Destaques da Semana: Na Liga dos Campeões, Porto consegue bom empate fora

Destaques Da Semana
Por Emídio Tavares

Tacas Europeias
Liga dos Campeões
Porto consegue bom empate fora
Besiktas 1×1 Porto

Num jogo bem disputado e equilibrado o Porto conseguiu precioso empate fora por 1 gol com o Besiktas e agora depende só de si para na última partida dia 6 de dezembro em Portugal frente ao já eliminado Mônaco (que nessa jornada foi goleado em casa pelo Leipzig por 4×1) garantir passagem à próxima fase da Liga dos Campeões, pois mesmo empatado em 7 pontos com o Leipzig (que na última jornada recebe o já classificado Besiktas com 11 pontos) ganha no desempate pelo confronto direto.  Felipe abriu o marcador para o time luso aos 29 minutos, e Talisca empatou aos 41 para o time da casa.

5 jogos, 5 derrotas encarnadas e bye bye Europa

CSKA 2×0 Benfica

Temporada europeia encarnada para ser deletada dos arquivos lusos. Cinco jogos, cinco derrotas, a ultima nessa quarta na Rússia para o CSKA que não encontrou dificuldade alguma para fazer os 2×0 (Svhennikov no 1o tempo, e Jardel contra no 2o). Fora da próxima fase e também da Liga Europa, o ultimo jogo na Luz a 6 de dezembro frente ao Basileia será apenas para cumprir tabela. No outro jogo do grupo o já classificado Manchester United sofreu um gol no final da partida perdendo fora por 1×0 para o Basileia.

Leões com Europa garantida, mas sonhando com a próxima fase da Champions

Sporting 3×1 Olympiakos

Nessa quarta os leões foram pressão do começo ao fim não dando qualquer chance aos gregos do Olympiakos. Bas Dost fez 1×0 aos 40, Bruno Cesar ampliou aos 43, e Bas Dost de novo fez o 3o gol leonino aos 21 da etapa final, com os gregos descontando a 4 minutos do termino do tempo regulamentar com Odjidja. Vitoria ate magra perante o volume de jogo do Sporting que com 7 pontos já garante vaga na Liga Europa embora sonhe ainda com a Liga dos Campeões, visto que no outro jogo Juventus e Barcelona empataram sem gols, ficando o time espanhol com 11 pontos e já classificado, e a Juventus com 8 brigando pela ultima vaga com o time luso. Para transformar o sonho em realidade o Sporting precisa vencer na ultima jornada o Barcelona na Espanha, e torcer para que a Juventus não vença o Olympiakos na Grécia.

Liga Europa

V.Guimaraes é goleado, mas ainda respira por aparelhos

Salzburgo 3×0 V.Guimaraes

Jogando na Áustria nessa quinta o V.Guimarães foi goleado por 3×0 pelo Salzburgo, mas ainda sonha com a classificação beneficiado que foi pelo empate em um gol no outro jogo do grupo entre Konyaspor e Marselha. Para tanto o time luso precisa, na ultima jornada a 7 de dezembro, vencer em casa o Konyaspor e torcer para que o Salzburgo vença na Franca o Marselha. Dessa forma o Salzburgo pularia de 11 para 14 pontos, o V.Guimarães de 4 para 7 empatando com o time frances, mas vencendo no confronto direto (por ter feito um gol fora visto que perdeu por 2×1 na França e venceu por 1×0 em Portugal), e o Konyaspor permaneceria apenas com 4 pontos.

Braga vence nos contra-ataques e garante vaga antecipadamente

Braga 3×1 Hoffenheim

Jogando em casa e na base da retranca e dos contra-ataques o Braga venceu por 3×1 os alemães do Hoffenheim garantindo assim com 10 pontos e a liderança do grupo vaga antecipada para a próxima fase. O time bracarense fez 1×0 com Marcelo Goiano a 1 minuto de jogo e recuou dando espaço para os alemães, que dominaram a segunda etapa criando inúmeras oportunidades que foram anuladas pelo goleiro Matheus. Porem aos 29 o goleiro bracarense não conseguiu evitar o gol de empate feito por Mark Uth, que animou o Hoffenheim. Os alemães foram para o abafa e com isso permitiram que num contra-ataque Fransergio fizesse 2×1 para o Braga aos 34 e 3×1 no 3o minuto de acréscimos, alias terceiro gol do meio da rua pegando o goleiro adversário ainda voltando para o gol após disputa de bola fora da área. Vitoria que garante antecipadamente o Braga na próxima fase da Liga Europa, mesmo restando ainda a ultima rodada onde enfrentara fora o Basakheir (que nessa rodada venceu o Ludogorets fora por 2×1), enquanto o Hoffenheim recebera o Ludogorets pela ultima vaga.

Taça De Portugal

Aconteceu nessa quinta o sorteio da 5a eliminatória da Taça de Portugal, com 8 equipes da primeira divisão (Porto, Benfica, Sporting, Rio Ave, Marítimo, Aves, Moreirense e V.Guimarães); 4 da segunda (Acadêmica, União, Santa Clara e Cova da Piedade) e 4 da terceira (Caldas, Farense, Vilaverdense e Praiense). Assim ficaram definidos os confrontos que devem ocorrer entre 12 e 14 de dezembro:

Rio Ave x Benfica

Marítimo x Cova da Piedade

Porto x V.Guimarães

União x Aves

Sporting x Vilaverdense

Moreirense x Santa Clara

Caldas x Acadêmica

Praiense x Farense

Superliga Portuguesa Temporada 2017/2018

A 12ª jornada voltou nessa sexta dia 24/11 com os seguintes jogos:

24/11

Belenenses 0x1 Chaves (20:30h)

25/11

Portimonense 2×0 Tondela (16:00h)

Boavista 1×0 Moreirense (18:15h)

Aves 1×1 Porto (20:30h)

26/11

Marítimo 0x0 Estoril (16:00h)

Paços de Ferreira 1×2 Sporting (18:00h)

Benfica 6×0 V.Setubal (20:15h)

A jornada só termina amanha, dia 27, com os jogos Braga x Feirense (19:00h) e Rio Ave x V.Guimarães (21:00h). Mesmo assim, com o empate do Porto frente ao Aves e as vitorias do Sporting frente ao Paços de Ferreira e do Benfica de goleada frente ao V.Setubal o campeonato esta relançado com os três grandes separados na ponta da tabela por 2 e 3 pontos, e com o clássico entre o líder Porto (32 pontos) e o 3º colocado Benfica (29 pontos) agendado para a próxima sexta-feira.

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas notícias

V.setubal

Devido a forte oposição que vinha sofrendo e com as contas reprovadas pela Assembleia por 2 vezes o presidente do V.Setubal, Fernando Oliveira, apresentou sua demissão nessa terça-feira; devendo na próxima semana ocorrer uma reunião extraordinária do Conselho do Vitoria para agendar nova eleição presidencial.

Para agravar mais a crise o União da Madeira pede a exclusão do Vitoria da primeira divisão para a sua entrada (uma vez que foi penúltimo colocado na ultima temporada) uma vez que o time sadino teve seu processo de revitalização das dividas considerado nulo pelo Supremo; embora ainda haja margem para recurso com o processo ainda não tenha sido considerado transitado em julgado.

Sporting

No ultimo jogo leonino pela Taca de Portugal o lateral esquerdo Jonathan Silva sofreu uma grave lesão no joelho direito, sendo operado e devendo agora ficar afastado dos gramados por pelo menos 3 meses.

Portugueses no Exterior

Mantendo sua sina de quebrar recordes Cristiano Ronaldo fez mais 2 gols na goleada de 6×0 que o Real aplicou essa semana no Apoel (e que classificou o time merengue a próxima fase da Liga dos Campeões), chegando à artilharia da disputa com 8 e se transformando no primeiro jogador do Real a marcar 100 gols em competições europeias.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: