Eliminatórias Euro 2016: Vitória sofrida, mas que valeu a vice-liderança

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Eliminatórias Euro 2016: Vitória sofrida, mas que valeu a vice-liderança

Jogadores comemoram gol contra Camarões em Leiria, Portugal. Foto: JOSE SENA GOULAO/LUSA
Foto Arquivo: JOSE SENA GOULAO/LUSA

Pelas eliminatórias da Euro 2016 Portugal fez sua terceira partida (a 2ª em casa), enfrentando no Estádio do Algarve a Seleção da Armênia. A partida serviu também para o retorno do lateral direito Bosingwa, depois de 4 anos ausente, e que embora não tenha se destacado como em outras oportunidades (apoiou o ataque apenas nos minutos finais), também não comprometeu. A surpresa positiva ficou por conta do estreante na lateral esquerda, Raphael Guerreiro (Lorient da França), jovem promessa que mostrou personalidade na defesa e desenvoltura com vigor físico nos apoios. Mas nada disso serviu para tirar a monotonia e apatia da 1ª etapa, com os armênios se defendendo e ousando alguns contra-ataques; e os lusos criando pouco e pecando nas finalizações; com a bola quase não chegando a Cristiano, que muitas vezes tinha de voltar para buscá-la no meio campo, onde João Moutinho era figura apagada e lenta, tal como Nani.

Com o início do 2º tempo e nada mudando, Fernando Santos sacou Postiga aos 11 minutos e fez entrar Eder, que pouco ajudou e ainda perdeu pelo menos um gol feito em bola deixada de bandeja por Cristiano, furando bisonhamente (noutra jogada cabeceou sozinho, mas no pé da trave). O meio campo tinha três figuras que continuavam apagadas na construção das jogadas ofensivas – Danny, Nani e João Moutinho (que alias, perto do final da partida, deu um presente no meio de campo para o time armênio, que só não fez pela boa colocação de Rui Patrício no chute desferido pelo adversário); mas nem isso demovia Fernando Santos da ideia de mexer no time e colocar Quaresma. Como nada melhorava finalmente o técnico luso, aos 25 minutos, sacou um meio campista, Danny, e fez entrar o cigano. Dois minutos após, em jogada iniciada por Nani, Quaresma chutou cruzado, a bola foi rebatida pela zaga, Nani chutou novamente para Cristiano Ronaldo disputar com dois zagueiros e concluir para as redes fazendo o gol que valeu a vitória minguada, mas que da a vice-liderança do grupo para Portugal, com 6 pontos em 3 jogos. Além disso o gol de Cristiano lhe da outro recorde: o de maior artilheiro de todos os tempos das Eurocopas, chegando 23 tentos somando todas as fases de disputa (eliminatórias e fases finais – são 17 nas eliminatórias e 6 nas fases finais). Numa pesquisa de um site brasileiro, Cristiano aparece como o goleador mais eficaz do planeta na atual temporada, marcando um gol a cada 62 minutos. A Dinamarca, depois da vitória por 3×1 nessa sexta fora frente a Servia, lidera o grupo com 7 pontos, mas um jogo a mais. A Albânia, com 4 pontos em 2 jogos, é a 3ª colocada. Armênia (com 3 jogos) e Servia (com 2 jogos) seguem em ultimo lugar com apenas 1 ponto. Lembrando que Albânia e Servia tem um jogo sub-judice por terem recorrido da punição de perda de pontos pela partida inacabada onde um drone adentrou o gramado.

A próxima partida de Portugal pelas eliminatórias da Euro 2016 só acontece em 29 de março do próximo ano, quando recebera em casa a Servia. Na próxima terça, em Old Trafford, Portugal joga amistosamente com a Argentina.

Superliga Portuguesa de Futebol

A 10ª jornada só terminou na noite dessa segunda-feira com o Rio Ave batendo a Acadêmica às 20h, por 3×0, e com isso passando o Sporting no saldo de gols e assumindo a 7ª posição embora com os mesmos 17 pontos dos leões.

Já a 11ª jornada só volta no ultimo final de semana de novembro, devido aos jogos da seleção portuguesa e também a 4ª eliminatória da Taça de Portugal.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

Nani, Rui Patrício e Jefferson que postaram nos seus respectivos perfis do face book uma resposta a critica do presidente Bruno de Carvalho com relação à atuação da equipe nos últimos jogos (que não agradou o agradou), podem ser alvos de processos disciplinares.

Benfica

Por um reajuste que o coloca ao nível dos jogadores melhor remunerados no plantel encarnado Gaitan aceitou nesse inicio de semana prorrogar ate junho de 2018 seu contrato (que vencia em 2016) com o Benfica, porem com a condição de baixar a clausula rescisória de 45 para 35 milhões de euros.

Com a lesão do meia Lucas Moura do PSG, Talisca acabou sendo convocado por Dunga para os amistosos da seleção brasileira principal nesse mês, contra Turquia e Áustria.

Portugueses no Exterior

O técnico português Jorge Costa, com o empate na Angola sem gols essa semana contra os donos da casa, conseguiu classificar a Seleção do Gabão para a Copa das Nações Africanas de 2015.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: