Destaques da Semana: Paulo Bento sai com quase 1 milhão de euros

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Paulo Bento sai com quase 1 milhão de euros

Pepe_PauloBento_CopaPaulo Bento foi e está sendo muito criticado pelas invenções que fez no jogo contra a Albânia ao deixar Raul Meireles e Miguel Veloso no banco em preferência aos novatos que fez estrear. Embora tenha sido apenas o primeiro jogo das eliminatórias da Euro 2016, toda a imprensa esportiva e a torcida lusa já estavam vendo Paulo Bento por um binóculo. Além da vitória da Albânia por 2×1 sobre Portugal, o grupo teve mais outros jogos: Hungria 1×2 Irlanda do Norte; e Dinamarca 2×1 Armênia. E por fim a corda arrebentou nessa quinta.

Depois de assumir o cargo de técnico de Portugal em 2010 (após o Mundial da África do Sul quando Carlos Queiroz foi demitido) e ter como méritos as classificações da seleção para a Euro 2012 e o Mundial deste ano (embora com participações modestíssimas nos referidos campeonatos), o técnico Paulo Bento foi demitido pela Federação Portuguesa de Futebol (pois embora o comunicado emitido afirme que a decisão partiu de um consenso entre ambas as partes, Paulo Bento foi indenizado em quase 1 milhão de euros), federação esta que agora está a trabalhar para encontrar o nome de seu sucessor. A horrorosa participação no Mundial do Brasil e a pífia derrota em casa para a Albânia, pelas eliminatórias da Euro 2016 no último domingo, foram as gotas d´água que culminaram com o desligamento do 3º técnico que mais vezes comandou a seleção portuguesa, com 46 jogos (perdendo para Scollari com 74 partidas e Queiroz com 49); e o que maior porcentagem de derrotas teve desde a década de 90 (19,57% de derrotas sob seu comando). Durante os quase 4 anos a frente da seleção fez estrear 23 novos jogadores, dos quais apenas dois viraram titulares absolutos: Rui Patrício e João Pereira.

O nome mais especulado para o cargo é o do ex-técnico da Grécia, Fernando Santos, mas o grande entrave que pode barrar sua indicação é a suspensão que lhe foi imposta pela FIFA de 8 jogos por razão da expulsão que sofreu no jogo da Grécia pelo Mundial do Brasil (seus advogados estão tentando reduzir a pena). Outro nome que surgiu de última hora foi o de Jose Peseiro (que atualmente é técnico do Al Wahda da Arábia, e que só o libera mediante pagamento de polpuda multa rescisória, o que não agrada a FPF). Correndo por fora surge ainda o nome de Jesualdo Ferreira e até de Andre Villas Boas (embora seja praticamente impossível o Zenit liberá-lo a custo zero de indenização).

TAÇAS EUROPEIAS

Liga dos Campeões

As equipes portuguesas iniciam na próxima semana a participação na fase de grupos das Taças Européias; sendo que pela Liga dos Campeões, teremos os seguintes jogos:

Grupo C (Benfica/Zenit/Mônaco/B.Leverkusen)

Benfica x Zenit (16/9)

Grupo G (Sporting/Maribor/Shalke 04/Chelsea)

Maribor x Sporting (17/9)

Grupo H (Porto/Bate Barisov/Shaktar/Atl.Bilbao)

Porto x Bate (17/9)

Liga Europa

Já pela Liga Europa os confrontos serão os seguintes:

Grupo E (Estoril/PSV/Dínamo Moscou/Panathinaykos)

PSV x Estoril (18/9)

Grupo J (Rio Ave/Steua Bucarest/Aalborg/Dínamo Kiev)

Rio Ave x Dínamo Kiev (18/9)

SUPERLIGA PORTUGUESA 2014/2015

A 4ª jornada teve os seguintes confrontos:

Sexta:

V.Setubal x Benfica (20:30h)-O Benfica foi a Setubal e nem tomou conhecimento dos donos da casa, goleando por 5×0, com 3 gols de Talisca, 1 de Ola John e outro de Sálvio.

Sábado:

Moreirense 1×1 Rio Ave (16h)

Arouca 1×0 Braga (18h)

Sporting 1×1 Belenenses (20:15h)- Destaque pitoresco desse encontro foi o fato do time de Belém ha 60 anos não vencer os leões em Alvalade, e a chiadeira do time leonino pela expulsão supostamente injusta de Jefferson por reclamar do antijogo adversário.

Domingo:

Boavista 1×0 Acadêmica (16h)

Marítimo 2×0 Penafiel (16h)

Paços de Ferreira 1×1 Gil Vicente (17h)

V.Guimarães 1×1 Porto (17h)

Estoril 2×1 Nacional (19:15h)

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Como a Benfica Stars Fund (fundo de investimento que detinha porcentagens do passe de alguns jogadores encarnados) cessa suas atividades nesse final de mês, visando evitar que parte do passe de alguns atletas se dissipasse por outros investidores, o Benfica gastou quase 30 milhões de euros para readquirir a totalidade dos direitos de jogadores como Gaitan, Franco Jará e Rubem Amorim. Apenas Nelson Oliveira, dos jogadores presos parcialmente a Benfica Stars Fund, não terá a integralidade do seu passe presa ao Benfica, mas sim 70% de seus direitos.

Franco Jara, ao voltar do treino do Benfica para casa nessa quinta-feira, sofreu um gravíssimo acidente automobilístico, com seu carro sendo destruído e os bombeiros chamados para retirá-lo das ferragens, embora sofrendo apenas escoriações sem maiores preocupações.

Finalmente o Benfica anunciou nessa sexta-feira a contratação do atacante Jonas, de 30 anos, por duas temporadas.

Sporting

A próxima Assembleia Geral do Sporting ira propor processar a ultima administração leonina, e em especial Godinho Lopes, por falcatruas e irregularidades em contratações e renovações com jogadores, principalmente nas que envolveram Izmailov, Jeffren e Rodriguez; causando sérios danos financeiros ao clube.

Shikabala, que a principio seria emprestado por uma temporada ao Zamelek do Egito, não sairá do Sporting. Isto porque seu antigo clube o queria a custo zero, sem pagar um centavo pelo empréstimo, com o que não concordou o presidente Bruno Alves.

Rio Ave

Embora nunca tenha jogado pelo Rio Ave, o jogador Fabinho, que já foi emprestado pelos vila condenses ao Real Madrid, e nas duas ultimas temporadas ao Mônaco, acaba de ser convocado para a seleção brasileira no lugar de Maicon, cortado por problemas de comportamento. Vale lembrar que seu empresário é o português Jorge Mendes.

Portugueses no Exterior

Depois de anunciar sua saída do comando técnico do Irã logo após o Mundial do Brasil, alegando falta de apoio e condições mínimas para exercer o cargo, Queiroz voltou atrás e nessa quinta assinou novo vinculo com os iranianos, que resolverem atender aos pedidos feitos pelo treinador luso.

Leonardo Jardim não anda nada bem com o seu Mônaco. Na sua 5ª partida pelo campeonato francês somou nesse sábado a 3ª derrota, desta feita por 2×1 para o Lyon. Ate o momento o Mônaco soma apenas 4 pontos (1 vitória, 1 empate e 3 derrotas).

Depois de vencer todos os jogos na fase de grupos das eliminatórias visando o Euro 2015 sub-21 (que acontecera na Republica Checa), a seleção portuguesa ficou sabendo nesse final de semana que a Holanda será o adversário na fase de play-off nos próximos dias 8 e 14 de outubro (primeiro jogo fora e segundo em Portugal).

No duelo esse sábado em Madrid entre o Real e o Atlético, nova vitória do time de Tiago que fez os dois gols do triunfo contra o time de Cristiano, autor do tento madrilenho, de pênalti.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: