Destaques da Semana: Estreias e retornos na Seleção Portuguesa

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Estreias e retornos na Seleção Portuguesa

FernandoSantos_tecnicoSelecaoFernando Santos divulgou nessa sexta-feira a lista dos convocados para o jogo pelas eliminatórias da Euro 2016 contra a Armênia, dia 14, no Estádio do Algarve; e para o amistoso contra a Argentina, dia 18, em Old Trafford; e nela apareceram algumas estreias e retornos. Bosingwa (hoje jogador do Trabzonspor da Turquia) está de volta depois de sua última atuação por Portugal há 4 anos, no amistoso frente à Espanha, no qual a seleção lusa goleou por 4×0. Outro que está de volta é Postiga, que não era convocado desde o termino do Mundial no Brasil. Já os estreantes são os defesas Raphael Guerreiro, do Loriente da França, e Tiago Gomes do Braga.

Eis a lista completa:

Goleiros – Rui Patrício, Anthony Lopes e Beto;

Defesas – Tiago Gomes, Bosingwa, Cedric, Raphael Guerreiro, Jose Fonte, Pepe, Ricardo Carvalho e Bruno Alves

Meio campistas – João Moutinho, Andre Gomes, João Mario, Tiago, Willian Carvalho e Adrien Silva

Atacantes – Quaresma, Cristiano Ronaldo, Nani, Danny, Vieirinha, Postiga e Eder.

TAÇAS EUROPEIAS

Liga dos Campeões

Benfica vence no apagar das luzes

Grupo C (Benfica/Zenit/Mônaco/B.Leverkusen)

O jogo de volta contra o Zenit aconteceu nessa terça, dia 4 de novembro, na Luz; porem em campo apenas o time encarnado objetivou a vitoria, jogando sempre no ataque, diferentemente do time francês, demonstrando desde o 1o minuto buscar apenas o empate, que persistiu ate os 38 minutos do segundo tempo quando ele, novamente Talisca, conseguiu furar a retranca de Leonardo Jardim e fazer o gol da vitoria do Benfica, e que reascendeu as esperanças de classificação, apesar do time luso ainda continuar em ultimo do grupo com 4 pontos (empatado com o Zenit, que perdeu nessa rodada em casa para o Bayern Leverkusen por 2×1, mas superado no saldo de gols), porem a apenas 1 ponto do Mônaco, que esta em segundo com 5, atrás do Bayern Leverkusen que lidera com 9 pontos. As duas ultimas rodadas acontecem a 26 de novembro quando o Zenit recebe o Benfica, e o Leverkusen recebe o Mônaco; e a 9 de dezembro quando o Benfica recebe o Leverkusen e o Mônaco recebe o Zenit.

Sporting se vinga do assalto na Alemanha e goleia Schalke

Grupo G (Sporting/Maribor/Shalke 04/Chelsea)

O jogo de volta em Portugal contra o Schalke aconteceu nessa quarta, dia 5 de novembro, com os leões indo com tanta sede ao pote para vingar o assalto sofrido na Alemanha que numa bola cruzada na zaga portuguesa aos 17 minutos acabaram por engasgar com Slimani marcando contra a própria baliza. Mas nem isso diminuiu a sede de vingança portuguesa, que foi concretizada com juros e correção, e pelo setor leonino que mais criticas vinha sofrendo ultimamente: o defensivo. Sarr empatou ainda na etapa inicial, aos 26 minutos; e Jefferson, num belo chute em curva, virou para o Sporting aos 7 do segundo tempo. Aos 27 minutos Nani, destaque do encontro, fez 3×1; e quando tudo caminhava para o final da partida Aogo descontou para os alemães, que nem tiveram tempo de esboçar reação devido ao gol na sequencia de Slimani, que pôs uma pá de cal em qualquer pretensão dos visitantes: Sporting 4×2 Schalke. No outro jogo do grupo o Maribor empatou em casa por 1 gol com o Chelsea; que lidera o grupo com 8 pontos; seguido pelo Schalke com 5; Sporting com 4; e Maribor com 3 pontos. As duas próximas jornadas acontecem a 25 de novembro com Schalke x Chelsea e Sporting x Maribor; e a 10 de dezembro com Chelsea x Sporting, e Maribor x Schalke.

Porto vence fora e já está nas oitavas

Grupo H (Porto/Bate Barisov/Shaktar/Atl.Bilbao)

O jogo de volta contra o Atlético de Bilbao aconteceu na Espanha nessa quarta, dia 5 de novembro, com o Porto não tomando conhecimento dos donos da casa e dominando a partida do começo ao fim, alem de se dar ao luxo de perder um pênalti (duvidoso) ao final do 1o tempo, quando Jackson chutou a bola no travessão. Mas nem isso abalou os lusos que aos 11 minutos da etapa final abriram o marcador numa bela jogada de Brahimi, para conclusão de Jackson. Perto do final da partida, aos 28 minutos, num recuo errado da zaga espanhola para o goleiro, Brahimi aproveitou e fechou o marcador em 2×0, o que garantiu a liderança do grupo para o Porto com 10 pontos, e vaga assegurada nas oitavas de final. No outro jogo o Shakhtar fez 4×0 no Bate e manteve-se na 2a posição com 8 pontos. O Bate é o 3o com 3 pontos, o Atlético de Bilbao o ultimo com apenas 1 ponto. As duas ultimas jornadas acontecem a 25 de novembro com Bate x Porto e Shakhtar x Atlético de Bilbao; e a 10 de dezembro com Porto x Shakhtar e Atlético x Bate.

Liga Europa

Estoril perde fora, mas ainda respira

Grupo E (Estoril/PSV/Dínamo Moscou/Panathinaykos)

O jogo de volta contra os russos aconteceu na Rússia nessa quinta, dia 6 de novembro, e de forma surpreendente o time português enfrentou o adversário de igual para igual, não se intimidando nem atuando na retranca; porem sempre acuado pela superioridade técnica dos donos da casa, o que fez se destacar, com grandes defesas, o goleiro praiano Kieszek. Num jogo franco e aberto os donos da casa acabaram por encontrar o gol solitário apenas aos 32 minutos da etapa final, e que lhes valeu a classificação antecipada para a próxima fase; e dificultou ainda mais a vida do Estoril, 3o colocado com 3 pontos, a frente do Panathinaikos com 1; e atrás do líder Dínamo com 12 e do vice-líder PSV com 7 pontos. Nas duas ultimas jornadas teremos dia 27 deste mês Estoril x PSV, e Dínamo x Panathinaikos; e dia 11 de dezembro PSV x Dínamo e Panathinaikos x Estoril.

Rio Ave diz adeus a Europa no apagar das luzes

Grupo J (Rio Ave/Steua Bucarest/Aalborg/Dínamo Kiev)

O jogo de volta contra o Steua aconteceu em Vila do Conde nessa quinta, dia 6 de novembro, e a equipe vilacondense encontrou com tudo para tentar ainda respirar na disputa, pressionando o Steua desde o apito inicial e conseguindo abrir o marcador aos 35 minutos de jogo. Para o segundo tempo o time luso manteve o ímpeto e ate dominava a partida quando aos 15 minutos sofreu o gol de empate dos romenos. Contudo, não arrefeceu e foi pra cima, equilibrando as ações da partida e fazendo o 2×1 aos 32 minutos. A partir dai a equipe portuguesa tratou de segurar o resultado e ate estava conseguindo quando no minuto final sofreu o gol fatal, que garantiu o empate para o Steua em 2 gols e aniquilou de vez qualquer chance do Rio Ave de prosseguir na disputa. As próximas duas rodadas servirão apenas para os vilacondenses cumprirem tabela, dia 27 fora contra o Dínamo de Kiev (na mesma data o Aalborg recebera o Steua); e dia 11 de dezembro recebendo em Vila do Conde o Aalborg, mesma data em que o Steua recebera o Dínamo. O grupo é liderado nessa sequencia por Dínamo, Aalborg e Steua; todos com 7 pontos; estando o Rio Ave na lanterna com apenas 1 ponto conquistado.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 9a jornada só terminou na noite dessa segunda-feira com Belenenses 3×1 Boavista (20h), resultado que colocou nesse inicio de semana o time do Restelo (dirigido por Lito Vidigal) na 4a posição, ao lado do Paços de Ferreira (do técnico Paulo Fonseca, ex-Porto) com 17 pontos, e a 5 do líder Benfica.

Já a 10ª jornada teve os seguintes jogos, que garantiram a manutenção da liderança encarnada com 25 pontos, e a vice-liderança isolada do V.Guimarães, com 23 pontos; sendo que o Porto caiu para o 3º posto com 22 pontos; e o surpreendente Belenenses chegou ao 4º lugar isolado com 20 pontos:

Sexta:

Arouca 1×2 V.Guimarães (20:30h) – Vitória dos vimaranenses, que desta forma continuam na ponta da tabela, brigando cabeça a cabeça com Benfica e Porto.

Sábado:

Braga 2×0 Gil Vicente (20:15h)

Domingo:

V.Setubal 1×0 Marítimo (16h)

Moreirense 0x1 Belenenses (16h)

Nacional 1×2 Benfica (16h)

Boavista 1×0 Penafiel (16h)

Sporting 1×1 Paços de Ferreira (18h)

Estoril 2×2 Porto (20:15h)

Segunda-feira:

Rio Ave x Acadêmica (20h)

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Perante boatos que davam conta do interesse da Juventus em Luisão, a direção encarnada resolveu renovar (prolongar) o contrato com o zagueiro de 33 anos, que agora só vence em junho de 2017.

Feirense

O Feirense, que esta em vias de constituir uma SAD, já tem proposta de um investidor italiano interessado em adquirir 51% das ações da mesma. Uma assembleia com dirigentes e associados devera confirmar a parceria.

Outros Esportes

A atleta portuguesa do Sporting Sara Moreira conquistou no ultimo final de semana o 3o lugar na Maratona de Nova York, com o tempo de 2 horas e 26 minutos, sendo superada apenas por duas quenianas.

Já a ginasta portuguesa Filipa Martins conquistou nesse final de semana, na Taça do Mundo de Ginástica Artística em Medelín-Colômbia, a medalha de ouro na prova de paralelas assimétricas.

Portugueses no Exterior

Cristiano Ronaldo recebeu nessa quarta-feira em Madrid a sua 3a chuteira de ouro, por ter sido o artilheiro da Europa na temporada passada, ao lado de Suarez.

Nesse final de semana nova vitoria do Real, desta feita com goleada sobre o Rayo Vallecano por 5×1, com Cristiano Ronaldo marcando o 5º gol, e pela 12ª vez consecutiva na Liga Espanhola, em 12 jornadas.

O técnico português Pedro Caixinha, do time mexicano Santos Laguna, conquistou na madrugada dessa quarta-feira seu primeiro titulo a frente da equipe, a Taça do México, quando então, após empate por 2 gols no tempo normal com o Puebla, sua equipe venceu o arquirrival na disputa de pênaltis.

Segundo novo ranking da revista Forber, Cristiano Ronaldo foi o futebolista mais bem pago do mundo no ultimo ano, e o 2o atleta melhor remunerado de 2013 em todo o planeta, perdendo apenas para o pugilista americano Floyd Mayweather. Ronaldo faturou em 2013 a quantia de 64 milhões de euros (42 milhões referentes a salários e 22 milhões a contratos publicitários); enquanto o pugilista faturou na mesma época 84 milhões.

O árbitro português Pedro Proença foi indicado pela FIFA para apitar no Mundial de Clubes que acontecera em Marrocos. Depois de apitar em 2012 as finais da Liga dos Campeões (Bayern x Chelsea) e da Eurocopa (Espanha x Itália), esse é o campeonato que faltava na carreira de Proença.

O técnico português Jesualdo Ferreira virou alvo de cobiça de um clube brasileiro. O dirigente do Santos e candidato a presidência do clube, Nabil Khaznadar, em entrevista a vários órgãos de imprensa do Brasil divulgou que uma de suas plataformas visa inovar no futebol e isso só conseguira com a contratação de um técnico estrangeiro, dentre os quais destacou a admiração por Jesualdo Ferreira (que esta no Brasil e inclusive assistiu ao meio dessa semana, e pessoalmente, a eliminação do Santos da Copa do Brasil ao empatar em casa por 3 gols com o Santos). Contudo afirmou que existem também outros nomes em pauta para a função que pode ser tanto de técnico, como de coordenador ou ate de consultor.

Mourinho quebrou mais um recorde. Desta feita como o técnico que melhor campanha conseguiu para o Chelsea em todos os tempos, nessa atual temporada de 2014/2015. São 17 jogos oficiais em todas as disputas ate agora, somando 13 vitorias e 4 empates (incluindo Premier League, Taça da Liga e Liga dos Campeões). A ultima vitória aconteceu nesse sábado, em Anfield, contra o Liverpool (2×1).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: