Segunda, 26 de Junho de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Portugal com apenas 2 equipes na Liga dos Campeões da Temporada 2018/2019

Por | 13 março, 2017 as 10:32 am | Nenhum comentário

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Portugal Com Apenas 2 Equipes Na Liga Dos Campeões Da Temporada 2018/2019

UEFALigaCampeoesCom a eliminação do Benfica da Liga dos Campeões e a eminente saída também do Porto, Portugal perderá nessa temporada o 6o posto no ranking para a Rússia (que como agravante ainda tem o Rostov e o Krasnodar na Liga Europa), o que tirará uma vaga para a disputa da Liga dos Campeões na temporada de 2018/2019, ou seja, em vez de 3 vagas (duas diretas e uma terceira num pré-eliminatória), terá apenas 2, sendo uma direta e outra numa terceira pré-eliminatória. Para a Liga Europa permanecem as 3 vagas. Desde a temporada de 2012/2013 Portugal colocava 3 equipes na Liga dos Campeões. Só mesmo a classificação do Porto para as semifinais, e mais a eliminação das equipes russas da Liga Europa poderia ainda manter Portugal com 3 vagas.

Taças Europeias

Parte dos jogos de volta da Liga dos Campeões aconteceu esse meio de semana com os seguintes resultados:

7/3- Nápoles 1×3 Real Madrid – bem que o Nápoles ate fez 1×0 no 1o tempo, mas o poderio madrileno foi soberano e repetiu o placar do jogo de ida, virando o jogo na etapa final e garantindo vaga nas semifinais, com dois gols de Sergio Ramos e um de Morata, após rebote de chute de Cristiano Ronaldo.

7/3- Arsenal 1×5 Bayern – da mesma forma o Arsenal ate saiu na frente, mas com a expulsão de um jogador por ter cometido pênalti, colocou tudo a perder e viu os alemães repetirem o placar do jogo de ida sucumbindo novamente de forma vexatória por goleada.

8/3- Borussia Dortmund 4×0 Benfica – o gol sofrido logo aos 4 minutos, a oportunidade de empate perdida no inicio da etapa final, e os dois gols relâmpagos sofridos logo na sequencia por mera desatenção defensiva selaram a sorte encarnada que poderia ter sido outra visto que após o gol inaugural o Dortmund tirou o pé do acelerador. Para descontar com juros e correção monetária o pênalti perdido na Luz e outras tantas oportunidades Aubameyang fechou a goleada em 4×0 aos 40 minutos de jogo marcando seu terceiro gol na partida.

8/3- Barcelona 6×1 PSG – uma vitoria épica, mas tremendamente manchada pela ajuda da arbitragem no 1o gol em completo impedimento, em dois pênaltis duvidosos, nos excessivos 5 minutos de acréscimo ao final do jogo e ainda no 6o gol também num suposto fora de jogo; isso tudo sem contar o pênalti sofrido por Di Maria aos 40 da etapa final, não assinalado pela arbitragem, mas reconhecido pelo zagueiro catalão. Alias, o arbitro alemão que apitou a partida, Deniz Aytekin, esta sob a mira do diretor técnico de arbitragem da UEFA, Pierluigi Colina, podendo ser punido e afastado por um bom tempo, e já preventivamente não apitando mais jogos das Taças Europeias nessa temporada. Mesmo assim e apesar de toda essa ajuda ao Barcelona, o PSG não fez por merecer outro resultado, pois se acovardou do primeiro ao último minuto de jogo.

No dia 14 da próxima semana o Porto vai ate a Itália enfrentar a Juventus precisando de no mínimo uma vitoria por 2×0 para levar o jogo para a prorrogação (visto que perdeu em casa por 2×0). Teremos também nesse dia o Leicester recebendo o Sevilha; e no dia 15 os jogos Mônaco x Manchester City e Atlético de Madrid x Bayern Leverkusen.

Já pela Liga Europa, em sua primeira mão das oitavas-de-final, tivemos os seguintes jogos envolvendo portugueses:

Rostov 1×1 Manchester United de Jose Mourinho.

Olympiakos (já sem o demitido Paulo Bento) 1×1 Besiktas de Quaresma.

Superliga Portuguesa De Futebol

A 24ª jornada terminou nessa segunda quando as 20:00h o Estoril recebeu o Rio Ave e perdeu por 2×0.

Já a 25ª jornada começou nessa sexta:

10/3 (sexta)

Arouca 0x4 Porto (20:30h) – com mais dois gols de Soares o Porto goleou por 4×0 o Arouca, que continua na sina de colecionar derrotas após a entrada do técnico Manuel Machado em substituição a Lito Vidigal que foi para Telaviv.

11/3 (sábado)

V.Setubal 1×2 Feirense (16:00h)

Chaves 0x0 Braga (18:15h)

Tondela 1×4 Sporting (20:30h) – com 4 gols de Bas Dost (que ainda se deu ao luxo de desperdiçar uma penalidade máxima) o Sporting goleou o Tondela por 4×1

22/2 (domingo)

Nacional x Paços de Ferreira (16:00) – jogo transferido para segunda-feira a noite pois por falta de teto a equipe da cidade do móvel não conseguiu embarcar no sábado para a Madeira

Boavista 3×0 Marítimo (16:00h)

Rio Ave 3×2 Moreirense (18:00h)

V.Guimarães 3×3 Estoril (20:15h)

A jornada só termina amanha, segunda, quando as 20:00h o Benfica recebe o Belenenses. Duas horas antes o Nacional recebe o Paços.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas notícias
Benfica

Caso o Benfica venda o goleiro Éderson, 50% do valor recebido será do Rio Ave, clube dono do passe do atleta antes do mesmo se transferir para a Luz.

O Benfica conseguiu vaga para a “Final Four” da Youth League dos Campeões (equivale à categoria sub-19) após vencer na Rússia o CSKA por 2×0; e se junta também ao Barcelona que eliminou o Porto em Portugal após vitoria por 2×1. O time encarnado pega o Real Madrid (que eliminou o Ajax), enquanto o Barcelona enfrenta o Salzburgo. Os jogos dessa fase acontecem em Nyon na Suíça, de 21 a 24 de abril.

Sporting

O dirigente leonino Jose Eduardo Bittencourt foi condenado a pagar 5400 euros de multa ao Estado e mais 10 mil euros a Marco Silva, ex-treinador do Sporting, condenado que foi por calunia e difamação contra o atual técnico do Hull City.

Porto

O atacante Walter, que desde 2011 pertence ao Porto onde nunca se firmou (embora ainda tenha contrato ate 2019), tendo sido emprestado a três clubes diferentes desde então, foi recentemente suspenso da sua ultima equipe, o Goiás, por agredir com uma cotovelada o goleiro Matheus durante um treino (fato que inclusive levou o agredido a prestar queixa na policia). Perante isso a direção do Goiás resolveu romper o contrato e devolve-lo ao time dos dragões.

Estoril

Depois de 3 meses no cargo o técnico Pedro Carmona foi demitido essa semana do Estoril e para o seu lugar foi contratado Pedro Emanuel, que em dezembro passado abandonou o comando do Apollon Limassol do Chipre, após passagens por Acadêmica (onde venceu há alguns anos a Taça de Portugal) e Arouca.

Portugueses no exterior

Mesmo ha varias rodadas na liderança do campeonato grego com alguns pontos de vantagem a frente do segundo colocado, e tendo conseguido evoluir para as semifinais da Taça da Grécia, Paulo Bento conseguiu bater um recorde negativo nas ultimas três rodadas do campeonato nacional com três derrotas consecutivas (fato que não acontecia desde a temporada de 1995/1996) e que acabou lhe custando o cargo, visto que nessa segunda a direção do Olympiacos anunciou a sua demissão.

O técnico português Pedro Caixinha, campeão mexicano pelo Santos Laguna e que atualmente dirigia o Al- Gharafa do Catar acaba de se transferir por 3 temporadas junto com toda sua comissão técnica lusa para o Glasgow Rangers do futebol britânico após o referido time ter acertado o pagamento da multa rescisória do técnico de Beja junto ao sheik dono do Al-Gharafa, que a principio não queria liberá-lo.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade