Destaques da Semana: Taças, Superliga e últimas

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Taça De Portugal

Com início agendado para o dia 3 de setembro, a primeira eliminatória da Taça de Portugal terá 120 clubes sendo 70 da 3ª divisão, e mais 50 dentre todos os vencedores e vices das Taças Distritais.

Taças europeias

Liga dos campeões

Sporting

Coube aos leões o Steua Bucareste, com os jogos desse play-off pre-fase de grupos da Liga dos Campeões acontecendo esse mês nos dias 15/16 (ida) em Alvalade, e 22/23 (volta) na Romênia.

Liga Europa

Marítimo

O Marítimo enfrentará nesse play-off final de acesso a fase de grupos da Liga Europa o Dínamo de Kiev da Ucrânia, com jogos de ida no próximo dia 17 na Madeira, e de volta uma semana depois a 24 ainda deste mês na Ucrânia.

Braga

Já o Braga pegara nesse play-off final de acesso a fase de grupos da Liga Europa os islandeses do FH, com jogos de ida (em Portugal) e volta (na Islândia) esse mês nos dias 17 e 24 respectivamente.

Superliga Portuguesa Temporada 2017/2018

A 1a jornada começou no ultimo domingo quando o Aves recebeu o Sporting na largada do campeonato e foi derrotado por 2×0, marcando Gelson Martins os dois gols leoninos.

No outro jogo daquele domingo, so que um pouco mais tarde, o V.Setubal recebeu o Moreirense empatando por 1 gol.

Os demais jogos aconteceram essa semana com os seguintes resultados:

7/8 (segunda)

Portimonense 2×1 Boavista (17:00h)

Feirense 1×1 Tondela (19:00h)

Rio Ave 1×0 Belenenses (21:00h)

8/8 (terça)

Marítimo 1×0 Paços de Ferreira (16:00h)

9/8 (quarta)

Porto 4×0 Estoril (19:00h) – em ritmo de treino, com 2 gols de Marega, 1 de Brahimi e outro de marcado o Porto goleou o Estoril na sua 1a partida do campeonato

Benfica 3×1 Braga (21:00h) – com gols de Seferovic, Jonas e Salvio contra 1 de Hassan para o Braga o Benfica venceu na estreia sem maiores dificuldades. Alias com esse gol Jonas empatou com Magnusson na vice-liderança dos maiores artilheiros estrangeiros que passaram pela Luz atingindo a marca de 87 gols em 3 temporadas (Magnusson precisou de 5 temporadas para chegar a essa marca). O líder isolado dessa artilharia é o paraguaio Oscar, que atuando pelo Benfica de 2007 a 2014 fez 172 gols. Na media por temporadas Jonas é disparado o melhor, com 29 gols contra 24.5 de Cardozo e 17.4 de Magnusson.

10/8 (quinta)

V.Guimarães 3×2 Chaves (21:00h)

A 2ª jornada começou nessa sexta, com os seguintes confrontos:

Sexta (11/8)

Sporting 1×0 V.Setubal (20:30h)

Sábado (12/8)

Moreirense 0x0 Feirense (16:00h)

Belenenses 1×0 Marítimo (18:15h)

Boavista 1×2 Rio Ave (20:30h)

Domingo (13/8)

Paços de Ferreira 2×2 Aves (16:00h)

Braga 2×1 Portimonense (18:00h)

Tondela 0x1 Porto (20:00h)

O complemento da jornada só acontecera na segunda, dia 14, quando jogarão Estoril x V.Guimarães (19:00h), e Chaves x Benfica (21:00h).

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas notícias

Benfica

A novela envolvendo Benfica, Talica e Besiktas ganhou um novo personagem: a Inter de Milão. Na versão encarnada o certificado para a continuidade de Talisca mais um ano no time turco por empréstimo não foi enviado porque o pagamento desse re-empréstimo, vencido na segunda quinzena de julho, não foi feito. Na versão do Besiktas, eles não estão devendo nada e acreditam que o Benfica esta retendo a liberação porque recebeu uma proposta de 40 milhões de euros da Inter de Milão, bem maior do que os 25 milhões estipulados quando do empréstimo de Talisxa para os turcos ano passado.

Sporting

Com opção de compra ao final da temporada, o Sporting contratou por empréstimo junto ao HNK Rijeka da Macedônia o lateral-direito Ristovski. Especula-se que exista uma clausula de compra obrigatória ao final do vinculo.

Já o atacante Castaignos foi emprestado por uma temporada ao Vitesse da Holanda.

Contratualmente, por entrar a campo numa partida oficial pelo Sporting (contra o V.Setubal nesse fim de semana) o atacante Doumbia garantiu contrato de 4 anos e a obrigação da sua contratação em definitivo pelos leões ao final da presente temporada, junto a Roma, por 4 milhões de euros. Sua clausula rescisória será fixada em 60 milhões de euros.

Porto

O zagueiro brasileiro Maicon, que atuou nos dragões de 2009 a 2016 e atualmente defende o Galatasaray da Turquia, entrou com uma acao indenizatoria no Tribunal de Vila Nova de Gaia contra a SAD portista reivindicando indenização de 920 mil euros.

Com os seis jogadores vendidos ate o presente momento (Andre Silva, Ruben Neves, Martins Indi, Depoitre, Andrés Fernandez e Lichnovsky) o Porto conseguiu equilibrar as contas e cumprir as determinações do fair-play financeiro impostas pela FIFA, tendo para isso arrecadado 72,3 milhões de euros.

Portugueses no Exterior

Com Cristiano Ronaldo no banco e entrando só a 10 minutos do final, o Real Madrid bateu por 2×1 o Manchester United na Macedônia, conquistando pelo 2o ano consecutivo a Supertaça da Europa. Casemiro fez 1×0 aos 25 da etapa inicial; Isco fez 2×0 aos 7 do 2o tempo; e Lukaku descontou para os ingleses aos 17 minutos. Com isso Zidane conquista em 1,5 ano seu 6o troféu: 2 Ligas dos Campeões, 2 Supertaças Europeias, 1 Liga Espanhola e 1 Mundial de Clubes.

No Mundial de Atletismo que acontece em Londres o atleta português Nelson Évora conquistou nessa quinta a medalha de bronze no salto triplo com a marca de 17,19 metros.

Já o ciclista português Rui Sousa de 41 anos, também nessa quinta, venceu a 6a etapa da volta a Portugal percorrendo 182,7 km de Braga a Fafe num tempo de 4 horas, 41 minutos e 50 segundos.

Nesse domingo a atleta portuguesa Inês Henriques não só bateu seu próprio recorde mundial como também conquistou a medalha de ouro no Mundial de Atletismo em Londres nos 50 km de marcha atlética cravando 4 horas, 5 minutos e 56 segundos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: