Liga dos Campeões: Benfica consegue 1º ponto na França

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Taças Europeias
Liga dos Campeões: Benfica consegue 1º ponto na França

Grupo C (Benfica/Zenit/Mônaco/B.Leverkusen)

Benfica_logoNessa quarta, dia 22, o Benfica viajou ate a França para enfrentar o Mônaco (o jogo de volta acontece em 4 de novembro), e embora tenha sido pressionado durante quase todo o 1º tempo pelos franceses (a pressão diminuiu e o Benfica cresceu depois que Berbatov saiu por contusão); equilibrou as ações na etapa final ate o 30º minuto quanto Lisandro Lopes foi expulso. Daí para frente a pressão dos donos da casa voltou com tudo, e o time da Luz fez das tripas coração para garantir o empate e somar seu primeiro ponto, mas que ainda assim o mantém na ultima posição do grupo. No outro jogo o Bayer Leverkusen bateu o Zenit por 2×0, garantindo a liderança do grupo com 6 pontos, seguido pelo Mônaco em 2º com 5 pontos e o Zenit em 3º com 4 pontos.

Arbitragem derrota Sporting na Alemanha

Grupo G (Sporting/Maribor/Shalke 04/Chelsea)

O Sporting jogou nessa terça, dia 21, na Alemanha contra o Schlake (o jogo de volta em Portugal acontece no dia 5 de novembro) e tremendamente prejudicado pelo arbitro russo Sergei Karasev foi derrotado nos acréscimos da partida (depois de ter saído na frente, levado a virada e conseguido um empate por 3 gols após estar perdendo por 3×1) através de uma penalidade inexistente onde o arbitro viu mão na bola do zagueiro leonino Jonathan Silva quando a mesma bateu em seu rosto. O Sporting abriu o marcador aos 16 minutos através de Nani, numa bola que ainda desviou no zagueiro enganando o goleiro do Schalke. Dai para frente o Sporting ficou dono do jogo, e quando mais dava as cartas viu seu zagueiro Mauricio ser expulso por acumulo de amarelos num lance de falta simples. Na sequencia do lance o Schalke empatou o jogo aos 34 minutos, numa falha de Rui Patrício que deixou a bola passar por entre suas mãos. Para cobrir o buraco na zaga deixado pela expulsão, e ainda a saída de Slimani por contusão, Marco Silva teve de queimar duas substituições ainda na etapa inicial. No segundo tempo, logo aos 6 minutos de jogo, o time alemão virou o jogo novamente ajudado pelo juiz que num duplo erro (impedimento e falta do atacante em zagueiro leonino), permitiu o gol de Huntelaar. Nove minutos depois, após cobrança de falta em que a zaga leonina praticamente não saiu do chão, o Schalke fazia o 3×1 com Howedes. Mas mesmo com as adversidades o Sporting não arrefeceu e foi pra cima dos alemães, com Adrien Silva a fazer o segundo gol leonino aos 19 minutos em cobrança de pênalti, e o gol de empate, em bela cabeçada, aos 34 minutos. No primeiro minuto de acréscimo o Schalke marcou o 4o gol em cobrança de penalidade onde o juiz russo viu mão na bola do zagueiro leonino, quando a mesma bateu claramente em seu rosto. Derrota injusta e escandalosa do Sporting que ocupa a ultima posição do grupo com apenas 1 ponto, grupo esse liderado pelo Chelsea com 7 pontos, e que nessa sexta goleou por 6×0 o Maribor. O Schalke é o 2o com 5 pontos, e o Maribor o 3o com 2 pontos. Ainda sobre a arbitragem, o Sporting entrou com uma representação na UEFA para avaliação do ocorrido, e a entidade prometeu analisar o caso na próxima terça-feira, inclusive chamando representantes do Schalke para serem ouvidos.

Porto vence mais uma e reforça liderança

Grupo H (Porto/Bate Barisov/Shaktar/Atl.Bilbao)

O Porto voltou a campo nessa terça, dia 21, jogando em casa contra o Atlético de Bilbao (o jogo de volta acontece na Espanha a 5 de novembro), e embora dominando amplamente os espanhóis na etapa inicial só conseguiu abrir o marcador aos 45 minutos através de Herrera. No 2o tempo os espanhóis resolveram pressionar o time luso, e numa falha de passe de Herrera chegaram ao empate com Guillermo aos 13 minutos. Mesmo assim o Porto continuou dominando a partida, com Jackson Martinez perdendo inúmeras oportunidades de gol. Lopetegui então resolveu colocar Quaresma em campo e o cigano resolveu. Aos 30 minutos, num belo chute de fora da área e contanto com a colaboração do goleiro basco, fez o 2×1 que garantiu a vitoria portista e a manutenção na liderança do grupo com 7 pontos. No outro jogo o Shaktar, vice-líder com 5 pontos, fez 7×0 na casa do Bate Borisov, que soma 3 pontos em 3o lugar, a frente do Atlético de Bilbao com apenas 1 ponto.

LIGA EUROPA

Estoril perde para russos, mas ainda respira

Grupo E (Estoril/PSV/Dínamo Moscou/Panathinaykos)

O Estoril jogou nessa quinta, dia 23, em casa, quando então recebeu o Dínamo de Moscou (o jogo de volta acontece na Rússia a 6 de novembro). Mais ousado por atuar em seus domínios o time praiano não se intimidou em pressionar o adversário desde o apito inicial, mas esbarrando sempre na experiência e superioridade técnica do time russo; que logo aos 8 minutos da 2a etapa abriu o marcador. O gol porem não desanimou os lusos, que minutos depois tiveram um pênalti a favor, mas desperdiçado por Kleber. Quando a partida estava mais equilibrada, a 10 minutos do apito final, Zhirkov bisou para o Dínamo. Yohan Tavares ainda descontou para o Estoril no ultimo minuto, mas já era tarde e a derrota foi consumada. No outro jogo do grupo PSV e Panathinaikos empataram por 1 gol, resultado este que ainda mantêm o Estoril na briga apesar do 3o lugar com 3 pontos, mas apenas 1 ponto atrás do vice líder PSV que tem 4. O Dínamo lidera com 9 pontos, e o Panathinaikos é o rabeira com apenas 1 ponto ganho.

Rio Ave cada vez mais longe da Europa

Grupo J (Rio Ave/Steua Bucarest/Aalborg/Dínamo Kiev)

O Rio Ave jogou nessa quinta, dia 23, em Bucarest quando enfrentou o Steua (o jogo de volta acontece em Vila do Conde a 6 de novembro) e embora entrando a todo vapor na partida sofreu uma ducha de água fria com o gol romeno marcado aos 17 minutos. Mas nem isso desanimou os lusos que continuaram pressionando os donos da casa. Já perto do apito final do 1o tempo, uma falha do goleiro Cássio levou o Esteua aos 2×0. Mesmo assim, a chama se reascendeu quando no inicio da fase final, logo aos 3 minutos, Del Valle descontou para o Rio Ave, gol que pôs fogo na partida levando os vilacondenses a uma pressão ofensiva total tentando empatar o jogo. Mas o fôlego acabou a pouco mais de 10 minutos do final, quando então os donos da casa voltaram a dar as cartas e garantiram a manutenção do placar favorável. No outro jogo do grupo o Aalborg fez 3×0 no Dínamo de Kiev.  Embora o grupo tenha três lideres com 6 pontos (o Rio Ave é o ultimo sem ponto algum), por critérios de desempate a liderança fica para o Steua, seguido pelo D.Kiev e pelo Aalborg.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A Superliga Portuguesa recomeçou nessa sexta-feira com a sua 8ª jornada e os seguintes resultados:

Sexta

V.Setubal 0X1 V.Guimarães (20:30h)

Sábado

Moreirense 2×0 Gil Vicente (16h)

Boavista 1×2 Paços de Ferreira (16h)

Arouca 0x5 Porto (20:15h)

Domingo

Estoril 1×2 Belenenses (16h)

Nacional 1×0 Acadêmica (16h)

Sporting 4×2 Marítimo (18h)

Braga 2×1 Benfica (20:15h)-O time da Luz saiu na frente com Talista, mas sofreu o empate, e perto do final a virada, resultado que aproximou o Porto, agora a 1 ponto dos encarnados que ainda assim lideram com 19 pontos. O V.Guimarães vem em 3º com 17 e seu próximo adversário, o Sporting, é o 4º colocado com 16.

Segunda

Rio Ave x Penafiel (20h)

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Liga de Clubes

Aconteceu nessa segunda em Coimbra a reunião de clubes (com a ausência do Sporting) para tentar se definir um candidato de consenso ao pleito que definira, na próxima semana, o novo presidente da Liga. Luis Duque, antigo dirigente do Sporting e que já foi presidente da Associação de Futebol de Lisboa, foi o nome indicado por Porto e Benfica, e apoiado pelos demais presentes, para concorrer à presidência. O Sporting, em nota oficial publicada nessa segunda, afirmou que não compareceu e nem justificou sua ausência na reunião, e que repudia com veemência a indicação de Luis Duque, cidadão alvo de vários processos na vara civil por gestão danosa ao time de Alvalade, ocasionada a época em que foi dirigente leonino.

Belenenses

O time do Restelo passou por eleições no ultimo final de semana e elegeu seu novo presidente com 52,4% dos votos. Trata-se do advogado Patrick Morais de Carvalho, que muito otimista em seu discurso após a vitoria afirmou ser o Belenenses o 3o grande clube de Portugal. Patrick sucede a Antonio Soares no comando do time azul e branco.

Sporting

Shikabala, que há mais de um mês abandonou o Sporting não retornando após um jogo da seleção do Egito, teve o apartamento que mantinha alugado em Lisboa, assim como o carro, retomado pelas empresas que os locaram. O time de Alvalade também suspendeu o pagamento de seu salário.

Benfica

O Jornal Frances L´Equipe divulgou o resultado de sua votação para a escolha do Estádio mais bonito da Europa, com o Estádio da Luz vencendo a disputa com 48% das preferências, superando o Parque dos Príncipes (2º colocado com 17%), o Stade de France (3º colocado com 9%), dentre tantos outros como Emirates, Camp Nou, Allianz Arena, Santiago Bernabeu e Wembley.

Seleção Portuguesa

No novo ranking da FIFA divulgado esse mês a seleção portuguesa subiu dois postos e ocupa agora a 9ª posição.

Para a atualização do mês de outubro foram contabilizados 141 jogos, sendo 49 da fase de qualificação para o Euro-2016, 28 do apuramento para o Campeonato Africano das Nações, 10 de qualificação para a Gold Cup da CONCACAF, além de 54 partidas amistosas. A Alemanha é a 1ª colocada, seguida por Argentina em 2º, Colômbia em 3º, Bélgica em 4º, Holanda em 5º, Brasil em 6º, França em 7º, Uruguai em 8º, e Espanha em 10º.·.

A partida entre Servia e Albânia, que foi interrompida aos 41 minutos quando um drone sobrevoou o gramado com bandeira da Albânia causando conflito entre jogadores e ate nas bancadas com os torcedores, foi julgada pela UEFA que puniu a Albânia com derrota por placar de 3×0; mas sem auferir os 3 pontos a Servia, que por sua vez teve a dedução de 3 pontos dos que já possuía; alem de ter de jogar seus dois próximos jogos em casa (contra Dinamarca e Armênia) de portões fechados. Alem disso coube uma multa pecuniária de 100 mil euros para cada selecionado. As duas seleções já entraram com recurso contra a punição.

Portugueses no Exterior

Nuno Espírito Santos sofreu no ultimo final de semana sua primeira derrota a frente do Valencia. O algoz foi o La Corunha, que em casa fez 3×0 no time valenciano jogando-o no começou dessa semana para a 4a colocação com o mesmo numero de pontos que o Atlético de Madrid, mas a frente por critérios de desempate. A liderança é do Barcelona, seguido por Sevilha em 2º e por Real Madrid em 3o.

Na partida desta quarta-feira pela Liga dos Campeões o Real venceu o Liverpool na Inglaterra por 3×0, com Cristiano Ronaldo finalmente marcando um gol em Anfield, e agora ficando a apenas um gol de Raul (que marcou 71 vezes), o maior artilheiro de todos os tempos da Liga dos Campeões.

Já no campeonato espanhol, mais um gol do madeirense (artilheiro do campeonato), desta feita neste sábado na vitória de sua equipe frente ao arqui-rival Barcelona, por 3×1 em Madrid.

Jose Peseiro continua fazendo bonito no futebol árabe, a frente do Al Wahda, líder do campeonato nos Emirados Árabes Unidos. A equipe completou essa semana 17 partidas invictas, não sendo derrotada ha mais de 9 meses. São 12 vitorias e 5 empates.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: