Destaques da Semana: Cristiano Ronaldo fatura 4ª Bola de Ouro e o Mundial de clubes

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Cristiano Ronaldo fatura 4ª Bola de Ouro (separada da Fifa) e o Mundial de clubes

CR7 comemora vitória. Foto Thiago Petinga/Lusa
CR7 comemora vitória. Foto Thiago Petinga/Lusa

A revista France Football (agora sem a parceria com a FIFA para a escolha do melhor do mundo e que durou de 2010 a 2015) anunciou nessa segunda-feira que o português Cristiano Ronaldo foi o grande vencedor com 745 pontos (pela 4a vez: 2008, 2013, 2014 e 2015), ficando a frente de Messi (2o colocado com 316 pontos) e Griezmann (3o colocado com 198 pontos). Mais dois portugueses aparecem entre os 12 mais votados: Pepe em 9o lugar (ao lado de Buffon) com 8 pontos, e Rui Patrício em 12o com 6 pontos.

No comparativo de premiações com Messi, pelo menos até a divulgação do premio de melhor do mundo da FIFA em janeiro, até agora ambos foram premiados uma vez cada quando o premio da FIFA era independente da Bola de Ouro, e apesar de Messi já ter faturado 5 Bolas de Ouro contra 4 de Ronaldo, o português já ganhou mais vezes a chuteira de ouro (artilharia no mundo) do que o argentino (4×3), e também já faturou uma vez o premio Puskas de gol mais bonito da temporada enquanto o argentino ainda não.

Com mais essa conquista o craque madeirense eleva Portugal ao 2o lugar em países que mais vezes faturaram a premiação de melhor jogador do ano, totalizando 6 premiações sendo 4 de Cristiano, uma de Eusébio (1965) e uma de Figo (2000). A liderança nesse ranking, com sete conquistas cada uma, é dividida por Alemanha e Holanda.

E para fechar com chave de ouro o ano glorioso do madeirense, nessa quinta, pelo Mundial de Clubes no Japão, com um gol de Benzema e outro dele, o craque português conseguiu levar o Real a finalíssima do mundial de clubes com a vitória conseguida por 2×0 frente ao America do México. Na decisão desse domingo, frente aos japoneses do Kashima Antlers, embora o Real tenha saído na frente com Benzema abrindo o marcador aos 8 minutos, houve um excesso de confiança por parte dos espanhóis que permitiu a virada dos japoneses, com o time de Cristiano só acordando e conseguindo o empate perto do final, em cobrança de pênalti executada pelo madeirense. Com isso a partida foi para prorrogação e ai Cristiano mostrou porque é o melhor do mundo fazendo mais dois gols e garantindo pela 5ª vez o mundial interclubes para o Real, que soma a 37ª partida invicta sob o comando de Zidane. Com os gols assinalados nesse mundial Cristiano chegou aos 571 (foram 5 pelo Sporting, 118 pelo Manchester, 380 pelo Real e 68 pela Seleção) e igualou o recorde até então que pertencia a Pelé de ser o único jogador a fazer 3 gols numa decisão de mundial interclubes. Alem disso o craque luso terminou a disputa como artilheiro e melhor jogador do Mundial.

Dortmund e Juventus No Caminho De Benfica e Porto

Aconteceu nessa segunda o sorteio das oitavas-de-final da Liga dos Campeões e coube aos clubes lusos equipes fortes, mas não as mais cotadas para a conquista da taça. Ao Benfica caberá enfrentar os alemães do Borussia Dortmund; e ao Porto os italianos da Juventus. Os jogos de ida acontecem em Portugal a 14 de fevereiro para o Benfica e 22 para o Porto, e os de volta fora a 8 de março para o Benfica e 14 para o Porto. Eis a lista dos demais confrontos:

Manchester City x Mônaco

Real Madrid x Nápoles

Bayern Munique x Arsenal

Bayern Leverkusen x Atlético de Madrid

PSG x Barcelona

Sevilha x Leicester

Taça De Portugal

Os jogos das oitavas-de-final da Taça de Portugal aconteceram essa semana com os seguintes resultados:

14/12 – quarta

Leixões 2×1 Tondela

Acadêmica 1×0 Penafiel – com um gol a dois minutos do apito final a Acadêmica conseguiu vaga para as quartas da Taça

Torreense 2×3 Chaves – mesmo com a expulsão de um jogador aos 40 da etapa final o Torreense conseguiu levar a partida para a prorrogação, e só foi eliminado por um gol de pênalti sofrido no 9o minuto de acréscimo da partida

Estoril 4×2 Sanjoanense – mesmo estando por duas vezes atrás no marcador o time do Estoril conseguiu o empate a 10 minutos do termino do tempo regulamentar, levando a partida para a prorrogação onde, com melhor preparo físico, levou de vencida a equipe de S.João da Madeira marcando mais duas vezes

Real Massama 0x3 Benfica (no Estádio do Restelo) – mesmo atuando na etapa inicial com vários reservas (que na sua maioria deram lugar aos titulares no 2o tempo) o time encarnado de Rui Vitória não teve dificuldades para na etapa final fazer 3 gols (2 de Mitroglou e 1 de Raul Jimenez) e eliminar o Real Massama

Braga 1×2 Covilhã – mesmo saindo na frente à equipe do fraco técnico Jose Peseiro não resistiu à pressão do frágil Covilha, que empatou ainda na etapa inicial, e virou o jogo no 2o tempo, eliminando o Braga, atual campeão da Taça de Portugal, da disputa. A serie de maus resultados causou a demissão de Peseiro ao final do jogo, sendo que para o seu lugar o Braga já contratou o atual técnico do Chaves, Jorge Simão, por 1.5 temporada indenizando o time flaviano em 300 mil euros; que por tabela contratou o técnico do Vizela, Ricardo Soares.

V.Setubal 0x1 Sporting – numa partida difícil e bem disputada o time de Jorge Jesus só conseguiu marcar o gol solitário da classificação aos 30 minutos da etapa final

15/12 – quinta

V.Guimarães 1×0 Vilafranquense – com um gol assinalado aos 16 do segundo tempo o V.Guimãraes venceu por 1×0 garantindo também vaga para a próxima fase da Taça de Portugal.

Superliga Portuguesa De Futebol

A 13ª jornada só terminou nessa segunda, dia 12, quando às 20h o Arouca recebeu o Rio Ave e perdeu por 2×0.

E na quinta, em jogo adiantado da 15a jornada, o Porto recebeu o Marítimo e venceu por 2×1.

Já a 14ª jornada teve os seguintes jogos:

Sexta-feira

Paços de Ferreira 1×0 Belenenses (20:30h)

Sábado

Moreirense 1×4 Arouca (18:15h)

Estoril 0x1 Benfica (20:30h)

Domingo

Tondela 1×1 Boavista (16:00h)

Rio Ave 2×1 Nacional (16:00h)

V.Guimarães 3×1 V.Setubal (18:00h)

Sporting x Braga (20:15h)

A jornada só termina amanha, dia 19 de dezembro, quando às 17:30h o Marítimo recebera o Feirense; e as 20:00h o Porto recebera o Chaves

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas notícias
Porto

Embora tenha ficado quase 5 jogos sem marcar gols o Porto agora acaba de bater um recorde que perdurava ha 20 anos: 7 jogos consecutivos sem sofrer gols.

Kelvin, atacante brasileiro do Porto e que nesse campeonato atuou por empréstimo no S.Paulo, pode ser reemprestado e desta feita para o Vasco da Gama, que já iniciou tratativas com os dragões.

Estoril

O espanhol ex-secretário técnico analisador de vídeos do Valencia, Pedro Gomez Carmona, acaba de assumir o comando técnico do Estoril em substituição ao demitido Fabiano Soares.

Sporting

Visando garimpar garotos e jovens talentos do futebol brasileiro e chinês o Sporting firmou nessa quinta parceria com a Traffic de mutuo acordo nesse objetivo básico.

Em decisão final e de ultima instancia do TAS o Sporting foi mesmo condenado a pagar a Doyen Sports o valor relativo à transferência de Marcos Rojo ao Manchester, inicialmente de 12 milhões de euros (já descontados os apenas 4,5 milhões que o time de Alvalade pagou a essa empresa de investimentos quando da saída do jogador), mas que hoje, por juros e correção monetária, ultrapassa os 20 milhões.

Benfica

O TAS deu ganho de causa ao recurso impetrado pelo Benfica e revogou a suspensão de 60 dias de seu presidente decorrente das criticas que o mesmo teceu ao vice-presidente do conselho de arbitragem ao final do jogo dos encarnados contra os sadinos no ultimo dia 21 de agosto na Luz, e que terminou empatado por 1 gol.

Outra vitória encarnada no TAS foi em relação ao recurso impetrado pelo Real contra a venda pelo Benfica de Garay (cujo passe era dividido em partes iguais pelos dois) ao Zenit em 2014 por 6 milhões de euros, quando o Bayern supostamente houvera oferecido mais de 15 milhões, proposta essa que segundo os espanhóis sequer foi levada ao jogador. O Tribunal Arbitral julgou licita a transação feita pelo time da Luz e deu o processo por encerrado.

Marítimo

O TAS revogou a suspensão de 9 meses imposta pelo Conselho de Disciplina da FPF ao atacante Dyego Sousa do Marítimo, por conta da agressão do mesmo a um arbitro assistente em uma partida amistosa na pré-temporada. Contudo o Conselho de Disciplina ainda pode recorrer ao TAS.

Gil Vicente

Em fase final de constituição da sua SAD, o Gil Vicente já tem dois potenciais interessados em adquirir a maioria acionaria da sociedade. Um deles é o empresário Gerard Lopez, presidente da britânica Lótus e futuro dono do Lille da França; já o outro interessado é o grupo Ocean Holding, com sede britânica também. Ambas as propostas estão sendo analisadas.

Portugueses no exterior

Foi divulgada essa semana a seleção da fase de grupos da Liga dos Campeões e nela dois atacantes portugueses estão presentes: Quaresma do Besiktas, e Andre Silva do Porto. No gol Oblak do Atlético de Madrid; a zaga foi composta por Escudero (Sevilha), Mahrez (Leicester), Jorgensen e Augustinsson (ambos do Copenhague); o meio campo foi formado por Ozil (Arsenal), Andre Silva (Porto), e Quaresma (Besiktas); e o ataque com Messi (Barcelona), Cavani e Mertens (ambos do Napoles).

Sergio Conceição estreou bem no comando do Nantes, com vitória de 3×1 frente ao Montpellier nessa terça, em jogo eliminatório da Taça da Liga Francesa. Já pela Liga Francesa, na tentativa de tirar o Nantes das ultimas colocações (é o atual 18o colocado), em jogo realizado fora nessa sexta frente ao Angers, mais uma vitória, desta feita por 2×0.

O ex-técnico da seleção de Portugal, Luiz Felipe Scolari, levara a equipe chinesa que dirige (Guangzhou Evergrande) para estagiar no complexo desportivo do Jamor na FPF “Cidade do Futebol” de 8 a 25 de janeiro do próximo ano.

Com 31 anos de idade, contrato renovado com o Real até 2021, e querendo jogar ainda mais 10 temporadas, Cristiano Ronaldo já garantiu que quando achar necessário, para manter o alto nível técnico, não vera problema algum em mudar de posição, saindo da atual função de ponta para centroavante.

O Atlético de Kolkata (Índia), equipe onde atuam os portugueses Helder Postiga e Sereno, sagrou-se nesse final de semana campeão da 3ª Edição da Liga Indiana (ocorrida de setembro a dezembro desse ano), na decisão por penalidades máximas após empate por 1 gol no tempo regulamentar e que persistiu na prorrogação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: