Destaques da Semana: Técnico português pode dirigir clube paulista

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Técnico português pode dirigir clube paulista

Foto/Arquivo: Portugal em 06 de Abril 2011. JOSE COELHO/LUSA
Foto/Arquivo: Portugal em 06 de Abril 2011. JOSE COELHO/LUSA

O S.Paulo recentemente tentou contratar o técnico português do Zenit, Andre Villas Boas, mas a boa campanha na Rússia e o salário astronômico afastaram o treinador do clube paulista, que agora voltou seu foco para o ex-técnico da seleção argentina Alejandro Sabella, que por sua vez está em vias de assumir o Manchester City. Por isso mesmo o S.Paulo colocou como plano C outro técnico luso, jovem, e com perfil parecido com o de Villas Boas, e barato. Trata-se de Paulo Fonseca, que levou o Paços de Ferreira as Taças Europeias antes de assumir o Porto, onde não foi feliz. De volta ao time da cidade do móvel Paulo Fonseca está novamente projetando o Paços e se colocando de novo na vitrine do futebol mundial.

Liga dos Cãmpeoes

Quaresma nocauteia alemães em 10 minutos

O Porto enfrentou nessa quinta-feira (jogo de ida) o Bayern no Estádio do Dragão e mostrou que esta empenhado em conquistar a Liga dos Campeões mais uma vez. Foram suficientes 10 minutos para a equipe lusa mostrar seu poderio e fazer 2×0 no placar, com gols de Quaresma, numa noite impecável. Aos 3 minutos o cigano roubou a bola de Xabi Alonso a entrada da área, driblou Neur, e a caminho do gol foi derrubado, com o pênalti assinalado (e convertido), mas sem a expulsão do goleiro (erro grosseiro da arbitragem visto que o jogador luso ia a caminho do gol). Sete minutos após foi a vez de Dante falhar e novamente Quaresma brilhar fazendo o segundo gol dos dragões. Os alemães levaram mais 20 minutos para estabilizar a partida e ai conseguir descontar o marcador, com Tiago Alcântara. Mas a noite era portuguesa, pois no segundo tempo o Porto foi todo para cima do Bayern pressionando ate conseguir o 3º gol através de Jackson Martinez, com ajuda de nova falha da defesa adversária, desta feita de Boateng. E não fossem algumas grandes defesas de Neur o Porto teria fechado a noite com goleada histórica. Na partida de volta semana que vem na Alemanha o Porto pode ate perder por 1×0 para ainda assim garantir vaga nas semifinais.

A vitoria lusa também causou, no dia seguinte a partida, a demissão em massa de todo o departamento médico do Bayern, acusado por muitos de ser um dos responsáveis pelo desastre devido ao levado numero de jogadores em tratamento e vetados para o jogo (Ribery, Benatia, Robben, Javi Martinez, David Alba e Schweinsteiger).

No outro jogo realizado nessa quinta na França, com dois gols de Soarez, o Barcelona fez 3×1 no PSG.

Já na quarta Atlético de Madrid e Real Madrid ficaram no 0x0; enquanto a Juventus fez 1×0 no Mônaco jogando na Itália.

Superliga portuguesa de futebol

A 28ª jornada só terminou nessa segunda com o jogo Estoril vencendo por 1×0 o Paços de Ferreira (20:00h).

Já a 29ª jornada teve os seguintes jogos:

Sexta:

V.Guimarães 1×0 Braga (20:30h)

Sábado:

Porto 1×0 Acadêmica (16:00h)

Belenenses 0x2 Benfica (18:00h)

Domingo:

Penafiel 0x2 Arouca (16:00h)

Paços de Ferreira 0x0 Moreirense (16:00h)

Gil Vicente 0x0 Rio Ave (16:00h)

V.Setubal 1×2 Estoril (17:00h)

Sporting 2×1 Boavista (18:00h)

A jornada só termina na noite de amanha, dia 19, com o clássico madeirense entre Marítimo e Nacional.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

  e) Maior número de vitórias em toda a competição;

  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Liga de Clubes

Para agravar mais ainda a crise e o risco de não haver árbitros disponíveis para comandar as partidas das ultimas cinco rodadas da Superliga Portuguesa, agora também os árbitros do segundo escalão (segunda divisão em diante), em solidariedade aos colegas que pediram afastamento dessas rodadas pelo não pagamento dos patrocínios nos uniformes, pediram dispensa das referidas rodadas.

Beira-Mar

O clube aveirense, a beira de um processo falimentar e inundado em dividas, propôs ao Tribunal do Comercio de Aveiro, dentro do plano de revitalização do clube que a lei faculta apresentar, um perdão de 75% das indenizações de credores e trabalhadores (que já votaram contra), com o restante a ser pago em 36 meses, e ainda incluindo 12 meses de carência.

A ILA (Inter Lisboa Academia), empresa de capital americano mas que conta com sócios portugueses, será a sócia majoritária da SAD do Beira-Mar (entrando inicialmente com aporte de 1 milhão de euros) assim que for aprovado o Processo Especial de Revitalização proposto pelo clube de Aveiro

Porto

Aos 77 anos de idade Pinto da Costa completou nessa sexta-feira 33 anos à frente da presidência do Porto.

Benfica

O caixão de Eusébio, feito de madeira, deveria ser trasladado em 3 de julho para o Panteão Nacional; porem alguns entraves surgiram. O primeiro refere-se ao fato de no Panteão só ser aceito caixão de zinco, e o segundo é relativo à lei de Inumação e Trasladação de Cadáveres, que proíbe a abertura de qualquer sepultura antes de decorridos três anos, salvo em cumprimento de mandado da autoridade judiciária.

O jogo contra o Belenenses nessa semana fez com que Jorge Jesus igualasse o numero de Oto Gloria, treinador que mais vezes dirigiu o Benfica. Foram 179 partidas comandando as águias. Na próxima semana frente ao Porto Jesus assumira a ponta completando 180 jogos.

Ao vencer nesse sábado na Luz, por 5×1 o Porto, a equipe de hóquei do Benfica sagrou-se campeã nacional pela 22ª vez (uma a mais que o Porto), e com duas rodadas de antecedência.

Portugueses no Exterior

Pela Liga Europa, partida de ida, o Zenit do técnico luso Villas Boas foi ate a Espanha enfrentar o Sevilha, e embora tenha aberto o marcador, tomou a virada de 2×1; precisando na partida de volta na Rússia semana que vem vencer por 1×0 para garantir vaga na fase seguinte.

Com o gol marcado esse final de semana na vitória do Real de 3×1 frente ao Málaga, Cristiano bateu mais um recorde que é o de ser o 1º jogador a chegar aos 50 gols (ou mais) pela 5ª temporada consecutiva.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: