Destaques da Semana: Liga portuguesa é 4a mais rentável do mundo

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Liga portuguesa é 4a mais rentável do mundo
BandeiraSelecao_ParqueNacoesO site suíço sport.ch fez um levantamento dos campeonatos mais rentáveis do mundo levando em consideração os gastos dos clubes com folha de pagamentos, encaixes financeiros, transferências (compra, venda e empréstimo) e marketing; e chegou a conclusão de que o campeonato português é o 4o mais rentável do mundo com lucro de 51,5 milhões de euros na ultima temporada (encaixe financeiro de 103,1 milhões e gastos de 51,6 milhões). A liderança é da Liga Holandesa com lucro de 71,3 milhões de euros; seguida pela Liga Argentina em 2º com 70 milhões de lucro; e pela Liga Alemã em 3º com lucro de 59,4 milhões. Das grandes e potenciais ligas europeias apenas a francesa e a Italiana aparecem, e mesmo assim nas 6a e 7a colocações com lucros de 33 e 32 milhões de euros respectivamente. Isso se justifica por conta dos gastos astronômicos que praticamente empatam (isso quando não perdem) com os lucros em campeonatos como o Espanhol e o Inglês.

TAÇAS EUROPEIAS
LIGA DOS CAMPEÕES
Porto sem personalidade empata em casa por 1×1 com a Roma
O Porto, ainda sem a personalidade de equipe vencedora que o identificou na ultima década, recebeu nessa quarta em casa a equipe da Roma, que nos minutos iniciais mais parecia a dona da casa, tomando sempre a iniciativa das jogadas de ataque e ainda beneficiada pelo nervosismo da zaga lusa e do goleiro Cassilas, que não se encontravam em campo. Esse clima acabou por gerar o gol italiano num rebote dentro da área que desviou na coxa do zagueiro Felipe e enganou o goleiro espanhol aos 21 minutos. A sorte poderia ter mudado para o Porto caso a equipe soubesse aproveitar no segundo tempo a vantagem numérica de jogadores conseguida perto do final da etapa inicial quando por acumulo de amarelos o zagueiro adversário Vermaelen foi expulso. Mas apesar da pressão total dos dragões em toda a etapa final, o máximo conseguido foi o gol de empate em cobrança de pênalti convertida por Andre Silva aos 16 minutos, o que agora obriga o Porto, no jogo de volta da próxima terça-feira, a vencer ou pelo menos empatar por mais de um gol para conseguir acesso a fase de grupos da Liga dos Campeões.

LIGA EUROPA
Arouca perde em casa para OLIMPIAKOS de Paulo Bento
O Arouca enfrentou em casa nessa quinta o Olympiakos da Grécia, com o jogo de volta acontecendo fora no próximo dia 25 de agosto (o vencedor desse play-off garantira vaga na fase de grupos da Liga Europa). Por mais que o time português tenha tentado igualar as forças, a superioridade técnica do poderoso time grego prevaleceu, com Seba fazendo o gol solitário da partida aos 27 minutos de jogo para o Olympiakos, que agora jogo por um empate simples na próxima semana em casa para prosseguir na disputa. Missão dificílima para o Arouca, que ainda assim não jogou a toalha.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 1a jornada superliga portuguesa só terminou nessa segunda quando o Feirense foi ate o campo do Estoril e venceu surpreendentemente por 2×0.
Já a 2a jornada teve os seguintes resultados:
Sexta (19/8)
Belenenses 0x0 Boavista (20:30h)
Sábado (20/8)
Maritimo 0x2 V.Guimarães (11:45h)
Chaves 1×1 Tondela (16:00h)
Paços de Ferreira 1×0 Sporting (18:15h)
Porto 1×0 Estoril (20:30h) – o time dos dragões sofreu para encontrar o gol da vitória nos minutos finais.
Domingo (21/8)
Feirense 0x3 Moreirense (16:00h)
Arouca 2×0 Nacional (18:00h)
Benfica 1×1 V.Setubal (20:15h) – os encarnados sofreram um gol aos 21 da etapa final, e a duras penas chegaram ao empate, de penalti, há 8 minutos do apito final.
A jornada só termina amanha com o jogo:
Segunda (22/8)
Braga x Rio Ave (20:00h)
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Benfica
O empresário do meia português de 19 anos Pedro Delgado, que esta ha 3 temporadas na Inter de Milão, confirmou ao inicio dessa semana sua compra pelo Benfica por 300 mil euros e com clausula rescisória fixada em 45 milhões. Porem nessa sexta, em comunicado oficial, o Benfica desmentiu a contratação, afirmando que desistiu do jogador por conta das exigências absurdas de ultima hora dele e de seu empresário.
A mídia portuguesa divulgou essa semana que depois de 13 temporadas completas vestindo as cores do Benfica onde conquistou 17 títulos, Luisão estaria trocando o clube da Luz por um contrato de 2 anos com o Wolverhampton da 2a divisão inglesa, onde receberia 2 milhões de euros livres de impostos por ano (quase 700 mil euros mensais). Contudo o veterano zagueiro de 35 anos garantiu que pode mesmo terminar sua passagem pelo time da Luz, mas saindo apenas para alguma outra equipe de ponta como o Benfica, e que se disponha a pagar 2 milhões de euros livres de impostos por temporada; afastando também por agora a aposentadoria e ou a hipótese de fazer parte do corpo diretivo encarnado. Alias o zagueiro garantiu que caso não apareçam interessados que lhe atraiam fará questão de cumprir seu contrato ate o termino (junho de 2017) não abrindo mão de um centavo do mesmo (algo em torno de 1,5 milhões de euros ate o termino, ou seja, perto de 150 mil euros mensais).
Ola John, holandês pouco utilizado nos últimos meses pelo Benfica e que tinha contrato ate meados de 2018, teve seu vinculo prolongado por mais uma temporada (agora ate 2019) e poderá ser emprestado ate o final da presente temporada ao Wolverhampton da 2a divisão inglesa.
A imprensa portuguesa esta dando como certa a compra de Rafa pelo Benfica (90% do passe) por um valor a rondar os 15 ou 16 milhões de euros, valor que poderá ser abatido com o empréstimo ao Braga por 1 temporada de 1 ou 2 jogadores (especula-se os nomes de Carcela e Oscar Benitez). Rui Fonte também ira para o Braga, mas em definitivo, porem não foi esclarecido se numa negociação a parte ou ainda como parte da negociação de Rafa.

Porto
Como não conseguiu contratar Rafa, o Porto tenta agora o empréstimo de Diogo Jota, ex-Paços de Ferreira, junto ao Atlético de Madrid.

Sporting
Especula-se que a ida de João Mario para a Inter de Milão, por empréstimo de uma temporada com obrigação de compra só final da mesma, possa fazer com que os leões recebam de cara 15 milhões pelo empréstimo (o que não entra nos cofres dos investidores que detêm 25% do passe do jogador) e ao termino do mesmo mais 30 milhões (que ai sim reverteriam 25% do montante ao grupo dono dos 25% restantes de seus direitos federativos). Contudo a imprensa italiana já aventa a possibilidade de um veto da UEFA para esse tipo de negociação com obrigatoriedade de compra do jogador ao final do empréstimo, o que poderá inviabilizar o negocio ate o fechamento da janela de negociações do verão europeu. Para o jogo desse final de semana frente ao Paços de Ferreira o jogador não foi relacionado
Por 6 milhões de euros, contrato de 5 anos e clausula rescisória de 60 milhões de euros, a imprensa portuguesa noticiou esse final de semana a provável contratação por parte do Sporting do jovem atacante do Corinthians, Andre.
Outro reforço leonino anunciado pela imprensa lusa, só que por empréstimo de uma temporada, é o do atacante costarriquenho do Arsenal, de 24 anos, Joel Campbell. Ao final do contrato o time de Alvalade tem a opção de compra por 10 milhões de euros.

Acadêmica
Na sua segunda partida pela 2a divisão portuguesa a Acadêmica, que foi derrotada em casa por 1×0 pelo Santa Clara, entrou com um recurso na federação pleiteando a anulação do jogo por conta de um erro da arbitragem que aos 37 minutos da etapa final, numa substituição promovida pelos estudantes, fez sair Rui Miguel ao invés de Nuno Santos. A confusão aconteceu porque no mesmo instante o Santa Clara também promoveu uma troca o que confundiu os mesários.

Portugueses no exterior
Na sua estréia na Premier League, agora dirigindo o Manchester United, Jose Mourinho comandou no ultimo final de semana a vitoria fora por 3×1 com Mata, Rooney e Ibrahimovic marcando para os red devils. Já nessa sexta outra vitória, desta feita em casa e por 2×0 frente ao Southhampton, com 2 gols de Ibrahimovic.
Em processo enviado a FIFA e ao TAS o Fenerbahçe comunicou a rescisão unilateral de contrato com o técnico Vitor Pereira por suposto abandono de emprego, e sem direito algum a indenização. Vale lembrar que no ultimo final de semana Vitor Pereira e seus adjuntos voltaram a Portugal alegando que a direção do clube turco os impediu de exercer o cargo de técnico e adjuntos principais daquela equipe de futebol apos a não qualificação frente ao Mônaco no play-off de acesso a Liga dos Campeões. Advocaat, ex-treinador do Sunderland e que ha pouco menos de 3 meses houvera assumido o cargo de treinador adjunto da seleção holandesa, confirmou que assinou com o time turco apos receber uma proposta milionária.
Ricardo Carvalho, zagueiro campeão português na Euro da França e com passagens por Porto, Real Madrid, Mônaco (de onde acaba de sair apos o termino de seu contrato por 3 temporadas) e Chelsea (que alias o homenageou no ultimo final de semana ao intervalo do jogo com o West Ham), esta pensando seriamente em se aposentar, a menos que receba alguma proposta astronômica irrecusável. Longe de valores astronômicos o Porto lhe acenou com a possibilidade de regresso, mas dando prazo apenas ate esse domingo para a definição do zagueiro
Cristiano Ronaldo informou, em suas redes sociais, que a tão cobiçada taça da Eurocopa de Seleções brilhantemente conquistada por Portugal ficara exposta para visitação por alguns dias em seu Museu na Madeira.
Na 1a mão do play-off que dara acesso a fase de grupos da Liga dos Campeões, jogando fora, o Mônaco de Leonardo Jardim, Bernardo Silva e João Moutinho venceu o Villarreal por 2×1, podendo agora ate perder por 1×0 na próxima semana em casa, na partida de volta, que ainda assim garantira passagem para a próxima fase da disputa
Apesar de eliminado da Liga dos Campeões, agora no play-off de acesso a fase de grupos da Liga Europa o Shakhtar do técnico luso Paulo Fonseca deu um grande passo para o acesso nessa quinta ao vencer fora no jogo de ida por 3×0 o Basaksehir, podendo semana que vem perder por ate dois gols em casa que mesmo assim garantira vaga na fase de grupos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: