Destaques da Semana: Benfica é o 4º melhor vendedor da Europa

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Benfica é o 4º melhor vendedor da Europa

Foto: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Foto: Isabel Cutileiro / SL Benfica

O Observatório do Futebol, organismo sediado na Suíça e que analisa dados econômicos e sociais do futebol europeu, ranqueou o Benfica como o 4º clube europeu que mais faturou com vendas de jogadores de 2010 a 2016, embolsando um montante na casa dos 414 milhões de euros. Logo a seguir, na 5ª posição, vem o Porto que faturou nesse período 382 milhões. O ranking é liderado pelo Liverpool, seguido pelo Valencia em 2º, e pela Juventus em 3º.

Fifa e “Bola De Ouro” rompem Parceria

O prêmio de melhor jogador do mundo na temporada, que de 1991 a 2009 era exclusivo da FIFA (FIFA World Player) e que a partir de 2010 se fundiu com o prêmio Bola de Ouro da revista France Football em parceria com o jornal L`Equipe para designar o melhor do mundo com votação de jornalistas, capitães de seleções e selecionadores, volta agora ao comando exclusivo da FIFA, só não se sabendo ainda se será por indicação da entidade, ou por votação, a escolha do melhor jogador. Assim sendo este ano teremos os dois prêmios concorrendo em paralelo.

Taças europeias
Talisca vinga desprezo do Benfica com gol aos 93

O Benfica fez sua estreia no grupo B da Liga dos Campeões jogando nessa terça em casa frente ao Besiktas. Num primeiro tempo dominador, os donos da casa abriram o marcador logo aos 12 minutos através de Franco Cerve, aproveitando rebote em chute cruzado de Sálvio. Para a etapa complementar o Benfica voltou mais acomodado a campo e deixou o Besiktas crescer, com Talisca e Quaresma em campo; alias o craque português do time turco quase permitiu o segundo gol encarnado quando ao tentar brincar com a bola deixou-a de presente para Gonçalo Guedes que não soube aproveitar perdendo gol certo na cara do gol. E no último lance da partida aos 93 minutos, numa cobrança de falta perfeita à entrada da área, Talisca puniu o desprezo encarnado para com o seu futebol, colocando a bola fora do alcance do geleiro Éderson, titular nessa partida. Ao final do encontro, em entrevista coletiva, Talisca acusou o Benfica de não lhe ter pagado os salários de agosto, embora todos os demais jogadores tivessem recebido. Em contrapartida os dirigentes da Luz afirmaram que no contrato de empréstimo de 2 anos do atleta para o Besiktas ficou acordado que o referido mês seria de responsabilidade dos turcos. Alem disso afirmaram também que foi Talisca quem forçou a saída para receber mais dinheiro na transferência. Ainda colocaram que Talisca caiu de produção e chegou ate a entrar em conflito com os demais jogadores e com o técnico Rui Vitoria porque mantinha constante contato com o ex-técnico encarnado Jorge Jesus, desde que o mesmo trocou a Luz por Alvalade. A replica do jogador foi de que o Benfica o obrigou a assinar uma quitação de divida, com o risco de não o emprestar para o Besiktas caso não concordasse. Talisca teve ainda em sua defesa o secretario geral do Besiktas, Ahmet Urkmezgil, que em entrevista a uma radio na Turquia chamou de “primitiva” a atitude dos dirigentes encarnados em divulgar detalhes do contrato do jogador. Ahmet afirmou também que os dirigentes lusos queriam impedir que Talisca jogasse contra o Benfica, mas dai a atacar o atleta e sua família por ter atuado e feito um gol é uma atitude comum apenas a países subdesenvolvidos.

No outro jogo do grupo o Dínamo de Kiev recebeu o Nápoles e perdeu por 2×1.

Na próxima rodada do grupo, a 28 desse mês, o Benfica vai ate a Itália enfrentar o Nápoles enquanto o Besiktas recebe o Dínamo de Kiev.

Gênio Ronaldo impede vitoria histórica do Sporting

O Sporting fez sua estreia no grupo D da Liga dos Campeões jogando nessa quarta fora contra o Real Madrid. E para surpresa de todos dominou amplamente o jogo desde o primeiro minuto, criando inúmeras oportunidades e com Jorge Jesus dando um nó tático em Zidane. Logo aos 3 minutos do inicio da 2a etapa, numa tentativa de tabela entre Gelson Martins e Bruno Cesar à entrada direita da área espanhola, a bola resvalou nos pés de um zagueiro do Real e sobrou para Bruno Cesar colocar rasteiro no canto direito de Kiko Cassilas, abrindo o marcador e gelando a torcida da casa no Santiago Bernabeu. Aos 14 minutos, numa bola disputada por Willian Carvalho e que lhe custou o amarelo, Jorge Jesus se insurgiu contra a arbitragem e foi expulso do campo tendo de terminar a partida das arquibancadas. Conforme o tempo passava a pressão do Real aumentava, mas ainda assim o primeiro chute a gol e que levou perigo só aconteceu aos 35 minutos. Jesus fez algumas mudanças e dentre elas trocou Gerson Martins por Elias, e foi justamente o brasileiro o autor de uma falta desnecessária em Cristiano a entrada da área aos 43 minutos. CR7 não perdoou e com maestria colocou a bola rente a trave superior esquerda de Rui Patrício, empatando o jogo, mas não comemorando e ainda fazendo um gesto de reverencia como que se desculpando junto ao lado da bancada onde estavam 4 mil torcedores do Sporting que compareceram para prestigiar o leão. E, no último minuto de acréscimo, aos 94 de partida, Morata recebeu cruzamento milimétrico de James Rodrigues, cabeceando forte e decretando a virada madrilenha.

No outro jogo do grupo o Legia Varsóvia recebeu o Borussia Dortmund e foi sonoramente goleado por 6×0, sendo que o lateral português Raphael Guerreiro não só fez um gol, como deu assistência para outros dois e ainda acabou sendo eleito o melhor jogador da partida, e também incluído na seleção da rodada da Liga dos Campeões.

Na próxima rodada do grupo a 27 deste mês o Sporting recebe o Legia enquanto o Borussia recebe o Real Madrid.

Porto decepciona em casa e empata com o fraco Copenhague

O Porto fez sua estreia no grupo G da Liga dos Campeões jogando nessa quarta em casa frente ao Copenhague. A estreia parecia promissora, pois logo aos 13 minutos Otavio fazia 1×0 para os dragões, mas o gol deu certa conformidade e apatia à equipe portista, que dava a impressão de poder decidir o placar a qualquer momento, embora não tenha sido o que se viu. Aos 7 do segundo tempo Cornélius empatou para os visitantes, que dai para frente recuaram, aumentando com isso ainda mais a ansiedade e ineficácia do time portista que não conseguia fazer a bola chegar aos seus atacantes, mesmo com a expulsão no 2o tempo de um jogador do Copenhague. Empate ruim para o Porto que jogando em casa contra uma equipe limitada não poderia desperdiçar pontos.

No outro jogo do grupo o Brugge recebeu o Leicester e foi goleado por 3×0.

Na próxima rodada do grupo a 27 deste mês o Porto vai ate a Inglaterra enfrentar o Leicester enquanto o Copenhague recebe o Brugge.

Bragasem comando empata em casa

O Braga, de Jose Peseiro, fez sua estreia no grupo H da Liga Europa jogando nessa quinta em casa frente ao Gent. Uma equipe apática desde o inicio do jogo, perdida em campo e com jogadores que não se entendiam só poderia mesmo ficar pior sofrendo um gol madrugador; e foi justamente o que aconteceu quando aos 6 minutos o Gent, através de falta cobrada por Milicevic, abriu o placar. Se a coisa já estava ruim, ficou pior ainda e só não complicou porque aos 24, também de bola parada, Andre Pinto igualou o jogo para alivio dos bracarenses. Esperava-se uma segunda etapa mais produtiva e centrada da equipe lusa, mas na verdade o que se viu foi um replay da etapa inicial, com raríssimas chances de gol, e que permitiram aos visitantes conseguir importante ponto fora.

No outro jogo do grupo o Konyaspor recebeu o Shakhtar do técnico Paulo Fonseca e perdeu por 1×0.

Na próxima rodada do grupo a 29 desse mês o Braga vai ate a Turquia enfrentar o Shakhtar enquanto o Gent recebe o Konyaspor.

Superliga Portuguesa De Futebol

A 4a jornada só terminou na noite dessa segunda com a vitoria de 2×1 do Feirense em cima do Tondela.

Já a 5ª jornada começou nessa sexta-feira dia 16 de setembro com os seguintes confrontos:

SEXTA (16/9)

Nacional 2×0 Marítimo (20:30h)

SABADO (10/9)

Estoril 2×0 Moreirense (16:00h)

V.Setubal 1×4 Paços de Ferreira (18:15h)

V.Guimarães 1×1 Belenenses (20:30h)

DOMINGO (11/9)

Arouca 0x1 Chaves (16:00)

Boavista 1×2 Feirense (16:00h)

Tondela 0x0 Porto (18:00h)

Rio Ave 3×1 Sporting (20:15h)

A presente jornada só termina amanha, segunda-feira, quando as 20:00h o Benfica recebe o Braga na Luz.

Mesmo assim algumas surpresas positivas e negativas já se destacam no campeonato. O Arouca, que na temporada passada fez campanha magnífica conseguindo inclusive vaga para a Liga Europa, nessa esta muito mal com 4 derrotas e apenas 1 vitoria em 5 jornadas. Já Feirense e Chaves, recém promovidos, despontam na tabela ocupando a 7ª e 6ª posições respectivamente.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Porto

Quintero foi emprestado essa semana, ate dezembro de 2017, ao Independiente de Medellín da Colômbia.

Chaves

O Chaves foi proibido terminantemente pela Liga de Clubes de supervalorizar o preço do ingresso para a partida do dia 24 frente ao Benfica, que seria elevado de 36 para 80 euros, por conta de seu recinto ser de Nível apenas 3 o que impede a cobrança desse preço abusivo. Após a proibição dirigentes do clube desconversaram alegando que a confusão ocorreu porque esse preço não seria para o publico em geral, mas apenas para os lugares destinados aos acompanhantes de sócios (o que também foi vetado).

Federação Portuguesa de Futebol

Por conta do seu regulamento esdrúxulo e que fere a liberdade de expressão, o Conselho de Disciplina da FPF abriu processo disciplinar contra Rui Gomes, vice-presidente do Benfica, invocando o seu artigo 140 que impede dirigentes e funcionários de clubes de participarem na qualidade de debatedores e entrevistados em programas televisivos.

Outros Esportes

Em sua estreia, domingo passado, no mundial de futsal que ocorre na Colômbia, Portugal conseguiu no último segundo do jogo o gol de empate, visto que perdia por 1×0 desde os instantes iniciais da partida. Nessa terça o adversário foi o Panamá, e em noite inspirada de Ricardinho, autor de 6 gols da goleada de 9×0, Portugal praticamente garantiu com a vitoria vaga antecipada para as oitavas-de-final. Nessa sexta, em sua ultima partida da fase inicial, Portugal enfrentou o Uzbequistão e, com mais 3 gols de Ricardinho (já soma 9 na disputa isolando-se na artilharia), goleou por 5×1.

Nessa segunda-feira Portugal conseguiu com sua equipe de bocha BC1/BC2, na paraolimpíada do Rio, mais uma medalha de bronze. Os autores dessa proeza foram Abílio Valente, Antonio Marques, Cristina Gonçalves e Fernando Ferreira.

Na sexta novo bronze, repetindo feito obtido nas Paraolimpíadas de Londres em 2012, com Jose Macedo na classe BC3 da bocha batendo na final o atleta sul coreano e conquistando a terceira medalha portuguesa no Rio para Portugal.

Portugueses no exterior

Na estreia de Paulo Bento dirigindo o Olympiakos da Grécia vitoria por goleada, em casa, frente ao Veria por 6×1 no último final de semana.

Outro que estreou bem, também no campeonato grego, foi Hugo Almeida fazendo 2 dos 4×1 que o seu AEK aplicou no Xanthi domingo passado.

Com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol e de mais 54 representantes de federações que compõe a UEFA, ocorreu nessa quarta a eleição do novo presidente da entidade, e o vencedor, com 42 votos das 55 federações, foi o esloveno (apoiado pela FPF) Aleksander Ceferin.

Renato Sanches entrou no segundo tempo na goleada de 5×0 do Bayern, pela Liga dos Campeões, nessa terça frente ao Rostov.

Também pela Liga dos Campeões ao meio dessa semana o Mônaco, de Leonardo Jardim, Bernardo Silva e João Moutinho, foi ate a Inglaterra e venceu o Tottenham por 2×1.

Nessa quinta, pela Liga Europa, a Fiorentina, do técnico luso Paulo Sousa, empatou sem gols com o PAOK na Grécia.

Também pela Liga Europa o Olympiakos, de Paulo Bento, foi vencer o Young Boys na Suíça por 1×0.

Por sua vez Jose Mourinho não foi feliz em sua 1a partida na Liga Europa pelo Manchester United. Jogando fora contra o Feyenoord da Holanda quinta-feira, perdeu por 1×0.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: