Panificação faturou R$ 82,5 bilhões em 2014 no Brasil

Segmento emprega 850 mil pessoas diretas e 1,85 milhão indiretas, registrou crescimento de 8,02% em relação a 2013.

 

Da Redação

Paes_PanificacaoAs vendas das empresas de panificação e confeitaria cresceram 8,02% em 2014, movimentando R$ 82,5 bilhões, conforme levantamento que acaba de ser divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).

O presidente da entidade, José Batista Oliveira, lembra que o resultado foi registrado num ambiente de forte pressão exercida pela alta de custos da panificação. “Os preços dos produtos adquiridos pelas empresas de panificação no atacado tiveram um reajuste médio de 8,71%; a alta do salário médio do setor foi de 18,2%; o custo com embalagens aumentou em 13,3% e a energia elétrica foi reajustada em 14,8%”, informa Batista.

Os números apresentados pelo dirigente foram levantados pelo Instituto Tecnológico (ITPC), em parceria com a Abip, por meio de pesquisa realizada junto a 1.200 empresas de todo o país, abrangendo representantes do setor de todos os portes. O crescimento do faturamento, segundo Batista, foi garantido pelo desempenho das padarias que oferecem serviços completos de fast food e de conveniência.

Grandes números
O número de empresas que constitui o setor continua sendo de 63,2 mil, que foram frequentadas por cerca de 41,5 milhões de clientes diariamente, no último ano. Já o número de funcionários na panificação somou 850 mil empregos diretos e 1,85 milhão de forma indireta. Houve um aumento de 5,7% no número de postos de trabalhos criados ano passado.

No mesmo período, o faturamento por funcionário aumentou 2,5%. Já o salário médio cresceu 44,2% entre 2010 e 2014. Batista destaca a importância sócio-econômica do setor, lembrando que o segmento, além de ser importante gerador e mantenedor de mão-de-obra, é constituído basicamente por micro e pequenas empresas. “Mais da metade das padarias empregam até 20 funcionários”, destaca.

Dada a relevância do setor, Batista defende a aceleração do projeto que desonera os produtos panificados, e que se encontra em trâmite na Câmara Federal, já tendo recebido aprovação da Comissão de Constituição e Justiça. “Trata-se de matéria da maior importância para a economia e para a sociedade brasileiras”, diz o presidente da Abip.

“A decorrente redução dos custos dos produtos panificados não apenas terá impacto positivo direto sobre a atividade, estimulando investimentos em novos empreendimentos, modernizações e ampliações, como tornará esse nobre produto ainda mais acessível à população”, diz Batista. Dessa forma, conclui, o Brasil poderá incrementar seu hoje acanhado consumo per capita de pães, situado na faixa dos 33 quilos/habitante/ano, o que vem a ser pouco mais da metade dos 60 quilos/habitante/ano recomendados pela ONU.

“Temos muito espaço para crescer”, diz ele, lembrando que países de situação sócio-econômica similares às do Brasil ostentam índices de consumo per capita acima dos 70 quilos/habitante/ano, como é o caso da Argentina, e além dos 90 quilos/habitante/ano, como no caso do Chile.

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