Terça, 26 de Setembro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Destaques da Semana: Eliminatórias do Mundial da Rússia

Por | 4 setembro, 2017 as 10:18 am | Nenhum comentário

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Eliminatórias do Mundial da Rússia: Portugal 5×1 Ilhas Faroe

A Seleção Portuguesa realizou nessa quinta frente às Ilhas Faroe, no Estádio do Boavista, sua antepenúltima partida pela fase de grupos das eliminatórias rumo ao Mundial da Rússia. E com mais um show de Cristiano Ronaldo, autor de 3 gols, goleou por 5×1, enquanto seu mais direto rival e líder do grupo com 3 pontos a mais, a Suíça, venceu fora Andorra por 3×0. Logo aos 3 minutos CR7 recebeu um cruzamento da direita e num lindo voleio abriu o marcador. Aos 28, cobrando pênalti sofrido por Adrien, Cristiano ampliou. O gol de honra das Ilhas surgiu aos 38 numa bola rebatida dentro da área lusa. Já logo aos 13 da etapa final foi a vez de Willian Carvalho fazer o seu de cabeça aproveitando cruzamento preciso do craque madeirense. Aos 20 retribuiu o passe a Cristiano, que dentro da área arrematou forte para fazer o 4o de Portugal e seu 3o no jogo. E aos 39 foi a vez de Nelson Oliveira, que acabara de entrar a campo, fechar a goleada fazendo o 5o gol português num rebote da zaga adversária.

Hungria 0x1 Portugal

Num jogo feio e sofrido Portugal venceu a duras penas a Hungria em Budapeste por 1×0, gol assinalado por Andre Silva de ombro aos 3 do segundo tempo após cruzamento milimétrico de Cristiano Ronaldo. Fernando Santos levou a campo um time com 4 modificações em relação à partida frente Ilhas Faroe, trocando Jose Fonte por Bruno Alves, Eliseu por Coentrão (aos 28 minutos o agora lateral do Sporting sentiu uma fisgada na coxa e foi substituído dando a vaga novamente a Eliseu), Bernardo Silva por Gelson Martins e Willian Carvalho por Danilo. Porem as mudanças não geraram o efeito desejado e nas poucas jogadas criadas Portugal não era feliz nas conclusões, mesmo atuando com um homem a mais desde os 30 da etapa inicial quando o jogador Priskin da Hungria foi expulso por cotovelada em Pepe. Mesmo assim o gol solitário português serviu para manter a seleção das cinco quinas ainda na briga pela classificação direta ao Mundial da Rússia com a Suíça que nesse domingo venceu por 3×0 a Letônia. Em outubro Portugal faz os últimos dois jogos, fora contra Andorra e em casa contra a Suíça; que por sua vez recebe a Hungria antes da partida decisiva com Portugal.

Taca Da Liga

Algumas partidas remanescentes da etapa classificatória da fase de grupos da Taça da Liga aconteceram nesse final de semana, com o Marítimo batendo nessa sexta em seu estádio o Estoril por 1×0, e garantindo dessa forma passagem a próxima fase eliminando o time praiano.

Já sábado o Rio Ave garantiu vaga na fase de grupos ao vencer em casa o Cova da Piedade por 2×0; e da mesma forma assim o fez o Portimonense, vencendo em casa por 3×1 o Chaves.

Nesse domingo foi a vez do Braga vencer de virada o Boavista fora, e garantir também vaga na fase de grupos da Taça da Liga.

Superliga Portuguesa Temporada 2017/2018

A 4a jornada terminou nessa segunda com o jogo Portimonense 1×2 Marítimo (20:00h).

Já a 5a jornada, devido aos jogos da Seleção (data FIFA), só acontecera semana que vem.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas notícias

Benfica

O jovem goleiro belga que completou 18 anos domingo passado, Mile Svilar, foi apresentado essa semana como a mais nova contratação encarnada (por 2,5 milhões de euros) tendo assinado contrato por 5 temporadas.

O Conselho de Disciplina da FPF multou em 3902 euros e suspendeu o presidente Luis Filipe Vieira por 67 dias devido às acusações e ofensas proferidas ao presidente do Sporting por ocasião do clássico entre as duas equipes em abril passado. A direção encarnada já entrou com um recurso contra a decisão.

O lateral-direito Douglas, do Barcelona, foi contratado por empréstimo de uma temporada com clausula obrigatória de compra, sendo que durante a vigência do empréstimo os espanhóis arcarão com a maior parte do salário do jogador.

Com isso o recém contratado Mato Milos acabou sendo emprestado aos poloneses do Lecha Gdansk por uma temporada para ganhar cancha.

Gabigol é outro que chega por empréstimo de uma temporada oriundo da Inter de Milão e com opção de compra ao final do vinculo. Contudo suas palavras não foram as mais felizes ao se pronunciar a imprensa lusa quando disse esperar fazer um bom trabalho para voltar a Inter, ou seja, quer fazer do Benfica apenas um trampolim para beneficio próprio.

Por outro lado Mitroglou foi negociado com o Marselha que pagou ao Benfica 15 milhões de euros por 50% do passe do atacante grego.

Sporting

Adrien Silva ficou de fora da ultima partida do Sporting por conta de fratura em uma costela provavelmente ocorrida no jogo de volta contra o Steua Bucareste.

As negociações de venda de Adrien Silva ao Leicester por 30 milhões de euros ultrapassaram a meia noite de Londres e por esse motivo, como os documentos relativos à mesma foram enviados a entidade alem do horário limite, as duas equipes aguardam um parecer final da FIFA para saber se a transação foi ou não autorizada.

O lateral-direito Schelotto foi negociado com o Brighton por 3 milhões de euros, ficando o Sporting ainda detentor de 12,5% de seu passe.

Mais uma suspensão para Bruno Carvalho. Desta feita por 3 meses e devido a uma publicação do mesmo em seu facebook (dezembro 2016) onde colocou em causa a responsabilidade e credibilidade da Federação e de seus órgãos sociais.

O lateral Marvin Zeegelar, contratado pelo Sporting por 400 mil euros junto ao Rio Ave em dezembro de 2015, acaba de ser vendido ao Watford de Marco Silva por 3 milhões de euros.

Estoril

O jovem zagueiro Lucão do S.Paulo acaba de ser contratado por empréstimo de uma temporada (com opção de compra estipulada em 2 milhões de euros) pelo Estoril, onde devera auferir o mesmo que no time paulista, ou seja, 25 mil euros mensais.

Seleção Portuguesa

Por problemas musculares o jogador Pizzi, do Benfica, foi cortado nessa segunda por Fernando Santos que convocou para o seu lugar o meia avançado leonino Bruno Fernandes.

Recentemente contratado por empréstimo pela Inter de Milão junto ao Valencia o jovem lateral-direito João Cancelo, num dos primeiros treinos por Portugal, sofreu uma distensão no ligamento lateral do joelho direito o que poderá afastá-lo dos gramados por 2 meses, e já o afasta de imediato da seleção, sendo convocado para o seu lugar Ricardo Pereira do Porto.

Portugueses no Exterior

O canoísta português Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial na categoria K1 1500 metros no ultimo domingo na Republica Checa.

Renato Sanches foi emprestado pelo Bayern ao Swansea por uma temporada sem opção de compra, depois de ter atuado apenas em 25 jogos pelo time alemão.

A imprensa europeia divulgou nessa quinta a foto de Nani com o cachecol da Lazio no aeroporto de Roma, com o clube italiano confirmando sua contratação por empréstimo de uma temporada horas depois.

Hugo Almeida, pela 11a vez em sua carreira, está trocando de Clube. Depois de atuar por Porto, União de Leiria, Boavista, Werder Bremen, Hannover, Besiktas, Cesena, Krasnodar, Anzhi e ha 1 ano no AEK da Grécia, agora assinou pelo Hajduk Split da Croácia.

Com os 3 gols assinalados frente às Ilhas Faroe Cristiano Ronaldo transformou-se no quarto maior artilheiro de seleções mundiais, chegando aos 78 e ultrapassando Pelé que tinha 77. Alem disso diminuiu para 6 a diferença com Puskas, o maior artilheiro de seleções a nível europeu, que marcou 84 vezes. A frente de Cristiano, a nível mundial, encontram-se o iraniano Ali Daei com 109 gols, Puskas com 84, Kunishige Kamamoto com 80 e um jogador zambiano com 79 gols.

No Mundial Sub-20 de Hóquei da China a seleção de Portugal, após bater nessa quinta a Argentina por 5×2, garantiu pela 6a vez consecutiva a presença na final e contra a mesma seleção, a Espanha. E com a vitoria nessa sexta por 2×0 contra os espanhóis a seleção lusa conquistou de forma invicta o tricampeonato (houvera vencido já as duas ultimas finais (2013 e 2015), empatando essa serie consecutiva de decisões, visto que os espanhóis vencerão as 3 primeiras (2007 2009 e 2011).

Foi oficializado nessa sexta o empréstimo por uma temporada e sem opção de compra de Gonçalo Guedes do PSG ao Valencia da Espanha.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade