versão. Acredito que a principal alteração tenha sido a drástica redução na quantidade de açúcar.

Ingredientes:

  • 125ml de água
  • 250gr de açúcar
  • 500ml de leite
  • 3 colheres (de sopa) de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 6 gemas
  • pitada de sal
  • pau de canela (opcional)
  • pedaço de casca de laranja (opcional)
  • massa folhada comprada pronta

 

Modo de Preparo:

Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo por 5 a 7 minutos ou que atinja o ponto de fio. Podemos identificar o ponto de fia da seguinte forma: Mergulhe uma colher na calda, levante e veja se entre uma gota e outra se formou um fio fino. Reserve.

Enquanto isso dissolva a farinha de trigo e a pitada de sal no leite e leve ao fogo baixo juntamente com o pau de canela e/ou a casca de laranja, até engrossar. Junte a calda de açúcar aos poucos, misturando sempre. Nesse momento, caso o creme fique com uns pedacinhos, você pode passá-lo por uma peneira.

Deixe o creme esfriar um pouco e adicione o ovo e as gemas ligeiramente batidos. Reserve. Se quiser uma dica de como tirar o “cheiro de ovo” das suas receitas, clique aqui.

Eu usei a massa folhada já pronta e forrei forminhas de cupcake com ela (também dá pra usar forminha de empadas). Após preencha a massa com o creme. Não encha tudo, pois o creme cresce no forno. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 15 a 20 minutos ou até que a massa esteja cozida.

Se quiser ver as fotos com o passo a passo, clique aqui.

É uma delícia quentinho, logo que sai do forno, polvilhado com açúcar e canela e acompanhado de um cafezinho ou, quem sabe, um vinho do Porto.

 

Por Renata Goulart de Carvalho Costa

Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: