Destaques da Semana: Ascensão e Queda do Porto

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Ascensão e Queda do Porto

LOGO_fc-portoDepois de ficar anos na liderança do futebol europeu e ate conquistar a Liga Europa e a Liga dos Campeões, o Porto de Pinto da Costa começa a pagar caro pela extravagância e vantagens milionárias dadas a terceiros, e ate a dirigentes remunerados que nem sempre foram merecedores dos dividendos que embolsaram. Essa semana Fernando Gomes (administrador da SAD portista) veio a publico confessar o incumprimento do fair play financeiro imposto a todos seus filiados pela FIFA, e que levara a uma mudança drástica de redução de custos no plantel, objetivando diminuir em pelo menos 20 milhões o gasto mensal que varia de 70 a quase 100 milhões de euros; mesmo porque o time dos dragões já esta sob a alçada fiscal da FIFA. Só para se ter uma noção do rombo financeiro, durante a temporada desportiva 2015/2016 a perda foi de 58,4 milhões de euros. Dentre inúmeros gastos, alguns marcantes contribuíram para isso como, por exemplo, os 4,3 milhões de euros desembolsados para custear as saídas de Lopetegui (que levou mais de 2,5 milhões), Peseiro e Helton (que alias essa semana divulgou não ter recebido nem metade do valor indenizatório divulgado pelo Porto, o que fez a SAD portista rapidamente vir a publico explicar que 1,25 milhões de euros lançados na rescisão de Helton se devem ao fato dos direitos federativos do jogador terem sido dados como garantia de empréstimo feito junto ao Banco Millenium ate 2017, e que pela saída antecipada do atleta teve que ser ressarcido). Alem disso, outro fator que contribuiu para o déficit foi a elevação de gasto com administradores da SAD graças a inclusão de mais um diretor remunerado (aumento de 4 para 5 administradores), o que elevou a folha de 1,3 milhões anuais para 1,5 milhões sendo que o maior gasto anual é com Pinto da Costa que recebe 520 mil euros. A tudo isso ainda se soma o valor recebido na temporada pela Energy Soccer (cujo sócio majoritário é o filho de Pinto da Costa, Alexandre Pinto da Costa) de 465 mil euros pela intermediação de vendas e renovação de contratos de jogadores.

Eliminatórias do mundial da Rússia
Portugal aniquila empolgação das Ilhas Feroe com goleada

Jogando nessa segunda o seu 3o jogo das eliminatórias do Mundial da Rússia, Portugal foi ate as Ilhas Faroe jogar num gramado sintético contra uma equipe ate então vice-líder do grupo com 4 pontos, 1 vitoria e 1 empate. E desta feita os comandados de Fernando Santos não brincaram em campo, e embora tenham atuado em ritmo de treino, não desperdiçaram as oportunidades criadas, fazendo 6×0, num verdadeiro “vira 3 e acaba 6”. Andre Silva foi o destaque da noite fazendo os 3 primeiros gols de Portugal. No segundo tempo Cristiano fez o 4o aos 20 minutos, João Moutinho o 5o no primeiro minuto de acréscimos e João Cancelo, fechando a goleada, fez o 6o aos 93 minutos.

Nos outros dois jogos do grupo a Seleção de Andorra recebeu a Suíça e perdeu por 2×1; enquanto a Letônia recebeu a Hungria e perdeu por 2×0.

A liderança do grupo continua com a Suíça que tem 9 pontos, com 3 vitorias em 3 jogos. Na sequencia agora aparece Portugal em 2o com 6 pontos, 2 vitorias e 1 derrota em 3 jogos, seguido por Hungria e Ilhas Faroe com 4 pontos, Letônia com 3 e Andorra sem ponto algum.

A próxima rodada desse grupo acontece a 13 de novembro com os seguintes confrontos: Hungria x Andorra, Suíça x Ilhas Faroe e Portugal x Letônia.

Taça De Portugal

Famalicão e Sporting jogaram no Estádio Municipal de Famalicão, nessa quinta, e com um time misto os leões de Alvalade fizeram o suficiente para vencer por 1×0 (gol de Markovic aos 10 minutos) e garantir vaga para a 4a fase da disputa.

Já o jogo entre 1o de Dezembro e Benfica que aconteceu nessa sexta no Estádio do Estoril por conta do Estádio do 1o de Dezembro não apresentar condições (embora estranhamente o Benfica tenha divulgado nessa sexta que doou toda a bilheteria do confronto para o 1o de Dezembro), foi surpreendentemente parelho, com a etapa inicial equilibrada e o 1o gol só surgindo aos 5 minutos do 2o tempo, através de Danilo para o Benfica, que esteve apenas 12 minutos em vantagem, pois aos 17, de pênalti, Martim Águas, filho do lendário jogador encarnado Rui Águas, empatou a partida, que inclusive poderia ter ido para a prorrogação não fosse o exagero da arbitragem em dar 7 injustificados minutos de acréscimo dentro dos quais Luisão, de cabeça, virou para o Benfica garantindo vaga para a próxima fase da disputa.

E por sua vez o jogo entre Gafanha e Porto, que ocorreu nesse sábado no Estádio Municipal de Aveiro por conta da falta de condições no Estádio do time de Ilhavo, terminou com vitória fácil do time misto portista por 3×0, com gols de Otavio aos 30 do 1º tempo, Corona e Depoitre aos 25 e aos 45 da etapa final.

Superliga Portuguesa De Futebol

Devido aos jogos da Seleção Portuguesa pelas eliminatórias do Mundial da Russa (datas FIFA), a 8ª jornada da Superliga Portuguesa só volta no próximo dia 21 deste mês.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas Notícias

Boavista

Devido à sequencia de maus resultados, Boavista e o técnico Erwin Sanchez rescindiram amigavelmente o contrato que os ligava nessa segunda-feira. Na terça Miguel Leal foi apresentado como novo treinador ate o final da temporada e com mais uma opcional.

Benfica

Uma agencia europeia de marketing esportivo criou um ranking de clubes europeus com melhor desempenho na divulgação e venda no mercado digital de seus produtos, levando em consideração estratégia de preços, portfólio, promoção e distribuição; e nesse ranking o Benfica aparece na 3a colocação, atrás apenas da Inter de Milão e do PSG.

Sporting

Especula-se que, para evitar assedio do Porto ou de outras equipes europeias, Bruno de Carvalho aumentou em maio ultimo os salários e prêmios de Jorge Jesus, que ate então auferia 5 milhões de euros brutos por ano. Os valores não oficiais que o treinador agora recebe estariam acima dos 7 milhões de euros, com multa rescisória na casa dos 14 a 15 milhões de euros, e contrato valido ate 2019.

Federação Portuguesa de Futebol

Em conferencia de imprensa a Federação Portuguesa de Futebol divulgou nessa sexta que a temporada 2015/2015 foi a melhor de todos os tempos não só no aspecto de conquista e projeção da Seleção Portuguesa, como também de receitas e lucros, com um aporte recorde de 64,3 milhões de euros e lucro liquido de 3 milhões, os quais deverão ser aplicados em programas de modernização administrativa da entidade (1,4 milhões); apoio a competições e clubes não profissionais (1 milhão); reforço nas atividades das seleções de base (500 mil euros) dentre outros investimentos.

Portugueses no exterior

O piloto português Álvaro Parente, da McLaren GT, sagrou-se no ultimo domingo em Laguna Seca (Califórnia) campeão americano de GT no Pirelli World Challenge 2016, vencendo a corrida ao ultrapassar na ultima volta o norte-americano da Porsche, Patrick Long, principal concorrente ao titulo.

Com o gol marcado na nova goleada de Portugal, desta feita contra as Ilhas Faroe, Cristiano Ronaldo transformou-se no maior artilheiro da seleção nas fases eliminatórias de Mundiais com 20 gols.

Especula-se na Europa que o Real Madrid esta preparando um mega contrato para Cristiano Ronaldo, com termino apenas em 2021, e valores astronômicos que ficariam na casa de 3,8 milhões de euros brutos por mês ou 1,9 milhões de euros mensais líquidos (mais de 6,7 milhões de reais livres de impostos por mês); o que corresponderia a 46 milhões de euros brutos por temporada ou 23 milhões de euros anuais livre de impostos.

Em sua trajetória de premiações, Cristiano Ronaldo foi eleito essa semana o melhor jogador da ultima Liga dos Campeões, premio auferido em conjunto pelos jornais “Marca” da Espanha, e “Gazzetta dello Sport” da Itália.

E por falar em premiação, a FIFA anunciou que a oficialização do melhor jogador do mundo (agora em votação feita apenas por um colegiado de jornalistas, e não mais contando com os votos dos capitães e técnicos das seleções filiadas a entidade) acontecera no dia 9 de janeiro de 2017.

Depois de passagens pelo Sporting, Newcastle, Valencia, Braga e outros, alem da seleção portuguesa por quem disputou os mundiais de 2002 e 2006, alem da Eurocopa de 2012, Hugo Viana anunciou essa semana o encerramento da sua carreira, apesar de ter ainda apenas 33 anos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: