Doce Fado: Panificadora portuguesa faz sucesso em Curitiba e prepara expansão com franquias

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Da Redação

No ano de 2011, o chef português Paulo Cordeiro atravessou o Atlântico trazendo para o Brasil mais de 25 anos de experiência em confeitaria e panificação portuguesa. Radicado em Curitiba, o profissional conheceu a tradicional família Romanelli, uma das mais tradicionais no ramo de indústria e distribuição de alimentos, e fundou, em 2014, a Doce Fado – Padaria e Doçaria Portuguesa.

Com pouco mais de 1 ano de atuação e com dois pontos de venda na cidade de Curitiba (Mercado Municipal de Curitiba e Shopping Pátio Batel), a Doce Fado conquistou o público paranaense e se transformou em um dos grandes destaques gastronômicos da capital. A empresa se destaca ao produzir e distribuir produtos de alta qualidade, mantendo-se fiel às tradições seculares da doçaria e padaria portuguesa.

“Minha família é da cidade de Alcobaça (região central de Portugal), considerada um dos berços da doçaria portuguesa, pois grande parte dos doces conventuais foram produzidos no mosteiro ali existente. Desde criança aprendi com o meu pai os segredos da melhor padaria e doçaria portuguesa, e me apaixonei por essa pratica repleta de histórias”, detalha o chef português Paulo Cordeiro.

Para garantir a qualidade dos produtos, a empresa importa diversos ingredientes diretamente de Portugal, mantendo a ligação com o país de origem e os sabores inconfundíveis. “Com esse trabalho minucioso, conseguimos oferecer itens de altíssima qualidade. Escutamos diariamente que os nossos doces e pães são iguais aos de Portugal. Isso nos deixa muito orgulhosos, pois mesmo no outro lado do Atlântico conseguimos manter as características da cultura gastronômica portuguesa”, comemora o chef.

Atualmente, a Doce Fado trabalha com mais de 30 produtos em sua linha de produção, que podem ser consumidos nas lojas ou levados para casa, com destaque para os tradicionais Pastel de Belém (Pastel de Nata), Pastel de Santa Clara e Toucinho do Céu.

“Sinceramente, nós não esperávamos tanto sucesso em menos de um ano. Para vocês terem uma ideia, chegamos a produzir 7 mil unidades do Pastel de Belém por semana”, conta Cordeiro.

No segmento da panificação os pães de massa portuguesa, como o Pão Caseiro, o Pão de Azeite e Azeitonas e o Pão de Calabresa, são um grande sucesso de venda. “Além disso, trabalhamos com vários pratos que levam bacalhau, trazendo um pouco mais da cultura portuguesa para o Brasil”, completa.

Expansão portuguesa

Motivada pelo sucesso em Curitiba, a Doce Fado prepara um processo de expansão com novas unidades próprias e, posteriormente, com uma rede de franquias. Já no próximo mês de outubro, a padaria e doçaria portuguesa vai inaugurar sua terceira loja na capital paranaense, que está sendo implantada na Mercadoteca, primeiro mercado gastronômico da cidade.

“Na unidade da Mercadoteca, já vamos trabalhar com uma unidade modelo para o nosso processo de expansão. Ela será um piloto para os pontos de venda que queremos espalhar pelo Brasil nos próximos anos”, explica Leonardo Romanelli, sócio-proprietário da Doce Fado.

De acordo com o empresário, o projeto de expansão está sendo tratado com muito carinho e atenção pela Doce Fado, tudo para que a qualidade dos produtos e o histórico de sucesso seja mantido em todo o país. “Não adianta expandir por expandir. Queremos que a Doce Fado se consolide como uma referência da gastronomia portuguesa no Brasil. Para atingir esse objetivo, estamos trabalhando com muita tranquilidade para que todos os nossos pontos de venda, sejam eles próprios ou franquias, possam oferecer produtos de excelência”, completa Romanelli.

Para quem quiser conferir de perto o trabalho da Doce Fado – Padaria e Doçaria Portuguesa, ela está presente no Mercado Municipal de Curitiba (Avenida Sete de Setembro, 1865) e no Shopping Pátio Batel (Av. do Batel, 1868). Além disso, a empresa possui uma unidade na cidade de Alcobaça, em Portugal. A partir de outubro, os sabores portugueses estarão disponíveis, também, na Mercadoteca (Rua Paulo Gorski, 1309).

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