Portugal marca 2 e vai para final da Eurocopa 2016

Foto MIGUEL A. LOPES/LUSA
 Foto MIGUEL A. LOPES/LUSA

Mundo Lusíada

Portugal fez uma ótima partida nesta semifinal da Eurocopa, marcando 2×0 em cima de País de Gales, e passa para a final que se realiza domingo, no Stade de France, em Saint-Denis, com o vencedor do embate entre a anfitriã França e a detentora do título mundial Alemanha, que se defrontam na quinta-feira. A formação lusa está na segunda final da sua história, depois de ter perdido em casa a do Euro2004 (0-1 com a Grécia).

No intervalo, Portugal e o estreante País de Gales estavam empatados a zero, na cidade francesa de Lyon. Para o segundo tempo, o CR7 abriu o marcador com 5 minutos de jogo, e nem 5 minutos a mais foram precisos para Nani marcar o seu e colocar Portugal na vantagem.

Ronaldo (61 golos, em 132 jogos pela seleção ‘AA’) e Nani (21, em 102) estão a apenas um tento do francês Antoine Griezmann, que lidera isolado a lista dos melhores marcadores do Euro2016, com quatro tentos. Cristiano Ronaldo igualou hoje o francês Michel Platini com melhor marcador da história dos Europeus de futebol, ao apontar o seu nono tento.

Em Marselha, o ‘capitão’ da seleção lusa, que é também o jogador com mais jogos em fases finais (20 jogos), marcou o primeiro tento da formação lusa, aos 50 minutos, que foi o seu nono em Europeus, os mesmos de Platini, todos em 1984.

Ronaldo, que havia marcado dois golos no Euro2004, um no Euro2008 e três no Euro2012, somou o seu terceiro tento em França, depois de ‘bisar’ face à Hungria, no empate a três que valeu a Portugal o apuramento para os oitavos de final.

O ‘7’ luso, que também reforçou o estatuto de melhor marcador do Europeu, juntando qualificação e fase final (29 golos), já se tinha tornado o primeiro jogador da história a marcar em quatro Europeus, sendo que, juntando os Mundiais, também é o único com golos em sete fases finais.

Na história dos Europeus, estreou-se a marcar no primeiro jogo do Euro2004, quando fez o tento de honra da seleção portuguesa frente à Grécia (2-1), no Estádio do Dragão.

O então jogador do Manchester United entrou em campo no início da segunda parte e faturou nos descontos. Na altura, e com apenas 19 anos, o avançado luso voltou a inscrever o seu nome na lista dos marcadores, desta vez nas meias-finais com a Holanda (2-1), tendo inaugurado o marcador, aos 26 minutos, com um cabeceamento certeiro.

No Euro2008, na Áustria e Suíça, numa prova em que Portugal foi eliminado nos ‘quartos’, pela Alemanha, Ronaldo marcou um golo, no 3-1 sobre a República Checa, aos 63 minutos, na segunda jornada da fase de grupos.

Na Polónia e Ucrânia, em 2012, o ‘capitão’ da formação das ‘quinas’ fez bem melhor: ‘bisou’ perante a Holanda (2-1), no último duelo do Grupo B, num encontro em que Portugal chegou a estar a perder.

Quatro dias depois, Ronaldo apontou, aos 79 minutos, o gol que colocou Portugal nas meias-finais, na vitória por 1-0 sobre a República Checa.

Um intruso ficou na foto da seleção portuguesa antes do jogo de hoje das meias-finais, o que fez rir Cristiano Ronaldo, que estava nas suas costas. O jovem, que tentou primeiro colocar-se nas costas de Rui Patrício, tendo sido por este gentilmente afastado, posicionou-se ligeiramente à esquerda de Cristiano Ronaldo, que não evitou uma gargalhada quando se apercebeu da presença do intruso, enquanto os outros jogadores portugueses nem se aperceberam da cena.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: