Receita da Semana: Bacalhau da Sogra!

bacalhausogra_gastro

Por Renata Goulart

Confesso: Eu não gostava de bacalhau! Aliás, o único prato de bacalhau que eu comia era uma Torta Tropical, receita da minha mãe. Mas eu fui aprender a gostar mesmo de bacalhau com a sogra! Pra quem não sabe, minha sogra é filha e esposa de português. E sabe muitos truques da culinária lusitana.

Foi esse prato, que vou ensinar pra vocês já, já, que me fez apreciar o bacalhau. Quando eu o comi a primeira vez ainda namorava meu marido. E, desde então, já repeti incontáveis vezes, preparados pela mãe dele e por mim mesma, e não enjoo jamais!

É bem fácil de fazer e fica delicioso! Eu fiz algumas pequenas alterações na receita da sogra (perdão, sogrinha!). Basicamente, troquei o pimentão verde pelo vermelho e/ou amarelo e adicionei as azeitonas pretas e a pimenta biquinho, que eu adoro, mas é totalmente opcional.

Ingredientes:

  • Lombo de bacalhau dessalgado (500/600gr)
  • 6 batatas médias cortadas em rodelas
  • 1/2 cebola cortada em meia lua
  • Tiras de pimentão vermelho e amarelo
  • 6 dentes de alho
  • azeite (bastante!)
  • azeitonas pretas (opcional)
  • pimenta biquinho (opcional)

Observações sobre os ingredientes: 1) Para dicas sobre que tipo de bacalhau comprar ou como dessalgá-lo, clique aqui. 2) Essa receita é portuguesa, então nada de economizar no azeite. Eu não coloquei a quantidade, mas devo ter usado cerca de 300 ml. Ah, e use um azeite de boa qualidade. O bacalhau já custou caro, então não vai botar tudo a perder agora, né?!

 

Modo de Preparo:

Numa panela, coloque cerca de 100 ml de azeite e depois vá alternando uma camada de batatas, uma de bacalhau, uma de cebola, pimentão e alho e, por último, mais uma camada de batatas. Entre cada uma dessas camadas, vá adicionando mais azeite. Leve a panela tampada ao fogo baixo e deixe cozinhar até que as batatas de cima estejam macias. Está pronto!

Coloque numa travessa e, por cima, adicione as azeitonas e a pimenta biquinho. Sirva bem quente, acompanhado um arroz e salada verde.

 

Por Renata Goulart de Carvalho Costa

Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: