Chef da seleção portuguesa divulga obra “O Cozinheiro do Rei D. João VI” no Brasil

O que o cozinheiro do Rei D. João VI e o chef da Seleção de Portugal têm em comum?

 

Mundo Lusíada

Chef_CozinheiroReiDJoaoVIAproveitando sua passagem pelo Brasil, como chef do time português que vem para a Copa do Mundo, Hélio Loureiro lança a história do homem que cuidava da alimentação de D. João VI e viveu fortes emoções entre temperos e a política. A obra o Cozinheiro do Rei D. João VI é uma publicação da Editora Planeta e mistura História e receitas, como doce de figos, galinha corada e papos de anjo com abacaxi. Tudo para o leitor degustar um pouco dos pratos preferidos do monarca.

Quando, na Primavera de 1805, António de Vale das Rosas chegou ao Palácio de Mafra para servir na cozinha, não imaginava que o seu destino iria se cruzar tragicamente com o do futuro D. João VI. Com um talento fora do comum para combinar ingredientes e paladares, António conquistou a atenção e a amizade do então príncipe regente D. João. Das suas mãos saíam belas entradas, sopas aveludadas, doces de perdição e tenras carnes.

Mas aquelas mãos, que de Mafra ao Rio de Janeiro serviam com gosto D. João VI, tremeram no dia em que um terrível segredo ficou em perigo de ser revelado. Apanhado nas teias da conspiração palaciana, António de Vale das Rosas vai ter de decidir o destino de um país à beira de uma guerra civil.

O prestigiado chef estreia na literatura com um livro surpreendente onde os aromas e os ingredientes se misturam com a História, a intriga da corte do século XIX e o eterno drama das contradições do ser humano. Tendo como pano de fundo as invasões francesas, a partida da corte para o Brasil e o início da instauração do regime liberal em Portugal. Hélio Loureiro retrata em O cozinheiro do Rei D. João VI, com veracidade, como era a corte de um rei cuja misteriosa morte continua, ainda, por desvendar.

O autor
Hélio Loureiro é chefe de cozinha do Porto Palácio Hotel, da Solinca Eventos e Catering e da Seleção Portuguesa de Futebol.

Recebeu diversos prêmios, como por exemplo, Chefe do Ano 2003 pela Academia Gastronômica Portuguesa. Escreveu vários livros de cozinha entre os quais destacamos: Receitas para Vinho do Porto, Gastronomia e Vinho Verde… uma tentação e À mesa com a nossa seleção em co-autoria com Luís Lavrador.

É apresentador na RTPn, em Portugal, do programa de culinária Gostos e Sabores e colabora em várias publicações diárias e revistas.

Na sua agenda de abril, o chef chega do Porto à São Paulo no dia 14, segue para o Rio dia 16, Curitiba no dia 18, Campinas no dia 22 e São José de Campos no dia 25. E retorna ao Porto dia 28.

Serviço
O cozinheiro do Rei D. João VI
Hélio Loureiro
Ficção / 192 páginas / Brochura
R$ 29,90
Editora Planeta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: