Destaques da Semana: O Céu é o Limite para Cristiano Ronaldo

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

O Céu é o Limite para Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo comemora após vencer a República Checa e ser classificado para as semifinais da UEFA Eurocopa 2012 no Estádio Nacional de Varsóvia, Polônia, 21 Junho 2012. Torcida portuguesa durante as quartas de finais da UEFA Eurocopa 2012 contra a República Checa no Estádio Nacional de Varsóvia, Polônia, 21 Junho 2012. MARIO CRUZ/LUSA Apesar de toda campanha de parte da imprensa espanhola tentando envolver CR7 em falsas denúncias de sonegação de impostos para com isso denegrir sua imagem e impedir a conquista de mais um prêmio de melhor do planeta, o mundo que acompanha o futebol (jornalistas, capitães e técnicos de seleções, alem dos internautas) foi coerente e escolheu pela 4a vez o craque madeirense como o melhor jogador em 2016 para o premio “The Best” da FIFA agora sem a parceria da Bola de Ouro da France Football, que Cristiano também faturou nessa temporada. Com mais esse premio, ao lado da Bola de Ouro, ao lado do premio de melhor jogador também da UEFA, artilheiro da Champions League com 16 gols, Campeão da Recopa da UEFA, Campeão do Mundial Interclubes, Integrante da Seleção da UEFA e da FIFA / FIFPro da temporada (pela 10a vez consecutiva e pela 11a vez em toda sua carreira) e Campeão da Eurocopa 2016 por Portugal, Cristiano Ronaldo fecha a temporada de 2016 como o maior vencedor de todos os tempos no mundo do futebol provando mais uma vez que apenas a técnica não faz um jogador ser o melhor do mundo, mas sim quando aliada à garra, determinação e liderança dentro e fora de campo. A marca “Cristiano Ronaldo”, que em 2015 valia 55 milhões, hoje já pulou para 102 milhões de euros, o que mostra a evolução do fenômeno português para quem o céu é o limite.

Taça Da Liga

Com os jogos ocorridos essa semana tivemos o apuramento dos vencedores de cada grupo que disputarão a “final four” da Taça da Liga, a qual já tinha o V.Setubal como vencedor do Grupo A e o Moreirense como vencedor do Grupo B. Nessa terça, pelo Grupo D, o Benfica foi ate Guimarães e venceu os donos da casa por 2×0 garantindo vaga na próxima fase como vencedor de seu grupo (cumprindo tabela, por esse grupo, Paços de Ferreira e Vizela empataram por 2 gols). Na quarta Marítimo e Braga jogaram para definir quem ficaria com a ultima vaga, enquanto no outro jogo desse grupo C e ainda sonhando com a vaga, o Rio Ave recebeu o Covilhã. O time de Vila do Conde fez a sua parte, vencendo o Covilhã por 2×0, e ficou na torcida por um empate entre Marítimo e Braga para assim se classificar. Tudo corria bem para isso ate que nos acréscimos da etapa final o Braga fez o gol que lhe garantiu a vitoria e vaga na próxima fase. Curiosidade dessa partida foi o fato do goleiro madeirense Gottardi ter saído por contusão (ruptura do tendão de Aquiles da perna direita), e para seu lugar ter entrado o zagueiro Mauricio, uma vez que os donos da casa já tinham esgotado todas as substituições.

Na fase semifinal o vencedor do Grupo A (V.Setubal) enfrentara o vencedor do Grupo C (Braga); enquanto o vencedor do Grupo B (Moreirense) enfrentara o vencedor do Grupo D (Benfica).

Superliga Portuguesa De Futebol

A 16ª jornada só terminou nessa segunda, dia 9, com a vitoria por 1×0 do Moreirense em cima do Belenenses.

Já a 17ª jornada teve os seguintes confrontos:

Sexta (13 janeiro)

Arouca 2×1 Estoril

Sábado (14 janeiro)

V.Setubal 1×0 Nacional

Benfica 3×3 Boavista – jogo que teve a presença nas bancadas de Scolari e sua equipe, Evergrand da China, onde o time axadrezado chegou a abrir 3×0 de vantagem na etapa inicial, mas não resistiu no 2º tempo cedendo o empate

Chaves 2×2 Sporting – o time de Alvalade saiu atrás, conseguiu a virada, mas a 2 minutos do apito final tomou o gol de empate, num lance em que Rui Patrício, adiantado, não conseguiu chegar à bola.

Feirense 0x0 V.Guimarães

Domingo (15 janeiro)

Marítimo 3×1 Paços de Ferreira

Porto 3×0 Moreirense

Belenenses 1×0 Rio Ave

A jornada só termina amanha com o jogo Braga x Tondela.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas notícias
Benfica

A UEFA divulgou uma lista dos maiores devedores da Europa até o final de 2015 e nela o Benfica ocupava a 2ª posição nesse ranking com um montante devedor na casa dos 336 milhões de euros, só ficando atrás do Manchester United que somava 536 milhões de dividas. A UEFA informou ainda que a divida encarnada era 3,3 vezes superior as suas receitas geradas o que levada a um aumento anual de 3% da divida. Dirigentes encarnados, confrontados com a notícia, não se mostraram preocupados e ainda afirmaram que nessa informação da UEFA não foram lançados os valores arrecadados com as vendas e empréstimos de jogadores.

Sporting

Tiago Ilori, que em 2013 foi negociado pelos leões com o Liverpool com clausula que garantia 25% dos valores de uma futura venda ao Sporting, poderá agora render aos cofres de Alvalade mais de 1 milhão de euros visto que acaba de ser vendido ao Reading por 4,2 milhões de euros.

O Sporting recusou o pedido de empréstimo do atacante Andre ao Sport Recife por 1 milhão de euros, visto que Jorge Jesus não abriu mão do jogador.

Porto

O restaurante de Alexandre Pinto da Costa, filho do presidente portista e também empresário de futebol, foi pixado nesse final de semana com a frase “especializado em polvo a 1ª comissão”, num ato de revolta de torcedores dos dragões indignados com a campanha da equipe e com o fato do filho do presidente ter recebido dinheiro de comissão em transações realizadas envolvendo jogadores que saíram do Porto e que foram para o Porto.

Sem ter cumprido o fair-play financeiro da FIFA e portanto sem poder realizar grandes contratações, surge agora na imprensa europeia o suposto interesse do Porto no empréstimo da atacante Eder, que tem contrato com o Lille ate 2020.

Evandro, colocado em disponibilidade pelo Porto, viajou para a Inglaterra a fim de realizar exames médicos no Hull City que o estaria contratando por empréstimo ate o final da temporada pelo valor de 1,2 milhões de euros, com a opção de compra em definitivo ao termino do vinculo pagando mais 600 mil euros.

Arouca

O Arouca anunciou essa semana a contratação por 1,5 temporadas (e mais outra opcional) do atacante brasileiro de 28 anos, com passagens por Curitiba, Palmeiras, Barcelona e Benfica, Keirrison.

Tondela

Após mais uma derrota, desta feita em casa para o Arouca por 2×1, e que mantêm o Tondela na rabeira do campeonato, Petit pediu demissão do cargo logo depois da partida, e desta feita em caráter irrevogável (isto porque já em 2 outras oportunidades o treinador houvera pedido demissão, mas voltado atrás). Embora a principie a direção do Tondela não tivesse novamente concordado com o pedido, Petit saiu mesmo e novo técnico esta sendo procurado.

Seleção Portuguesa

Três dias após o jogo pelas eliminatórias do mundial da Rússia contra a Hungria, que ocorre na Luz a 25 de março, Portugal voltara a jogar na Madeira depois de 16 longos anos. O jogo será no remodelado Estádio dos Barreiros em partida amistosa contra a Suécia a 28 de março.

Portugueses no exterior

Fernando Santos ficou em 3o na premiação da FIFA para melhor técnico da temporada, com 16.24% das votações, atrás de Zidane com 16.56%, e de Ranieri do Leicester, o grande vencedor, com 22.6% da votação. Mesmo assim Fernando Santos foi consagrado na temporada como melhor técnico de seleções.

A Federação do Irã não aceitou o pedido de demissão de Carlos Queiroz, porem o treinador reiterou que não concorda com o novo plano de preparação para o Mundial da Rússia, que ira comprometer sobre maneira a chance de qualificação do país.

No confronto de técnicos portugueses pelo jogo de ida das semifinais da Taça da Liga Inglesa Jose Mourinho levou a melhor sobre Marco Silva com o seu Manchester vencendo o Hull City nessa terça por 2×0. Dia 26 deste mês acontece a partida de volta na casa do Hull.

Já na estreia de Marco Silva pela Premier League, na 21ª jornada, vitoria do seu Hull City por 3×1 frente ao Bournemouth nesse final de semana.

O jogador português Pelé, que ha alguns anos surgiu como uma promessa no V.Guimarães e acabou sendo inclusive negociado com a Inter de Milão em 2007, alem de passagens também por Boavista, Salgueiros, Benfica, Porto, Portsmouth, Olympiakos e outros, foi internado com problemas cardíacos ao inicio dessa semana num hospital do Chipre, onde atua pelo Anathorsis.

O Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, completou nessa quinta a maior sequencia de invencibilidade de todos os tempos no futebol espanhol ao empatar em 3 gols com o Sevilha (no apagar das luzes) a partida de volta pela Copa do Rei e que lhe garantiu vaga para a próxima fase (no jogo de ida vitoria por 3×0), quando enfrentara nas quartas-de-final o Celta, também em partidas de ida e volta. São 40 jogos sem perder (a ultima derrota foi em abril de 2016 para o Wolfsburgo pela Liga dos Campeões) sob o comando de Zidane com 31 vitorias e 9 empates.

Somadas as 2 passagens que Mourinho e sua comissão técnica tiveram pelo Chelsea, o valor de indenização recebido quando das dispensas ultrapassa os 36 milhões de euros. Alias essa semana a UEFA divulgou um ranking onde coloca o técnico luso como um dos 10 maiores de todos os tempos, ao lado de outras lendas como Alex Fergunson, Cruyff, Rinus Michels e outros.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: