Jornalista português cria polêmica ao chamar Paralimpíada de “espetáculo grotesco”

Mundo Lusíada

JogosOlimpicos2016_RiodeJaneiroUm jornalista português esteve em destaque em alguns meios de comunicação no Brasil por criticar a Paraolimpíada, ou Paralimpíada como pede o Comitê Internacional dos jogos sobre o termo correto.

Joaquim Vieira, que já trabalhou na RTP e Expresso, publicou em sua rede social um texto criticando o esporte adaptado como é divulgado, afirmando que a competição é “um espetáculo grotesco” e “um número de circo”.

“Sou só eu a achar que os Jogos Paraolímpicos são um espetáculo grotesco, um número de circo para gáudio dos que não possuem deficiência, apenas para preencher a agenda do politicamente correto?”, questionou Vieira.

“Os Jogos Paralímpicos criam nos seus participantes a ideia de que podem ser campeões (ou como os campeões) olímpicos. Não podem. Lamento desiludir muita gente, mas há só um Usain Bolt e um Michael Phelps. Não existe o Usain Bolt nem o Michael Phelps dos Paralímpicos. Por muito que alguns nos queiram convencer do contrário”, escreveu.

Após ter recebido diversas críticas, e alguns apoios, o jornalista atualizou sua publicação ressaltando que é a favor da inclusão, mas critica o espetáculo dos Jogos Paralímpicos. E divulgou numa outra publicação seus modelos de superação pessoal que não precisaram de competições criadas para quem tem limitação física.

“Este post já me valeu diversas ameaças de morte, além da condenação a todas as penas do Inferno, para não falar das pragas sobre os familiares mais próximos, que, coitados, não têm nenhuma responsabilidade no que penso e escrevo. Não discorro sobre o grau de intolerância que muita gente aqui revela, mas tenho de admitir que a forma sintética como escrevi o post deu origem a equívocos, e por isso, como já disse num comentário em baixo, não posso deixar de lamentar ter ferido a sensibilidade de muitos com esta opinião”.

O texto na íntegra pode ser visto aqui: https://www.facebook.com/joaquim.vieira.716/posts/10207161187963382

A Paralimpíada acontece de 07 a 18 de setembro, e Portugal participa da competição junto com mais 205 países. Portugal ganhou duas medalhas de bronze, conquistadas pelo Luiz Gonçalves no Atletismo 400m rasos masculino – T12 e pela seleção de boccia quando a formação lusa bateu a Argentina por 6-2. O país está assim na 67ª posição, já o anfitrião Brasil está em 5ª colocação com 27 medalhas. Até o momento, a edição dos jogos 2016 conta com mais de 100 recordes quebrados pelos atletas participantes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: