Quarta, 23 de Agosto de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Destaques da Semana: Taças, Superliga e últimas notícias

Por | 7 agosto, 2017 as 10:55 am | Nenhum comentário

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Taças europeias

Liga dos Campeões

Sporting

No sorteio do play-off de acesso a fase de grupos da Liga dos Campeões, o Sporting foi cabeça de série onde poderia cruzar com equipes como Hoffenhein, Young Boys, Steua Bucareste, Istanbul Basaksehir ou Nice. Coube aos leões o Steua Bucareste, com os jogos desse play-off acontecendo esse mês nos dias 15/16 (ida) em Alvalade, e 22/23 (volta) na Romênia.

Liga Europa

Marítimo 2×0 Botev Plovdiv

Com um gol em cada tempo o Marítimo, que houvera empate fora sem gols na partida de ida, venceu sem muitas dificuldades os búlgaros do Botev nessa quinta na Madeira garantindo vaga na próxima fase da disputa, onde enfrentará no play-off final de acesso a fase de grupos da Liga Europa o Dínamo de Kiev da Ucrânia, com jogos de ida no próximo dia 17 na Madeira, e de volta uma semana depois a 24 ainda deste mês na Ucrânia.

Braga 2×1

Após o empate fora por um gol e que lhe dava a vantagem de jogar em casa por um empate a zero para seguir na disputa, o Braga foi surpreendido nessa quinta com um gol do adversário na etapa inicial; mas teve sangue frio e forças para virar o placar no ultimo minuto dos acréscimos da prorrogação, fazendo o 2×1 que evitou a decisão por pênaltis, e garantiu vaga na próxima fase, onde enfrentara no play-off final de acesso a fase de grupos da Liga Europa os islandeses do FH, com jogos de ida (em Portugal) e volta (na Islândia) esse mês nos dias 17 e 24 respectivamente.

Taça Da Liga

Tivemos no último domingo a largada da Taça da Liga com os seguintes resultados e classificados:

Covilhã 1×1 União (vitoria dos madeirenses nos pênaltis por 4×3)

Cova da Piedade 3×2 Nacional

Famalicão 1×2 Santa Clara

Penafiel 0x1 Oliveirense

Varzim 1×2 Gil Vicente

Acadêmica 0x0 Arouca (vitória do Arouca nos pênaltis por 4×2)

Leixões 2×0 Acadêmico de Viseu

E pelo sorteio o Real, que ficou isento, já evolui para a próxima fase, que teve inicio com 6 jogos na ultima  semana, sendo complementada com os 4 jogos restantes a serem realizados em setembro conforme tabela abaixo:

29/7

Belenenses 0x1 Real – vitória surpreendente do Real por 1×0 em pleno Estádio do Restelo eliminando os donos da casa e garantindo vaga na fase de grupos da disputa, na estréia em partidas oficiais do ex-goleiro da Lusa, Tom, um dos grandes responsáveis pela conquista desse sábado

30/7

Oliveirense 2×1 Santa Clara

Arouca 1×2 Paços de Ferreira

União 2×1 Gil Vicente

Moreirense 1×0 Aves

V.Setubal 1×0 Tondela

01/9

Marítimo x Estoril

02/9

Rio Ave x Cova da Piedade

03/9

Portimonense x Chaves

Boavista x Braga

Supertaça Cândido Oliveira

Benfica conquista sua 7ª Supertaça

Aconteceu nesse sábado à noite, no Estádio Municipal de Aveiro, a decisão da Supertaça Candido Oliveira, entre Benfica e V.Guimarães; e pela 7ª vez na sua historia a equipe encarnada venceu a disputa, ao bater os vimaranenses por 3×1, estando inclusive a vencer por 2×0 com menos de 15 minutos do encontro, com gols de Jonas e Seferovic. Raphinha descontou perto do final da 1ª etapa, e Raul Jimenez fez o 3×1 a poucos minutos do final. Com a conquista o zagueiro Luisão, que veste a camisa do Benfica há 14 anos, transformou-se no jogador com mais títulos em toda a historia encarnada, somando agora 20 troféus: 6 campeonatos nacionais, 3 Taças de Portugal, 7 Taças da Liga e 4 Supertaças.

E conforme acordado previamente, ao final da partida foi apresentada a estatística do jogo que permitiu aos Bombeiros de Figueiró dos Vinhos arrecadarem 121760 euros.

Superliga Portuguesa Temporada 2017/2018

Pela primeira vez na história a Superliga terá sua largada num meio de semana, dia 9 de agosto, uma quarta-feira; principalmente pelo fato do calendário estar apertado por conta da Copa do Mundo na Rússia no meio do próximo ano, o que obrigará o fechamento antecipado das competições nacionais. Serão disputadas 4 rodadas e depois haverá uma pausa destinada aos compromissos da Seleção.

A 1ª jornada, contudo teve 2 jogos antecipados para esse domingo, 6 de agosto, quando o Aves recebeu o Sporting na largada do campeonato e foi derrotado por 2×0, marcando Gelson Martins os dois gols leoninos.

No outro jogo, um pouco mais tarde, o V.Setubal recebeu o Moreirense empatando por 1 gol.

Os demais jogos:

7/8 (segunda)

Portimonense x Boavista (17:00h)

Feirense x Tondela (19:00h)

Rio Ave x Belenenses (21:00h)

8/8 (terça)

Marítimo x Paços de Ferreira (16:00h)

 

9/8 (quarta)

Porto x Estoril (19:00h)

Benfica x Braga (21:00h)

10/8 (quinta)

V.Guimarães x Chaves (21:00h)

A 2ª jornada começa na próxima sexta, e contara com os seguintes confrontos:

Sexta (11/8)

Sporting x V.Setubal (20:30h)

Sábado (12/8)

Moreirense x Feirense (16:00h)

Belenenses x Marítimo (18:15h)

Boavista x Rio Ave (20:30h)

Domingo (13/8)

Paços de Ferreira x Ave (16:00h)

Braga x Portimonense (18:00h)

Tondela x Porto (20:00h)

O complemento da jornada só acontecera na segunda, dia 14, quando jogarão Estoril x V.Guimarães (19:00h), e Chaves x Benfica (21:00h).

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas notícias

Benfica

O Benfica terminou a Emirates Cup em ultimo lugar ao perder domingo passado por 2×0 para o Leipzig, depois de ter sido goleado no sábado por 5×2 pelo Arsenal, que conquistou o torneio mesmo sendo derrotado por 2×1 para o Sevilha, que na véspera houvera vencido o Leipzig por 1×0. Como o torneio previa a soma de 1 ponto por cada gol marcado aos pontos da partida e no caso de empate na pontuação final, vantagem para a maior artilharia, mesmo perdendo uma e vencendo outra o Arsenal ainda assim saiu vencedor apesar do Sevilha ter obtido duas vitórias, visto que na pontuação final ambos terminaram com 9 pontos.

Mitroglou sofreu uma lesão na parte posterior da coxa esquerda e por isso ficou de fora da decisão da Supertaça nesse sábado e também, muito provavelmente, ficara ausente tambem da primeira partida do campeonato frente o Braga na Luz, a 9 de agosto.

Arango, atacante colombiano recém contratado pelo Benfica junto ao Milionários, acaba de ser emprestado ao Aves.

O Besiktas entrou com uma ação na FIFA contra o Benfica por conta dos encarnados não terem liberado a documentação para o re-empréstimo (contratual e compulsório) de Talisca. De pronto a direção da equipe da Luz ordenou o retorno imediato do jogador por não ter recebido o pagamento da clausula de 2 milhões de euros desse re-empréstimo vencida na segunda quinzena de julho.

Belenenses

Roni Rodrigues, atacante de 26 anos do S.Paulo e que estava emprestado ao Adanaspor da Turquia, é o mais novo reforço do Belenenses por empréstimo de uma temporada.

O time do Restelo pode ganhar no tapetão a vaga do Real na Taça da Liga. Isso porque no jogo em que o time dos arredores de Lisboa venceu o Belenenses, sábado passado, utilizou um jogador (Abou Toure) que foi expulso na ultimo partida da 2a divisão contra o Famalicão, infringindo o regulamento da Liga de clubes que determina o cumprimento da suspensão automática por uma partida no primeiro jogo oficial da temporada seguinte, que seria esse pela Taça da Liga.

Sporting

No sorteio do play-off de acesso a fase de grupos da Liga dos Campeões o Sporting foi cabeça de serie e poderia ter defrontado equipes como Hoffenhein, Young Boys, Steua Bucareste, Istanbul Basaksehir ou Nice. Mas coube aos leões o Steua Bucareste, com o jogo de ida acontecendo em Alvalade a 15/16 deste mês, e o de volta fora dia 22/23.

A direção leonina anunciou essa semana que chegou a marca histórica de 160 mil associados espalhados por 65 países do mundo.

Porto

Em mais um amistoso preparatório o Porto venceu nessa quarta, com 3 gols de Soares, o Gil Vicente por 3×1.

Portugueses no Exterior

Em entrevista a imprensa lusa o técnico Augusto Inácio, que após pouco mais de 3 meses pediu demissão do Zamelek do Egito, explicou que abandonou o clube devido à forte pressão que seu auxiliar (e que por ironia era egípcio) sofreu do presidente da equipe, tendo inclusive sofrido duas agressões, uma com um soco no estomago e a ultima com um soco no rosto.

O Besiktas, de Quaresma e Pepe, perdeu nesse domingo a decisão da Supertaça da Turquia por 2×1 para o Konyaspor. Um pênalti de Pepe deu o gol da vitoria para o Konyaspor.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade