Quarta, 18 de Outubro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Destaques da Semana: Técnico inventa, Seleção sofre, mas Cristiano resolve

Por | 9 outubro, 2017 as 9:31 am | Nenhum comentário

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Técnico inventa, Seleção sofre, mas Cristiano resolve

Portugal jogou nesse sábado sua penúltima partida na fase de grupos das eliminatórias visando o Mundial da Rússia, em Andorra contra os donos da casa e num estádio com capacidade para 3.330 torcedores onde 2000 eram portugueses. Fernando Santos, visando poupar Cristiano Ronaldo de uma contusão e ate de levar um cartão amarelo que o excluiria da partida decisiva na próxima terça na Luz frente à Suíça, deixou o craque madeirense no banco, erro grave que poderia ter custado a disputa da vaga direta para o mundial visto que a seleção não se encontrou em campo na etapa inicial, criando pouquimas chances e enervando os lusos no estádio.

Mas para a etapa complementar o técnico luso se redimiu do erro colocando de cara CR7 em campo no lugar de Gelson Martins. Daí para frente tudo mudou, com a seleção ganhando confiança e criando chances seguidas de gol, que veio aos 18 num lance em que a bola cruzada na pequena área sobrou para Cristiano abrir o marcador e desafogar Portugal (gol de numero 79 por Portugal e que iguala CR7 a Lewandowsk com 15 na artilharia das eliminatórias europeias). Embora não tenha feito mais gols ate perto do final, a seleção das cinco quinas foi soberana, demonstrando a superioridade com o 2º gol que definiu o placar aos 41 minutos quando CR7 cruzou da linha de fundo para trás, encontrando Danilo que de cabeça lançou na pequena área Andre Silva para o gol derradeiro que transferiu a decisão da vaga para a Luz na terça-feira onde só a vitoria coloca Portugal direto no mundial. Qualquer outro resultado lança a seleção lusa para a loteria do mata-mata entre as 8 segundas seleções melhores colocadas nas eliminatórias europeias, dentre as quais se destacam a Itália, a Croácia e possivelmente ate a Holanda.

Taça De Portugal

A Taça de Portugal terá na próxima semana os seguintes jogos envolvendo as principais equipes da 1ª divisão portuguesa:

12/10 em Oleiros: Oleiros x Sporting

13/10 no Restelo (Estádio do Belenenses): Lusitano Ginásio Clube de Évora x Porto

14/10 em Sines: Vasco da Gama de Sines x V.Guimarães

14/10 em Aves (Estádio do Aves): S.Martinho x Braga

14/10 no Algarve (Estádio do Algarve): Olhanense x Benfica

14/10 em S.Torcato: Torcatense x Marítimo

15/10 em Vila Verde: Vilaverdense x Boavista

15/10 em Ponta Delgada (Açores): Santa Clara x Belenenses

15/10 em Pinhal Novo (Palmela): Pinhalnovense x V.Setubal

15/10 em S.João da Madeira: Sanjoanense x Rio Ave

Taça Da Liga

A Taça da Liga teve os seguintes jogos disputados essa semana:

07/10 – V.Guimarães recebeu o Feirense pelo Grupo C e ficou no empate por 1 gol

08/10 – Paços de Ferreira recebeu o Rio Ave pelo Grupo D e também empatou por 1 gol

No próximo dia 10/10 o Moreirense recebe o Oliveirense pelo Grupo C e dia 24/10 o Porto recebe o Leixões pelo Grupo D.

Taças europeias

Liga dos campeões

Dia 17 próximo o Porto joga na Alemanha frente ao Leipzig, enquanto o Mônaco recebe o Besiktas.

Benfica

No próximo dia 18 o Benfica recebe o Manchester United, enquanto o CSKA recebe o Basiléia.

Sporting

No próximo dia 18 o Sporting vai ate a Itália enfrentar a Juventus, enquanto o Barcelona recebe o Olympiakos.

Liga Europa

Braga

No próximo dia 19 o Braga recebe o Ludogorets, enquanto o Hoffenheim recebe o Basaksehir.

V.Guimarães

No próximo dia 19 o V.Guimarães viaja ate a França para enfrentar o Marselhe, enquanto o Konyaspor recebe o Salzburgo.

Superliga Portuguesa Temporada 2017/2018

Devido à data FIFA para jogos da Seleção visando o Mundial da Rússia, e também as rodadas da Taça de Portugal e Taça da Liga, a próxima jornada só volta dentro de 2 semanas.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas notícias

Belenenses

Muriel, antigo goleiro do Inter de Porto Alegre e com excelente passagem pela Portuguesa de Desportos, desde o ano passado defende a meta do Belenenses e agora vê seu irmão e também goleiro Alisson brilhar defendendo a Roma da Itália e também a seleção brasileira.

Sporting

Mesmo afastado da equipe principal leonina, e treinando em separado por não ter concordado em se transferir numa transação benéfica para o clube, mas nem tanto para o jogador, Bryan Ruiz ajudou nesse final de semana, com um passe milimétrico para o gol salvador no 5º minuto de acréscimo, a Costa Rica a qualificar-se para o Mundial da Rússia após empate por 1 gol com Honduras.

Benfica

Pelo cancelamento da Eusébio Cup, que ocorreria essa semana no Canadá, o Glasgow Rangers esta entrando com um processo contra o Benfica exigindo uma indenização na casa dos 200 mil euros, apesar da empresa organizadora (Elite Soccer Entertainment) ter divulgado essa semana na mídia um comunicado chamando para si toda a responsabilidade e escusas pelo cancelamento da Eusébio Cup, embora sem compromisso algum de indenizar as duas equipes.

A imprensa lusa já da como certa a contratação por parte do Benfica do goleiro Vlachodimos do Panathinaikos, que devera assinar nesse final de semana, após exames médicos, ate 2022 por 400 mil euros anuais, recebendo o time grego 2 milhões de euros alem de ficar ainda detentor de 15% de seu passe.

Aves

O ex-treinador do Arouca que recentemente retornou do futebol egípcio, Lito Vidigal, volta ao futebol português para assumir o comando técnico do Aves em substituição a Ricardo Soares, demitido na ultima rodada.

Portugueses no Exterior

Nessa terça-feira Jose Mourinho foi homenageado na ribeirinha de Setubal, sua terra natal, com a inauguração de uma avenida que leva o seu nome.

Madjer, craque luso do futebol de areia, cinco vezes eleito o melhor do mundo e atual vencedor, esta novamente na relação dos 50 jogadores que concorrerão a esse premio pela FIFA juntamente com mais 3 portugueses.

A maldosa imprensa espanhola divulgou essa semana que Ricardo Carvalho admitiu ao fisco espanhol antes mesmo do processo evoluir que fraudou o imposto de renda daquele país no período de 2010 a 2012 quando defendeu o Real, enviando parte dos seus direitos de imagem (546 mil euros) a um paraíso fiscal, e que por isso fora condenado com pena suspensa (ou seja, só vai preso se reincidir no crime) a 7 meses de prisão, alem da devolução do valor sonegado e de uma multa de 142 mil euros. Na verdade, por admitir a fraude, Ricardo Carvalho foi isentado de pena sendo apenas obrigado a devolver o sonegado e a pagar a multa de 142 mil euros.

A atleta portuguesa Joana Schenker sagrou-se nesse domingo campeã mundial de bodyboard nas praias de Nazaré, mesmo sendo eliminada na 7ª e penúltima etapa do circuito mundial Nazaré Pró.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade