Destaques da Semana: Portugal Campeão Europeu Sub-17

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Portugal Campeão Europeu Sub-17

logo_bandeira-PortugalDepois de 5 jogos sem sofrer gols na disputa e vencendo a Holanda por 2×0 nessa quarta, a Seleção Sub-17 de Portugal garantiu vaga na final da Eurocopa do Azerbaijão, depois de 13 anos da 1ª conquista. Jose Gomes, autor de um dos gols, chegou ao 7o assinalado no torneio em apenas 5 jogos, isolando-se na artilharia, e ficando a apenas um gol do recorde da Euro. Repetindo a decisão de 2003 quanto Portugal foi campeão da categoria em Viseu sem também levar um gol sequer, o adversário na final foi a Espanha que nessa quarta venceu a Alemanha por 2×1.

Na decisão, ocorrida nesse sábado em Baku às 17h de Portugal, depois de sair na frente com Diogo Dalot aos 27 minutos, Portugal sofreu seu primeiro e único gol da disputa, marcado pelo espanhol Diaz, de cabeça e aos 32 minutos. Ao termino dos 80 minutos regulamentares a decisão foi para a cobrança de penalidades máximas, com Portugal convertendo todas e a Espanha, com Morlanes (capitão da equipe), desperdiçando a ultima e consagrando a seleção das cinco quinas novamente campeã européia sub-17 depois de 13 anos. Alem da conquista Portugal fez também o artilheiro do Europeu, Jose Gomes, com 7 gols. Vale lembrar a tradição portuguesa nas camadas jovens onde Portugal também faturou o europeu sub-16 nos anos de 89, 95, 96 e 2000.

Seleção Portuguesa Convocada Para A Euro Da França

Fernando Santos divulgou nessa terça-feira à tarde, na “Cidade do Futebol” no Jamor, os seguintes 23 convocados que representarão Portugal na Euro da França, sendo o Sporting a equipe que mais cedeu jogadores num total de quatro selecionados.

Goleiros: Rui Patrício (Sporting); Anthony Lopes (Lyon) e Eduardo (Dínamo Zagreb).

Defesas: Vieirinha (Wolfsburgo); Raphael Guerreiro (Lorient); Bruno Alves (Fenerbahçe); Cedric e Jose Fonte (Southampton); Eliseu (Benfica); Pepe (Real Madrid) e Ricardo Carvalho (Mônaco).

Meio-campistas: Adrien Silva, William Carvalho e João Mario (Sporting); Andre Gomes (Valencia); Danilo Pereira (Porto); Renato Sanches (Bayern) e João Moutinho (Mônaco).

Atacantes: Cristiano Ronaldo (Real Madrid); Eder (Lille); Nani (Fenerbahçe); Rafa (Braga) e Quaresma (Besiktas).

Federação Portuguesa Foi Quem Denunciou Em Segredo Manipulação De Resultados

Para não atrapalhar as investigações a FPF denunciou ao Ministério Publico e a policia judiciária, em segredo, o esquema de manipulação de resultados envolvendo as equipes do Oriental, Oliveirense e Leixões (as duas primeiras acabaram rebaixadas e a ultima conseguiu a manutenção); e que levou a prisão ate essa segunda-feira de 15 indivíduos, sendo 4 jogadores do Oriental, 4 da Oliveirense, o presidente e o diretor desportivo do Leixões, 1 membro da torcida Super Dragões do Porto e ainda mais 4 empresários ligados a apostas desportivas. Acusados de corrupção ativa e passiva para viciação de resultados desportivos e lavagem de dinheiro, os detidos começaram a ser ouvidos nessa segunda pelo juiz Carlos Alexandre do Depto. de Investigação e Ação Penal de Lisboa, responsável por essa investigação batizada com o nome de “Jogo Duplo”, e que ainda promete muita ação e ate novas detenções; alem de também provável punição aos clubes e acusados envolvidos por parte da Federação Portuguesa de Futebol, que já determinou a imediata abertura de processos disciplinares aos mesmos. Dos 15 detidos para interrogatório apenas 3 permaneceram presos preventivamente para que não atrapalhem as investigações: Diego Tavares (jogador do Oriental); Gustavo Oliveira (empresário) e Carlos Silva, vulgo “Aranha” (membro da torcida Super Dragões do Porto). Já o presidente do Leixões, Carlos Oliveira; e também seu diretor desportivo, Nuno Silva, foram suspensos de suas funções. Descobriu-se ainda que os valores gastos para manipulação de resultados chegavam desde 500 euros a ate 70 mil euros por jogo, com mentores agindo a partir da Malásia.

Carlos Carvalhal Iguala Feito Da Portuguesa Em 96

O técnico português Carlos Carvalhal, depois de conseguir levar o seu Sheffield Wednesday da 2a divisão inglesa as quartas-de-final da Taça da Liga da Inglaterra (feito que lhe valeu o premio de melhor treinador da disputa), eliminando equipes tradicionais do Reino Unido como Newcastle e Arsenal; agora faz historia novamente ao conseguir levar sua equipe a partida decisiva que dara a ultima vaga de acesso a Premier League. Pelo regulamento da Championship (2a divisão inglesa), 3 equipes sobem para a 1a divisão, sendo 2 de forma direta (campeão e vice, no caso Burnley com 93 pontos, e Middlesbrough com 89 pontos) e a terceira oriunda de um play-off envolvendo do 3o ao 6o colocado, em partidas de ida e volta (com o segundo jogo sempre na casa do melhor colocado), com o 3o defrontando o 6o, e o 4o defrontando o 5o. O 3o colocado foi o Brighton que embora empatado na 2a posição com o Middlesgrough com 89 pontos, perdeu este posto no saldo de gols. O 4o colocado foi o Hull City com 83 pontos, o 5o foi o Derby County com 78 pontos e o 6o colocado foi o Sheffield com 74 pontos, ou seja, 15 a menos que seu adversário o Brighton.

Na partida de ida, semana passada, entre o Derby (5o colocado) e o Hull (4o colocado), vitoria dos visitantes por 3×0; já essa semana, no jogo de volta, o Deby deu o troco vencendo por 2×0, mas insuficiente para garantir presença na decisão da ultima vaga em Wembley no próximo dia 28.

No outro confronto, partida de ida, o Sheffield (6o colocado), jogando em casa venceu o Brighton (3o colocado e 15 pontos a frente do time de Carvalhal) por 2×0; e essa semana, jogando na casa do Brighton perante um publico de 27 mil expectadores (sendo apenas 2 mil do Sheffield, mas que apoiaram a equipe do começo ao fim do jogo inclusive ostentando uma enorme bandeira de Portugal nas bancadas), empatou por 1 gol assegurando a presença na disputa da ultima vaga a Premier League em partida histórica a ser disputada dia 28 de maio no lendário Estádio de Wembley contra o Hull City; repetindo feito similar conseguido pela Portuguesa de Desportos que no Campeonato Brasileiro de 1996 assegurou a oitava e ultima vaga para o octogonal decisivo na ultima rodada, após uma combinação inacreditável de resultados, eliminando posteriormente o 1o colocado que era o Cruzeiro e chegando ao vice-campeonato inédito vencendo o Grêmio em casa na partida de ida por 2×0, mas perdendo fora pelo mesmo placar, e que consagrou o Grêmio campeão pela melhor classificação antes da decisão (6o colocado).

Taça da liga

Mais um tri para o Benfica

Envolta em muita tecnologia, como por exemplo, a utilização da GLT (Tecnologia da Linha de Gol), alem de dois árbitros atrás dos gols, câmera com giro de 360 graus, bilhete virtual que exclui a necessidade do torcedor ter de levar o bilhete físico para o jogo, e outros detalhes menores, aconteceu nessa sexta, dia 20 de maio as 19:45h, a disputa em Coimbra da finalissima da Taça da Liga entre Benfica e Marítimo; e de forma apoteótica o Benfica conquistou mais um tri-campeonato, desta feita da Taça da Liga, a qual conquistou por 7 vezes (a contar com essa) em 9 Taças disputadas. O Marítimo ate começou melhor, mas foi o time encarnado quem saiu na frente fazendo 1×0 com Jonas aos 11, 2×0 e 3×0 com Mitroglou aos 18 e 38; e com João Diogo descontando para os madeirenses aos 45. Bem ao estilo de treino, no ritmo vira 3 e acaba 6, o Benfica fechou com chave de ouro mais uma conquista no seu historial (sua 77a taça conquistada, disparando como maior vencedor do futebol português a frente de Porto e Sporting), fazendo 6×2, com Gaitan marcado o 4o aos 32 da etapa final, Jardel o 5o aos 46 e Raul Jimenez o 6o aos 48 minutos. Antes, aos 38, Fransergio fez o 2o e último gol do Marítimo.

Taça de Portugal

Braga repete a história de 2015, mas agora com final feliz

Dois dias depois da decisão da Taça da Liga tivemos no Vale do Jamor, nesse domingo dia 22, mais uma decisão da Taça de Portugal, desta vez colocando frente a frente Porto e Braga. O time bracarense saiu na frente aos 12 minutos, após falha tripla da defesa portista que viu Helton se adiantar à jogada e se chocar com dois zagueiros do Porto permitindo a Rui Fonte se aproveitar da bobeada e abrir o marcador. Na 2ª etapa, após reposição de bola de Helton para Marcano, esse a dominou mal permitindo que Josué roubasse a mesma e ampliasse para os minhotos. Porem, três minutos depois, Andre Silva deu vida ao Porto e descontou; e o mesmo Andre Silva, no ultimo minuto do tempo regulamentar (numa bela meia bicicleta), empatou tudo, repetindo o mesmo filme da ultima decisão da Taça de Portugal quando o Braga fez 2×0 no Sporting, sofrendo um gol aos 39 e outro aos 48 do segundo tempo, e que fez com que a decisão fosse para a prorrogação (como nessa agora) e depois para os pênaltis. Porem, naquela oportunidade o time vermelho e branco acabou vencido, mas agora, com duas defesas de Marafona em chutes de Herrera e Maxi Pereira, a sorte esteve ao lado do Braga que venceu por 4×2 e conquistou a sua 2ª Taça de Portugal, exatamente 50 anos depois da sua 1ª conquista. O Benfica ainda lidera em números de Taças de Portugal com 25 conquistas, seguido por Porto e Sporting cada um com 16 Taças.

Superliga Portuguesa De Futebol

A superliga portuguesa da temporada 2016/2017 só terá inicio no próximo mês de agosto, após a disputa da Eurocopa.

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas noticias

Sporting

Domingo passado, logo após a conquista do tri-campeonato pelo Benfica, o presidente Bruno de Carvalho tirou sua pagina no Facebook do ar. Antes porem, nas redes sociais, disse que muitos técnicos e dirigentes mantiveram contato revoltados com as manipulações de bastidores e erros de arbitragem da recém encerrada disputa, que sempre favorecia o time da Luz, mas que de agora em diante isso acabou e teve um ponto final nessa temporada não mais devendo acontecer no futuro. Puro choro de quem não soube administrar os sete pontos de vantagem que tinha a pouco mais da metade da disputa, por conta da soberba e arrogância que se trocadas pela determinação e foco levariam o Sporting a conquista do campeonato.

O lateral direito Schelotto, que chegou a custo zero na recém encerrada temporada, com um ano de contrato e opção de mais 3, foi aprovado por Jesus Jesus tendo portanto acionada a clausula que dava ao Sporting o direito de prorrogar seu contrato por mais 3 temporadas.

O Sporting comunicou nessa quinta a Bolsa de Valores de Portugal que prorrogou por mais uma temporada o vinculo que tinha com Jorge Jesus ate 2018, ficando, portanto com o técnico ate junho de 2019.

Uma noticia foi plantada essa semana no futebol italiano dando conta da ida de Gustavo Tocantins (atacante do Corinthians, mas que atua por empréstimo na Portuguesa de Desportos) para o Estoril ou Sporting. Contatados pela imprensa portuguesa ambas as equipes afirmaram que sequer conhecem o jogador.

Benfica

Com 32 gols marcados (5 a mais que Slimani) Jonas ganhou a bola de prata como artilheiro do campeonato.

O Banco de Portugal divulgou que na próxima segunda-feira entra em circulação a moeda de 7,5 euros com a estampa de Eusébio, feita em cuproniquel e com 33 mm de diâmetro. A principio serão cunhadas 100 mil moedas deste tipo, podendo ainda haver posteriormente uma produção especial de mais 5 mil moedas só que em prata, e ate mais 2500 dessas moedas porem em ouro.

Carrillo, lateral peruano afastado pelo Sporting desde setembro por não querer renovar contrato e que livre de vinculo ao termino dessa temporada já havia assinado com o Benfica por 5 anos, nem devera vestir a camisa encarnada devendo ser negociado por 25 milhões de euros com o Atlético de Madrid; segundo a imprensa espanhola. Porem, outra hipótese seria a sua ida por empréstimo para o mesmo Atlético em troca de Diogo Jota, também por empréstimo, pretendido pelo time encarnado mas que acabou sendo negociado pelo time do Paços com os Espanhóis.

O mesmo Carrillo também é dado pela imprensa britânica como reforço para uma equipe da Premier League por 30 milhões de euros.

Segundo a imprensa espanhola outro que esta de saída e pelo mesmo valor, 25 milhões de euros, é o meia argentino Gaitan, depois de 6 temporadas defendendo o Benfica.

A ultima hora, e para substituir Ricardo Oliveira que se contundiu a serviço do Santos, Jonas foi convocado para disputar a Copa America pelo Brasil.

Jonas que também é especulado como reforço do futebol chinês ao lado de Talisca por um montante a rondar os 45 a 50 milhões de euros, segundo noticia a imprensa européia.

Mercado de Técnicos

Na dança de técnicos, Sergio Conceição, em comum acordo com o V.Guimarães, abandonou o cargo de treinador que ocupava há 8 meses (assumindo seu posto por 2 temporadas o ex-jogador da casa, Pedro Martins).

Assim também o fez o V.Setubal, dispensando em comum acordo seu então treinador Quim Machado.

Outro que anunciou sua saída depois de 4 meses dirigindo a equipe foi o técnico Nelo Vingada do Marítimo, apos a goleada sofrida perante o Benfica na Taça da Liga nessa sexta.

Já o boliviano Erwin Sanchez renovou por mais uma temporada seu vinculo com o Boavista.

Da mesma forma Petit renovou com o Tondela, só que por mais duas temporadas.

Por sua vez o Rio Ave anunciou nessa sexta a contratação por 2 temporadas do ex-tecnico do Varzim, Nuno Capucho.

Portugueses no exterior

Depois de 7 anos de jejum o Besiktas, do português Quaresma, conquistou domingo passado e com uma rodada de antecedência o seu 14o titulo do campeonato turco, colocando 6 pontos de vantagem em cima do Fenerbahce dos portugueses Nani e Vitor Pereira.

Tiago, após voltar recuperado da fratura na tíbia ocorrida em novembro de 2015, prorrogou por mais uma temporada seu vinculo com o Atlético de Madrid.

O jogador português de futsal Ricardinho, depois de ter sido eleito o melhor jogador do mundo em 2010 e 2014, voltou novamente a conquistar nessa quinta o premio de melhor jogador do planeta desse ano de 2016.

No mundial de futsal, que acontecera na Colômbia entre 10 de setembro e 1 de outubro, Portugal terá na sua chave as seleções do Panamá, Uzbequistão e a dona da casa Colômbia. Classificam-se para as oitavas-de-final as duas primeiras colocadas de cada um dos 6 grupos do torneio e ainda as quatro melhores terceiras colocadas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: