Quarta, 22 de Outubro de 2014 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no Orkut Mundo Lusiada no YouTube

Destaques da Semana: Futebol português no Top 25 do ranking para investidores

Por | 25 fevereiro, 2013 as 9:29 am | Nenhum comentário

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Futebol português no Top 25 do ranking para investidores

logo_bandeira-PortugalSegundo o índice de investimentos Eurokick, da empresa norte-americana Bloomberg, que avalia potencias retornos financeiros para investidores, principalmente a nível de bolsas de valores, o futebol português, com suas 4 principais equipes no Top 25, é uma indicação rentável e que promete. A Bloomberg, que divulga mensalmente um ranking dos 25 clubes europeus de melhor potencial de retorno para investidores da bolsa, colocou este mês o Braga como o clube luso com maior potencial de crescimento a esse nível, tendo se valorizado 88% desde o inicio deste ano. Além do time bracarense, também constam do Top 25 o Sporting (valorização de 37%), Benfica (31%) e Porto (27%); com valorizações baseadas na diversidade de negócios que esses clubes geram (venda de ativos, aluguel de seus estádios para eventos, etc..) e na capacidade deles em gerar receitas com um orçamento global para o futebol relativamente baixo comparativamente aos demais clubes que não fazem parte do ranking. O líder do Top 25 é o Manchester United; valendo lembrar que os clubes lusos ficaram à frente de Celtic, Borrusia Dortmund, Lazio, Juventus, dentre outros.

Decisão do CJ pode trazer Boavista de volta à Superliga na próxima temporada

O Conselho de Justiça da FPF deu provimento ao recurso interposto pelo Boavista contra a decisão que em maio de 2008 o rebaixou para a disputa de divisão não profissional (3ª a nível de Brasil, comparativamente), por suposta coação contra equipe de arbitragem, alegando prescrição da punição disciplinar que incidia sobre os axadrezados, sem, contudo, proferir inocência ou culpabilidade ao time do Bessa. Com isso, o Boavista pode agora não só requerer sua inscrição na próxima Superliga, como também entrar com um pedido de indenização por perdas e danos (especula-se que o pedido será de 25 milhões de euros) causados pela descida de divisões ao longo destes 5 anos. A FIFA é contra o perdão e promete punir o futebol português caso ele realmente aconteça a ponto de reintegrar o time axadrezado à divisão maior de Portugal.

Portugal continua com 3 equipes na Liga dos Campeões das próximas duas temporadas

Portugal, que na temporada passada da Liga dos Campeões colocou três equipes (assim como o fará na próxima temporada graças ao ranking de 2 anos atrás), garantiu ao meio desta semana, graças à eliminação na Liga Europa dos 3 clubes da Ucrânia (único país que poderia tirar o sexto posto de Portugal, posto esse que da direito de se colocar 3 equipes na Liga dos Campeões, sendo o campeão e vice direto na fase de grupos e o 3o colocado do campeonato nacional numa terceira pré-eliminatória; ao passo que o 5o posto também coloca 3 equipes na Liga dos Campeões, porem com a vantagem do 3o colocado no campeonato nacional ir direto para a fase de play-off que antecede a de grupos, sem ter que passar pela 3a pré-eliminatória), novamente 3 equipes na Liga dos Campeões para a temporada de 2014/2015. Resta agora a luta contra a França, até o final da presente temporada, pela 5a posição que por ora os franceses ocupam.

Apoiado por ex-presidentes Jose Couceiro sai candidato

O ex-técnico e manager de futebol, Jose Couceiro, resolveu mesmo se lançar candidato à presidência do Sporting, apoiado por ex-presidentes e cartolas leoninos (Jose Roquette, Jose Eduardo Bettencourt e Godinho Lopes). Seu vice e seu 1o vogal na chapa são respectivamente Mario Patrício e Diogo Matos; mas estranhamente Couceiro não apresentou lista de candidatos ao Conselho. Um dos objetivos de Couceiro, se eleito, será enxugar ao máximo o número de diretores e dirigentes, profissionalizando o clube com diretores de carreira, específicos para cada departamento. Dentre os ex-presidentes que o apoiam, Jose Eduardo Bettencourt, que à sua época foi remunerado para exercer o cargo, também endossou a ideia de remuneração para o novo presidente. Com certeza, Couceiro será o maior adversário nas urnas do outro forte candidato, Bruno Carvalho. Carlos Severino foi mais um que se inscreveu para disputar a presidência, mas tal como Couceiro, sem apresentar lista de candidatos ao Conselho. As eleições acontecerão através do voto eletrônico, das 10 às 20h do dia 23 e março.

 

TAÇA DA LIGA

A Liga de Clubes agendou para o próximo dia 27, às 19:45h, Braga x Benfica; um dos jogos das semifinais da Taça da Liga; visto que o outro (a principio entre Porto e Rio Ave) ainda não foi agendado, devido ao recurso interposto pela Comissão de Instrução e Inquéritos contra a decisão do Conselho de Disciplina, que ilibou o Porto do uso irregular de jogadores, mantendo-o na disputa.

 

TAÇAS EUROPEIAS

Apesar do gol irregular, Porto mereceu a vitória

O Porto recebeu nesta terça, para um publico de 42 mil torcedores que lotou as dependências do Estádio do Dragão, o até então invicto na disputa Málaga, que porem em campo não mostrou porque ainda assim estava com raríssimas jogadas de ataque numa partida em que o time luso dominou do primeiro ao último minuto, só apenas não tendo objetividade no ataque para converter em mais gols sua superioridade nas quatro linhas. Aos 11 do segundo tempo João Moutinho, em impedimento, fez o gol que deu a vitória ao Porto; mesmo assim uma vitória justa para os lusos, que semana que vem entram a campo na Espanha apenas por um empate para poder evoluir na disputa.

Benfica evolui para oitavas de final

O Benfica recebeu o Bayern Leverkusen nesta quinta-feira, no jogo de volta, e venceu novamente; desta feita por 2×1, com os gols porem saindo apenas na segunda etapa. Embora sem muitas chances de gol, os alemães dominaram o primeiro tempo, e ainda mandaram duas bolas na trave encarnada. O time luso, que apenas levava o jogo em banho Maria, curiosamente acordou para a partida a partir da nova contusão de Carlos Martins, que obrigou Jorge Jesus a fazer mudanças de posicionamento, com Gaitan passando para o meio, Sálvio para a direita e Ola John para a esquerda. Aos 15 do tempo final, Ola John fez linda jogada pelo lado esquerdo, fintando vários jogadores e concluindo para as redes. Jesus então, para liquidar de vez a fatura e ganhar mais rapidez no ataque, trocou Cardozo por Lima, que perdeu gol certo aos 30 minutos. No contra ataque, numa bobeada da defesa lusa, o Bayern empatou; mas a alegria alemã durou pouco, pois minutos depois o Benfica marcava novamente, dando números finais ao placar, através de Matic: Benfica 2×1 Bayern. O time encarnado agora pega nas oitavas de final os franceses do Bordeaux, que eliminaram o Dínamo de Kiev.

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 19ª jornada terminou nesta segunda, dia 18, com o Rio Ave recebendo às 20h o Braga, e empatando por 1 gol.

Já a 20ª jornada começou nesta sexta, às 20h, com o Estoril recebendo o Sporting, e vencendo por 3×1.

No sábado, mais 3 jogos:

V.Setubal 1×0 Beira-Mar (16h); Braga 3×2 V.Guimarães (18h) e Porto 2×1 Rio Ave (20:15h).

No domingo outros 3 jogos:

Nacional 3×1 Olhanense, e Moreirense 0×0 Gil Vicente (ambos às 16h); e Benfica 3×0 Paços de Ferreira (19:15h).

A jornada só termina amanhã, às 20h, com a Acadêmica recebendo o Marítimo.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Embora o Benfica ainda não tenha oficializado, os dois sérvios que jogam na Holanda (Ajax e Heerenveen respectivamente), Sulejmani e Djuricic, já fizeram exames médicos e assinaram contrato com o time da Luz para as próximas 5 temporadas.

Porto

A imprensa inglesa noticiou esta semana que o Manchester United, interessado em ter James Rodriguez do Porto (mas não pelos 45 milhões da clausula rescisória), poderá nas próximas horas propor o negocio incluindo Nani na transação, pelo menos para abaixar o valor pedido pelo time dos dragões por seu craque.

Beira-Mar

Costinha, ex-jogador e que recentemente exerceu as funções de diretor remunerado no Sporting e no Servette da Suíça, foi anunciado ao inicio desta semana como novo técnico do Beira-Mar até ao final da presente temporada; onde, em sua primeira experiência nesta função, tentara salvar o time de Aveiro do rebaixamento.

Portugueses no Exterior

O La Corunha, equipe que demitiu semana passada o técnico Domingos Paciência e da qual faz parte uma verdadeira legião de jogadores portugueses, só esta semana conseguiu pagar aos atletas os salários relativos ao mês de setembro de 2012; mesmo assim depois da justiça penhorar as bilheterias de seus últimos jogos.

A Câmara Municipal de Setúbal ira homenagear o seu mais ilustre filho sadino, Jose Mourinho, pelos 50 anos, com uma exposição em maio sobre sua vida e carreira. Além disso, ia propor nos próximos dias, que uma de suas ruas receba o nome do grande treinador.

O Tottenham, do técnico Villas Boas, conseguiu sua classificação para a próxima fase da Liga Europa jogando fora e no último minuto. Na partida de ida jogada na Inglaterra o time do técnico luso venceu os franceses do Lyon por 2×1. Nesta quinta, na Franca, o Lyon vencia por 1×0 (resultado que eliminava o Tottenham) até o último minuto, quando então o time de Villas Boas conseguiu o gol salvador, que lhe garantiu vaga nas oitavas de final da Liga Europa; e também contribuiu para ajudar Portugal na briga pelo quinto posto no ranking de países contra a Franca.





 

Deixe uma resposta

 

 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade