Destaques da Semana: Taças Europeias, Superliga e últimas

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Taças Europeias

logo_bandeira-PortugalAs oitavas-de-final da Liga dos Campeões e os dezesseis avos de final da Liga Europa começaram nessa semana com os seguintes jogos envolvendo equipes lusas (apenas na Liga dos Campeões):

14/2 (terça)

Benfica x Borussia Dortmund (jogo de volta na Alemanha dia 8 de março)

Com uma equipe tecnicamente inferior a adversária, o Benfica fez em casa tudo que se podia esperar de um franco atirador, primeiro defendendo com maestria (apesar das constantes falhas do limitado Fejsa a frente da zaga encarnada), e depois aproveitando num contra-ataque, na etapa final, uma das poucas chances de gol que teve, com Luisão (que completou sua partida de número 500 pelas águias) subindo mais do que toda a zaga alemã e encontrando Mitroglou na cara do gol para em dois toques desviar ao fundo das redes a bola que decretou o gol português da vitória pelo placar mínimo, mas que pode valer a classificação para a próxima fase em caso de empate fora no jogo de volta. Contudo o grande nome da partida foi o goleiro Éderson, que com defesas cinematográficas e saídas precisas do gol impediu o sucesso alemão, chegando inclusive a defender um pênalti chutado por Aubameyang aos 15 do 2o tempo. Alias pelas excelentes saídas do gol de Éderson esse mesmo Aubameyang perdeu no mínimo 3 chances claras de gol que poderiam ter dado outro rumo a história desse encontro.

Nos demais jogos dessa semana, na terça, jogando em casa, o PSG massacrou o Barcelona de Messi e companhia goleando por 4×0 no jogo da 1a mão assim como também o fez em casa o Bayern ao golear por 5×1 o Arsenal. Também jogando em casa o Real Madrid de Cristiano Ronaldo venceu por 3×1 os italianos do Nápoles.

22/2 (quarta)

Porto x Juventus (jogo de volta na Itália dia 14 de março)

Superliga Portuguesa De Futebol

A 21ª jornada terminou nessa segunda quando as 20:00h o Rio Ave recebeu o Marítimo e ficou no empate sem gols.

Já a 22ª jornada começou nessa sexta:

17/2 (sexta)

Porto 4×0 Tondela (20:30h) – o time dos dragões venceu porem absurdamente ajudado pela arbitragem que alem de assinalar um pênalti inexistente a favor dos donos da casa no final da primeira etapa, logo após (por acumulo de amarelos) expulsou o zagueiro Osório do Tondela num lance em que nem era merecida advertência pela inexistência da falta. Com o caminho facilitado mais três gols vieram tranquilamente na etapa final solidificando a vitória azul e branca por goleada de 4×0.

18/2 (sábado)

Moreirense 1×1 Estoril (16:00h)

Chaves 2×0 Arouca (16:00h)

Feirense 0x1 Boavista (18:15h)

Sporting 1×0 Rio Ave (20:30h) – num jogo feio e sofrido o Sporting venceu a duras penas o Rio Ave pelo placar mínimo, gol marcado ainda no 1º tempo por Alan Ruiz.

19/2 (domingo)

Paços de Ferreira 2×1 V.Setubal (16:00h)

Belenenses 1×1 V.Guimarães (18:00h)

Braga x Benfica (20:15h) – numa partida dificílima o Benfica foi ate Braga e com um golaço de Mitroglou a 10 minutos do apito final venceu os donos da casa, mantendo a liderança isolada do campeonato, um ponto a frente do Porto.

A jornada só termina amanha, segunda, quando as 20:00h o Marítimo recebe o Nacional no clássico da Madeira.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas notícias

Benfica

Após a vitória contra o Dortmund essa semana, ainda nos vestiários, o presidente Luis Filipe Vieira adiantou que renovara o contrato de Luisão até junho de 2018 (nas mesmas bases salariais) quando então, caso o jogador opte por encerrar a carreira (estará com 36 anos), será convidado para ser dirigente encarnado tal como ocorreu com outros craques do passado.

Sporting

No jogo dessa rodada frente ao Rio Ave o goleiro Rui Patrício completou a partida de número 400 pelos leões. A sua estreia aconteceu ha exatos 10 anos e 3 meses quando em 19 de novembro de 2006 enfrentou na Madeira o Marítimo, substituindo Eduardo que saiu contundido.

Portugueses no exterior

Embora não tenha feito gols no jogo de ida dessa semana do Real frente ao Nápoles, com o passe que deu para um dos tentos assinalados nessa vitória, Cristiano Ronaldo transformou-se no jogador com o maior número de assistências em toda a história da Champions League (31). Alem disso é o que também fez mais gols de pênalti, mais gols de falta, mais gols de cabeça, mais gols fora de casa e maior artilheiro de todos os tempos na Champions League.

Cristiano Ronaldo e Angelina Jolie aceitaram o convite de um produtor de TV da Turquia para junto com outras celebridades gravarem uma serie de TV denominada “A Ponte da Vida” (que a principio será levada ao ar na Turquia, Oriente Médio e America Latina) onde se pretende chamar a atenção do mundo para o problema dos refugiados. A maior parte das filmagens ocorrera na Turquia e com começo já previsto para o final de março.

A maioria dos portugueses se deu bem nesse meio de semana na Liga Europa. O Manchester de Jose Mourinho venceu em casa o jogo de ida frente ao S.Etienne por 3×0; o Besiktas de Quaresma venceu em casa o H.Beer Sheva por 3×1; o Shakhtar de Paulo Fonseca venceu fora o Celta por 1×0; a Fiorentina de Paulo Sousa também venceu fora o Monchengladbach por 1×0; e o Olympiakos de Paulo Bento empatou em casa sem gols com o Osmanlispor. A única decepção foi o Zenit, dos portugueses Luis Neto e Danny, que perdeu fora por 2×0 para o Anderlecht.

O ex-defesa da Seleção Portuguesa e hoje técnico da Seleção de Moçambique, Abel Xavier, anda muito mal com a justiça portuguesa que alem de já penhorar dois prédios seus em Cascais por dividas com o Montepio, com o Fisco e por inadimplência de condomínio, agora pede no Tribunal do Comercio de Lisboa a sua insolvência por calote ao proprietário de um stand de automóveis em Varzim, visto que o ex-craque já não tem mais patrimônio penhorável.

Sá Pinto em seu 3º jogo a frente do Atromitos (empate no primeiro com o Olympiakos sem gols pela Taça da Grécia e vitória no 2º pelo Campeonato Grego) conseguiu mais uma vitória a contar pelo campeonato local, desta feita por 2×1 em casa frente ao Xanthi nessa sexta, e que coloca a equipe na 8ª posição, colocação está que pode melhorar após o confronto desse domingo fora contra o AEK de Hugo Almeida.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: