Mesmo contra doze, Portugal garante EURO 2012 e com goleada

EURO 2012: PLAY-OFF

Por Emídio Tavares

A Seleção portuguesa antes do playoff para Euro 2012 contra a Bósnia, no Estádio da Luz em Lisboa. 15 Novembro. Foto: MIGUEL A. LOPES / LUSA

 

Portugal adentrou o Estádio da Luz nessa noite de 15 de novembro disposto a apagar o vexame da derrota frente à Dinamarca, na penúltima partida destas eliminatórias para a Euro 2012, quando um simples empate já o classificaria; e assim foi feito.

Com pouco mais de 5 minutos, jogando sob forte pressão ofensiva, Raul Meireles perdeu gol feito para a seleção lusa na cara do gol, após rebote do goleiro bósnio. Mas a sorte desta feita não abandonou Portugal; que aos 8 minutos, em cobrança de falta executada por Cristiano Ronaldo, abriu o marcador. O gol animou não só a torcida como todo o elenco, que manteve a pressão ofensiva não dando espaço para os bósnios.

Aos 23, num belíssimo chute de fora da área, Nani fez 2×0 para Portugal. Perto do apito final da primeira etapa, aos 41 minutos, Coentrão foi empurrado dentro da área por um atacante bósnio, e levantou a mão reclamando do lance; momento em que a bola resvalou na mesma; o que culminou com penalidade máxima, apontada pelo auxiliar, confirmada pela arbitragem, e convertida pela Bósnia através de Misimovic.

Para a etapa final Portugal manteve o ímpeto do primeiro tempo, e logo aos 8 minutos ampliou o placar. João Moutinho deu belo passe a Cristiano Ronaldo, que livre pela direita (apesar de impedimento reclamado pelos bósnios, mas sem razão de ser) ainda teve tempo de passar pelo goleiro e fuzilar para o fundo das redes. Lulic, por reclamação, foi expulso na seqüência.

Aos 18 minutos Paulo Bento trocou Raul Meireles por Rubem Micael. Aos 20 minutos, numa bobeira da zaga lusa que não deu combate aos atacantes bósnios, Spahic (em completo impedimento ) fez o segundo gol adversário. Contudo este gol não abalou Portugal, que sete minutos depois marcava de novo, desta feita através de Helder Postiga, após receber precioso passe de Rubem Micael que acabara de entrar (perto do final da partida entraram também Quaresma no lugar de Nani; e Carlos Martins no lugar de Postiga).

Aos 35, o zagueiro Papac recebeu amarelo por colocar a mão na bola à entrada da grande área. Cristiano e Miguel Veloso se colocam para cobrar, mas quem bateu foi Veloso, e de forma primorosa colocando a bola no ângulo do goleiro Begovic, para fazer o quinto gol de Portugal. Aos 37, Coentrão fez bela jogada pela esquerda e conseguiu cruzar para a cabeçada certeira de Postiga, decretando o sexto e último gol da seleção lusa.

Até o final da partida mais 2 gols, pelo menos, foram perdidos, e serviram para mostrar que, apesar de todo sufoco ao longo desta eliminatória, Portugal entra como forte candidato ao título da Euro 2012, que tem início a 6 de junho de 2012 em Varsóvia, na Polônia.

Ficha Técnica:

Estádio da Luz
Arbitro : Árbitro Principal: Wolfgang Stark

PORTUGAL : Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; João Moutinho, Raúl Meireles e Miguel Veloso; Nani, Hélder Postiga e Cristiano Ronaldo.

BÓSNIA : Begovic; Zahirovic, Jahic, Spahic e Papac; Rahimic e Haris Medunjanin; Lulic, Misimovic e Pjanic; Dzeko.

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: