Sábado, 01 de Novembro de 2014 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no Orkut Mundo Lusiada no YouTube

Destaques da Semana: Poder de Pinto da Costa mantém Porto na Taça da Liga

Por | 19 fevereiro, 2013 as 2:46 pm | Nenhum comentário

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Poder de Pinto da Costa mantém Porto na Taça da Liga

LOGO_fc-portoMesmo com o parecer da comissão de inquérito favorável a exclusão do Porto da Taça da Liga e punição dos atletas portistas que atuaram em uma partida da mesma a menos de 72 horas de terem atuado pela equipe b em partida da Liga de Honra, o Conselho de Disciplina da FPF, usando de dois pesos e duas medidas (pois já houvera punido o Braga B pela mesma irregularidade), decidiu por indeferir o pedido de punição e exclusão do time dos dragões da Taça da Liga, alegando que tal regulamento que impede a atuação de jogadores num prazo inferior 72 horas da ultima partida jogada, se aplica exclusivamente a equipes B da Liga de Honra em relação a jogos de suas equipes A na Super-Liga. Ficou claro o poder do líder maior do Porto, Pinto da Costa, que chegou a declarar junto aos órgãos de imprensa que não se preocupava com este julgamento. O V.Setubal, maior interessado, prometeu recorrer da decisão.

 

Taças Europeias

Nos últimos 20 jogos na Alemanha Benfica vence pela 2ª vez

As Taças Europeias recomeçaram esta semana, com o Benfica enfrentando na quinta, dia 14, o Bayern Leverkusen na Alemanha (o jogo de volta acontece na Luz, dia 21 deste mês) pela Liga Europa, e vencendo heroicamente por 1×0, numa partida em que Jorge Jesus resolveu ousar, mantendo o time compacto e na defensiva durante os primeiros 45 minutos, e surpreendendo ao entrar com André Almeida na lateral-direita, e Andre Gomes com Urreta a reforçar o miolo do meio campo. Para o 2o tempo Jesus colocou o time encarnado mais a frente, com a entrada de Sálvio, o que aumentou o numero de jogadas de contra-ataque, sendo que numa delas, num verdadeiro sprint de Andre Gomes, Cardozo recebeu a bola e concluiu para fazer o gol solitário da vitória benfiquista; por sinal, a segunda vitória na Alemanha nas ultimas 20 partidas lá disputadas. Destaque também para o goleiro Artur, destaque do jogo, que evitou o gol em pelo menos 5 chances claras para os donos da casa. Agora, para o jogo de volta na Luz no próximo dia 21, um empate garante o Benfica nas oitavas-de-final da Liga Europa; para enfrentar o vencedor de Dínamo de Kiev (de Miguel Veloso) e Bordeaux, que empataram na Ucrânia nesta quinta por 1 gol.

Já o Porto recebera pela Liga dos Campeões, na próxima semana, precisamente no dia 19 (terça), o Málaga (o jogo de volta acontece na Espanha dia 12 de março).

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 18a jornada terminou nesta segunda, às 20h, com o Braga recebendo o Paços de Ferreira e perdendo por 3×2; o que acabou gerando tumultuo e invasão da torcida bracarense no reservado à torcida pacense, que teve de abandonar o espaço que lhe era reservado, para evitar maiores complicações. Para demitir de imediato Jose Peseiro, o Braga deveria desembolsar 2 milhões de euros de multa rescisória, o que com certeza manterá o treinador no cargo pelo menos ate o final da temporada. Com a vitória, o Paços de Ferreira consolidou-se na 3ª colocação do campeonato, com 34 pontos (4 a frente do 4º colocado Braga) e em posição que lhe da direito a disputar o play-off para a Liga dos Campeões (fato esse, que se conseguido, dará ao time da cidade do móvel 2,1 milhões de euros; o que equivale a quase todo o orçamento previsto para o futebol durante uma temporada dos pacenses).

A 19ª jornada começou nesta sexta-feira, as 20:30h, com o Beira-Mar recebendo o Porto e perdendo por 2×0.

No sábado, as 20:15h, foi a vez do Gil Vicente receber o Sporting, sair perdendo por 2×0, chegando ao empate no tempo final, mas não resistindo e tomando o terceiro e ultimo gol do jogo aos 18 minutos.

No domingo mais 5 jogos, sendo 3 às 16h:

Olhanense 0×1 V.Setubal; Paços de Ferreira 1×1 Nacional e Marítimo 2×1 Estoril.

As 18h o V.Guimarães recebeu o Moreirense e venceu por 1×0.

E as 20:15h foi a vez do Benfica receber a Acadêmica, e vencer a duras penas por 1×0, com um gol de pênalti, já nos acréscimos finais da partida.

A jornada só se encerra amanha, dia 18, com o Rio Ave recebendo às 20h o Braga.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

Sondado por dirigentes do Sporting para sair candidato à presidência leonina, Figo ate aceitou pensar no assunto, mas já deixou claro ao final da ultima semana que o faria apenas se fosse remunerado para exercer o cargo. Passadas 24 horas, Figo respondeu negativamente ao convite, principalmente porque não caiu bem sua colocação em condicionar o convite a uma possível remuneração para exercer a presidência. Mesmo assim, o vice-presidente do COF leonino e presidente do Banco Espírito Santo (Jose Maria Ricciardi), ainda tenta convencer Figo a aceitar, prometendo perdoar parte da divida leonina com sua entidade financeira, além de um salário mensal bruto na casa de 100 mil euros ao ex craque leonino.

Xandão, zagueiro que chegou por empréstimo da Traffic a pouco mais de um ano com preço do passe estipulado em 3 milhões de euros (e com opção de compra ao final da temporada de 2012, que o Sporting não exerceu), é o 8o jogador a deixar o time de Alvalade nos últimos meses. Ele foi negociado com o time russo Kuban Krasnodar; e o Sporting ainda recebera da Traffic uma pequena compensação financeira por perdê-lo antes do final da temporada. Porem, o empresário e pai do atleta garante que o Sporting ainda lhe deve alguns meses de salário em atraso.

Benfica

Noticias vazadas na imprensa lusa, mas ainda não oficializadas pelo Benfica, dão conta da contratação por 5 temporadas dos jogadores Miralem Sulejmani, atacante sérvio do Ajax; e Ricardo Rojas, ponta-direita do Cerro Portenho. A especulação é de que o sérvio de 24 anos, e em final de contrato com o Ajax, chegaria a custo zero em junho (embora depois da divulgação do interesse encarnado na mídia, o Porto também tenha se intrometido para tentar contratá-lo). Da Holanda chegam também noticias que dão como certa a contratação, junto ao Heerenveen, do meia sérvio, de 21 anos, Filip Djuricic, por 6 milhões de euros (podendo o time holandês ainda receber mais 2 milhões por metas alcançadas pelo atleta). O contrato seria por 5 temporadas com o jovem a receber por mês pouco mais de 60 mil euros.

V.Guimarães

Numa jogada de marketing, visando atrair investidores árabes para a SAD vitoriana, o V.Guimarães contratou 3 jogadores sauditas para sua equipe b; o que motivou nesse final de semana a visita de uma delegação árabe composta por empresários e pelo representante da Federação de Futebol da Arábia Saudita, Ahmed Eid Al-Harbi.

Federação Portuguesa de Futebol

O Instituto Português do Desporto e Juventude promete suspender, a partir de março, a realização de exames antidoping na Superliga e na Liga de Honra caso a ADOP (Autoridade Antidopagem de Portugal) não pague a divida de 256 mil euros, relativa aos custos dos referidos exames, e que rola desde 2010.

Apesar da derrota em casa por 3×2 na partida amistosa que fez contra o Equador semana passada, Portugal subiu para o sexto posto (ao lado da Colômbia) no ranking da FIFA de fevereiro. A Espanha continua liderando, seguida por Alemanha, Argentina, Inglaterra e Itália.

Outros Esportes

Em partida valida pela 19ª jornada do Campeonato Português de Hóquei Sobre Patins da 1ª Divisão, disputada neste sábado em Loures, a equipe do Hóquei de Cambra (de Vale de Cambra) abandonou a quadra a pouco mais de 5 minutos para o final, após inúmeros e claros erros de arbitragem que acabaram por prejudicar o time cambrense no marcador, que aquele instante perdia injustamente por 5×3. O líder do campeonato é o Benfica com 47 pontos em 18 jogos, seguido pelo Porto com 46 pontos em 18 jogos, e Oliveirense com 41 pontos em 18 jogos. O Hóquei de Cambra ocupa a 12ª posição com 18 pontos em 19 jogos; e o Sporting ocupa a 13ª posição com 15 pontos em 19 jogos. O 16º e ultimo colocado na disputa é o Gulpilhares com 9 pontos em 19 jogos.

Portugueses no Exterior

Domingos Paciência, contratado em janeiro para tentar salvar o La Corunha do rebaixamento, após 6 jogos, obtendo 1 vitoria, 1 empate e 4 derrotas (a ultima domingo passado, em seus domínios, por 3×0 para o Granada) não resistiu à pressão e foi demitido ao inicio desta semana.

O técnico português Litos conquistou no ultimo final de semana a Super-Taça de Moçambique ao levar a sua equipe, a Liga Muçulmana de Futebol, à vitória na prorrogação por 2×1 frente ao atual campeão moçambicano, o Maxaquene.

Nani, cujo contrato termina em 2014, rebelou-se de vez contra Alex Ferguson na ultima quarta-feira, por ter sido excluído da lista dos 18 jogadores que iriam para a partida contra o Real Madrid na Espanha; e pediu para ser negociado.

Jornais esportivos e revistas de moda da Europa deram esta semana a noticia da possível gravidez da modelo russa, Irina, namorada de Cristiano Ronaldo. O casal preferiu não se pronunciar a respeito do assunto.





 

Deixe uma resposta

 

 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade